terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Aberto Chamado Público de projetos audiovisuais Canal Futura / PRODAV2

Estão abertas entre 17 de fevereiro e 30 de março as inscrições para o CHAMADO PÚBLICO DE PROJETOS PRODAV2 2017. Serão selecionados projetos de obras audiovisuais brasileiras independentes, pela Fundação Roberto Marinho, mantenedora e programadora do Canal Futura, para criação de faixa de programação com base na temática da sustentabilidade socioambiental.
Os projetos apresentados deverão ser obras documentais seriadas, com 13 ou 26 episódios, nas durações de 13 ou 26 minutos de produção. O valor total de investimento para este edital (que será definido após análise das propostas e encaminhamento junto ao Fundo Setorial do Audiovisual – FSA) pode chegar a R$1.500.000,00.


>>> LEIA E BAIXE O EDITAL AQUI

Saiba mais sobre o Futura
Partir do saber popular para chegar ao saber do doutor. A frase que remete a uma das mais estudadas linhas de pesquisa entre educadores – a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire – sintetiza parte importante da essência de um projeto social de comunicação como o Futura, que completa 20 anos em 2017.
Tecido a múltiplas mãos, o Futura nasceu em 1997, fruto da parceria de um grupo de instituições ligadas pelo compromisso com o investimento social privado e da articulação com diferentes setores da sociedade. No contexto daquela virada do milênio, o universo da Educação presenciou chegadas e partidas. Naquele mesmo 1997 nascia Malala Yousafzai, menina que se tornaria ativista paquistanesa na luta pelo direito à Educação. Também foi quando Paulo Freire se despediu da vida para deixar legado na história e nas escolas.
E o que isso tem a ver com o Futura? Tudo. As práticas dialógicas do Futura sempre adotaram como metodologia a relação direta com professores, estudantes, produtores independentes, movimentos sociais, além de instituições ligadas ao terceiro setor e campo público. De acordo com a última pesquisa do Instituto Datafolha com educadores brasileiros (2015), sete em cada dez educadores no Brasil tem o hábito de assistir ao Canal Futura, sendo que 25% dos professores e 31% dos diretores e coordenadores pedagógicos declaram utilizar esse conteúdo em suas atividades profissionais.
A produção audiovisual com o Futura não se esgota nas telas. O compromisso com o uso do conteúdo produzido e a sua aplicação em diferentes formas de trabalho para além da tela, integram uma cadeia produtiva baseada na coparticipação. Está no DNA do projeto. Por duas décadas o Futura acompanhou o surgimento de movimentos importantes na busca pela melhoria da qualidade da Educação, envolvendo-se com a agenda pública brasileira e suas causas. Agora se vê diante de novos desafios. Desafios de um tempo de convergência de meios, de inquietude, intolerância, de combate à corrupção, ao racismo, pelo direito à igualdade de gênero, pela qualificação do trabalho da imprensa. A emancipação do ser-humano começa, sim, pelo acesso ao conhecimento, sobretudo de seus direitos civis. Entre documentários, entrevistas, reportagens e webséries, contamos com o olhar de muitos agentes sociais do todos as regiões do país.
Nesta relação fina entre teoria e prática estão iniciativas que norteiam muitas das ações de equipes do Futura. Um conselho com mais de 7 mil educadores cadastrados e ativos no Facebook se transformou em um fórum capaz de produzir, constantemente, comentários e críticas sobre a agenda da sala de aula e políticas de Educação. Esta participação representa um jogo de ganha-ganha, pois todos se sentem protagonistas da produção de conteúdo, além, é claro, da percepção coletiva de qualificação da abordagem sobre temas propostos.
Outras redes se formaram ao longo do tempo. Hoje, são mais de 70 universidades parceiras e mais de 1500 projetos sociais que utilizam conteúdos audiovisuais produzidos com o Futura para debates e ações presenciais locais. Nossos editais para coprodução de audiovisuais já representam uma prática bem-sucedida com estudantes universitários e produtores independentes que, junto conosco, experimentam os primeiros passos em um mercado competitivo e que, sim, precisa de estímulo e qualificação. Nossa gestão está baseada numa relação não hierárquica, mas dialógica e colaborativa. Um grande laboratório de ideias com empoderamento das duas pontas.
O Futura é um canal de televisão educativo que se propõe a apoiar a transformação social e, para isso, precisa também se transformar para fazer, cada vez mais, uma televisão comprometida com a ampliação da representação na mídia de pessoas e grupos que formam a sociedade brasileira. E para tanto precisa estar em constante diálogo com o público que intenta atingir, se relacionando com grupos organizados socialmente que representam setores diversos da sociedade brasileira.
Tão importante quanto exibir um conteúdo é mostrar ao público como ele foi feito. Todos são protagonistas. Como diria o professor da Escola de Comunicação da USP e jornalista Eugênio Bucci, o Futura é: “faça você mesmo a sua própria história”. Este discurso polifônico permite pluralidade de vozes. Estamos sempre aprendendo e assim seguimos, com breves contribuições de um canal feito de gente, de processos e encontros.
Por isso, as portas estão e sempre estarão abertas a quem desejar contribuir com um saudável debate a respeito do mundo em que vivemos. Seja pelo audiovisual, pelas rotinas da sala de aula ou ainda pela legítima vontade de transformar uma realidade ao seu redor.
Faça parte desta rede e procure um meio de contato com o Futura. Para cada novo parceiro, um modelo de produção. Você escolhe. Conselho de Educadores no Facebook, oficinas de audiovisuais para jovens com o Geração Futura, editais para produção de Curtas Universitários ou ainda o pitching anual para documentários. Quem sabe você dá um pitaco até em nossos programas de entrevista, como o Conexão Futura. Enfim, fique atento e faça sua inscrição pelo site ou pelos perfis do Futura nas redes sociais.
Ah, e não deixe de acompanhar nossa programação pelo futuraplay.org. É online, gratuito e não precisa de cadastro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário