quarta-feira, 30 de julho de 2014

Agosto Cultural - Um mês de cultura em Angra - Tradição & Resistência Confira a programação:

Programação acontecerá de 1 a 30 de agosto em diversos locais da cidade

A Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), realizará durante todo o mês de agosto o projeto 'Agosto Cultural - Tradição e Resistência'. O evento contará com rodas de conversa, shows, capoeira, jongo e oficinas, durante o mês em que se comemora o Dia Folclore, o Dia do Patrimônio; o Dia do Artista, o Dia do Estudante e o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

- Aproveitamos todas as datas comemorativas do mês de agosto para fazer uma grande festa do folclore. Teremos atividades em todos os espaços culturais da cidade, no Centro de Estudos Ambientais, Escolas da rede municipal e na Aldeia Guarani - disse Délcio Bernardo, presidente da Cultuar.

Toda a programação do Agosto Cultural é completamente gratuita. A abertura da programação acontecerá na sexta-feira, 1º, no Centro de Estudos Ambientais, com o Fórum Permanente de Relações Étnico-Raciais, e termina no último final de semana do mês, com a programação da Semana Cultural Maestro Galloway, do Ateneu Angrense de Letras e Artes. A programação é diversificada e foi montada por um grupo curador.

- Ainda no mês de junho começamos a discutir essa programação. Foi uma verdadeira força-tarefa com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, os conselhos de Cultura e Juventude, a ABCAR, a UMUCAR, o quilombo do Bracuí, os Guaranis, o grupo Ylá-Dudu, o Grupo Senzala de Capoeira, a OCA e ACRAB. O fator de termos tantas datas importantes no mês possibilitou uma programação tão diversificada - afirmou Marcelo Ramos, coordenador do Agosto Cultural e curador da exposição que ilustra o mês do evento.

A programação acontecerá no CEA, onde acontecerão as palestras; no Museu de Artes Sacra, onde acontecerão as rodas de conversa; na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, com oficinas, exposições e apresentações; no Convento São Bernadino, com exposições; Casa Larangeiras, onde acontecerão cine, debate e seminários; no Centro Cultural Theophilo Massad, com a mostra Etnodoc, e ainda as atividades que acontecerão na Aldeia Guarani, nas escolas do entorno da Aldeia, no corredor cultural no Centro Histórico de Angra e na Praça da Matriz, onde o 'Cinema na Praça" apresentará o filme 'Narradores de Javé'.

EDITAL DE AMPLIAÇÃO DA REDE DE PONTOS DE CULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Edital: Chamamento e seleção de entidades para a ampliação da "Rede de pontos de cultura do programa Cultura Viva no Estado do Rio de Janeiro"

Valor: R$ 6.120.000,00 (seis milhões cento e vinte mil reais)

Descrição: tem por objeto apoiar, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Cultura Viva - Pontos de Cultura no valor de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) a 34 (trinta e quatro) propostas de instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, com atuação comprovada em atividades relacionadas ao objeto proposto. Para esta seleção serão priorizados projetos de instituições com atuação em municípios que não possuem Pontos de Cultura, ou que possuem poucos. As propostas encaminhadas serão avaliadas de acordo com os seguintes grupos de prioridade:

Grupos PrioritáriosMetas de implementação
Grupo 1: Cidades que não possuem Pontos de Cultura17
Grupo 2: Cidades que possuem de 1 a 3 Pontos10
Grupo 3: Cidades que possuem de 4 a 12 Pontos5
Grupo 4: Cidades que possuem acima de 12 Pontos2
TOTAL34 novos pontos


Antes de iniciar a sua inscrição, leia atentamente o EDITAL, finalizada a inscrição acompanhe o CRONOGRAMAdas etapas previstas

A inscrição é gratuita e aberta apenas a pessoas jurídicas, sediadas no Estado do Rio de Janeiro, através do preenchimento dos formulários de inscrição disponíveis no sítio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.


INSTRUÇÕES

Antes de iniciar sua inscrição no Sistema online dessa Chamada Pública, conheça o modelo de Cadastro do Projeto.


Recomendamos que todas as informações necessárias à inscrição do projeto sejam previamente organizadas em um documento de texto (ex.: Libre Office, Note, Word) e depois copiadas nos campos do formulário on-line. Desta forma, a inscrição de seu projeto será feita de modo mais ágil e facilitado.

Antes de iniciar a inscrição, faça download dos modelos dos documentos obrigatórios à inscrição e preencha-os conforme orientação constante em cada um. Fique atento às instruções que estão no texto da Chamada Pública.

Inscrição do projeto em 10 passos:

  • 01 - Tenha em mãos os dados do proponente e do projeto;
  • 02 - Faça download dos arquivos Anexos Obrigatórios e preencha tudo antes de começar a inscrição online;
  • 03 - Clique no botão "Inscreva-se";
  • 04 - Preencha o cadastro de proponente de acordo com o Modelo de Cadastro de Proponente e, ao fim, clique em "Continuar";
  • 05 - Preencha o cadastro do projeto;
  • 06 - Anexe os Documentos Obrigatórios e a Documentação Complementar, se for o caso;
  • 07 - Durante o preenchimento dos cadastros, utilize o botão "Salvar e Continuar Depois" para garantir o salvamento das informações lançadas;
  • 08 - Clique em "Concluir" para enviar a inscrição do projeto somente após a conclusão dos cadastros, pois não serão aceitas modificações posteriores;
  • 09 - Imprima o comprovante de inscrição e os cadastros do proponente e do projeto.


ANEXOS OBRIGATÓRIOS PARA A INSCRIÇÃO:



FORMULÁRIOS COMPLEMENTARES



Para inscrição clique no botão abaixo:

inscreva-se




OFICINA DO GRUPO GIGANTES PELA PRÓPRIA NATUREZA PERNA DE PAU