quinta-feira, 13 de maio de 2010

Espetaculo Advento da Pele

o Debate “A Abolição e os Mártires”

Sexta-feira, dia 14 de maio de 2010, das às 21:00h, será realizado no Auditório da Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Debate “A Abolição e os Mártires”. Em 14 de maio de 1835, quatro africanos sofreram a pena capital por terem participado do levante de 15 de janeiro do mesmo ano, que ficou conhecido como a Revolta dos Malês. Na programação, está previsto que cada debatedor abordará um tema específico: Pastor João Carlos Araújo: Os mártires invisíveis e os que a mídia e a história visualisam Alufá Abdullahi Sanin Aleiso: Família e etnicidade Yá Torody D'Ogum: Religiosidade Márcio Almeida: Guerreiros seguidores de Alah na Bahia Dr. Jesus do Nascimento: A Lei Área e a Abolição A organização do evento é de responsabilidade da Irmandade dos Creoulos Africanos Muçulmanos Malês – ICAMMALÊS, organização religiosa que tem como finalidade principal resgatar os valores inerentes dos africanos muçulmanos malês, bem como a necessidade de agregar valores as seus descendentes e congregar seus associados para a defesa dos interesses da organização, e de promover paralelamente atividades de caráter social, cultural e desportivo. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro fica na Praça Marechal Floriano, s/nº, Cinelândia. O credenciamento começará às 17:30h. Equipe de Organização: · Abdullahi Sanin Aleiso (Responsável pelo Evento) · Elisabete Mendes (Coordenadora Geral) · Dejaneth Idalice (2ª Coordenadora e Mestre de Cerimônia) · Helio Ventura (Secretário e Relator) · Maria Luiza (Recepcionista)

5º Circuito MiX de Esquetes

Festival de Teatro de textos curtos mais badalados do Estado do Rio de Janeiro, este ano com presença de Zezé Mota e Sergio Brito. Dias: 14,15,16, 21,22 e 23 de Maio. Sexta e sábados as 20 h e domingo as 19 h. No Espaço Cultural Silvio Monteiro As inscrições para as oficinas gratuitas ainda estão abertas (Leitura Dramatizada, Pintura Corporal, Malabares, Percussão, Canto e Expressão Corporal) Mais informações: 3768-9250

A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu abriu inscrições para novas turmas do Curso de DJ

Que acontecerá em seu Pólo de Áudio

(Escola Livre de Música Eletrônica)

Inicio do Curso: previsão para última semana de maio.

Horário: Sábado (tarde)

O processo seletivo será no dia 22 de maio na

R. Geni Saraiva 1110 – Cerâmica – Ponto Chic.

As inscrições estão abertas, para garantir sua vaga entre em contato conosco . Só participará do processo seletivo quem estiver com o nome e contatos inscritos e aqueles que já haviam deixado nome na lista de espera.

A confirmação da inscrição é Obrigatória,

do contrário, não será considerada válida.

Para se inscrever basta ligar para 2658-9955 ou escolademusicaeletronica@gmail.com

Garanta logo a sua vaga, como sempre é de GRAÇA!!!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Buteco no Mar.

Show em Solidariedade aos desabrigados pela chuva no estado do Rio. - Participação do Grupo Passarela 10 e RoloTrio

Programação do evento na Estação Leopoldina (Francisco Bicalho, próx. Rodoviária Novo Rio): Teatro na Laje (11h); Nossa Raiz (samba & pagode, 12h); MC's & Hip-hop (13h às 15h); Rolo Trio (15h); Banda Passarela 10 (16h); Zeze Motta (17h); Watusi (18h); Da Gama (19h); Atores cantores (20h); Banda Raposa (21h). Ingresso: 1 kg de alimento não perecível ou agasalhos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reabertura da 1ª. Edição da Exposição Mulher Negra Mulher.

Mais de 100 Mulheres NEGRAS Fotografadas e com seus Depoimentos.
13 de Maio – 18:30h I Jornada Brasileirafro – UNISUAM Atividades durante todo o dia, onde teremos: Roda de Capoeira Trançadeiras Palestra Bate-papo Degustação de comida de origem africanaReabertura da 1ª Edição da Exposição “Mulher NEGRA Mulher”Endereço: Av. Paris, nº 72 – Bonsucesso – Rio de Janeiro – RJ I JORNADA BRASILEIRAFRO UNISUAM PROGRAMAÇÃO: 9h30m às 10 h – Abertura - Auditório ArapuãnProf. Arapuan Netto; Prof. Carlos Alberto Figueiredo, Prof.ª Claudia Freitas Costa; Prof.ª Adriana Ronco. 10h às 11h30m - Mesa Redonda - Religiões de Matriz Afro-descendente - Auditório ArapuanCoordenação: Prof. Nelson Lima - UNISUAMComponente: Prof. Marcelo Alonso - CPIIProf. Ivanir Santos - CEAP. 11h30m às 12h15m - Aulão de Capoeira – Pátio - Mestre Calumá - UNISUAM 12h15m às 13h -Intervalo 13h às 18h - Salão Coisa D´Negro - Rastafari, Trancinhas, etc. - (Preço Social: R$10,00) - Pátio 14h30m às 17h - Cine- Debate: O Besouro – Auditório ArapuanCoordenador: Prof. Nelson Lima UNISUAMDebatedor: Prof. Jorge Felipe (Mestre Calumá) - UNISUAM 18h às 18h30m - Apresentação de Capoeira – Pátio - Prof. Jorge Felipe (Mestre Caluma) - UNISUAM 18h30m às 19h - Apresentação de Jongo - Grupo de Dança Akoni - Auditório ArapuanProfessora Responsável: Thais Jordão - UNISUAM 19h às 20h - Mesa Redonda: Matriz Afro-descendente e Sociedade Brasileira – Cultura, Danças e Alimentação – Auditório ArapuanCoordenação da Mesa: Prof. Carlos Alberto Figueiredo - UNISUAMProf. Jorge Felipe (Alimentação) UNISUAMProf. Thais Jordão (dança) UNISUAMProf. Luiz Antonio da Costa Chaves (cultura) –UNISUAM 20h - Exposição “Mulher Negra Mulher” - CCultCurador e Cenógrafo: Flavio RochaFotografias: Ernane Pinho Produção: KERATUAR ProduçõesRealização: SESC Rio de Janeiro, UNISUAM e Keratuar. Horário da Exposição de 10h ás 20:30h, de segunda à sexta – durante o período de 13 maio à 07 junhoEnd: av. Paris, 72 - Bonsucesso 20h 30m Degustação de Comidas Típicas – CcultAlunos de GastronomiaProf. Gisele Reis - UNISUAMProf. Alejandra Cáceres -UNISUAM Equipe Mulher NEGRA MulherFlávio RochaErnane Pinho Ricardo Nascimento e tantos outros imbuídos nesta nossa causa. Aproveitem e deixem seus depoimentos para postarmos em nosso blog: http://mulhernegramulher.blogspot.com/ Esta 1ª Edição é reapresentada pelo SESC Rio de Janeiro e Keratuar, com apoio da UNISUAM

domingo, 9 de maio de 2010

FESTA de JONGO no QUILOMBO SÃO JOSÉ - VALENÇA - RJ Quem tiver interesse em participar da festa nos dias 12/05 a 13/05 sairá uma van do Centro do Rio de Janeiro as 06h da manhã no sábado (12/05) com destino a festa, no domingo (13/05) sairemos no máximo as 07h da manhã por causa do dia das mães. Podem entrar em contato comigo 97434340 ou com Mestre Chicote 77300404.


Festa de Jongo em Homenagem aos Pretos Velhos Dia 12 de maio, sábado, a partir das 10h da manhã

Entrada franca.

O Quilombo São José é uma comunidade de 200 negros da mesma família que preservam o jongo, dança de roda considerada uma das origens do samba, trazida de Angola para a região Sudeste do Brasil-Colônia pelos escravizados.
Essa família permanece há 150 anos na mesma terra mantendo ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzeduras, a agricultura familiar entre outras.
Até 3 anos atrás a comunidade não possuía luz elétrica vivendo em semi-isolamento. A floresta, as casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro à brasa e o fogão de lenha ainda fazem parte do cotidiano.



Quem tiver interesse em participar da festa nos dias 12/05 a 13/05 sairá uma van do Centro do Rio de Janeiro as 06h da manhã no sábado (12/05) com destino a festa, no domingo (13/05) sairemos no máximo as 07h da manhã por causa do dia das mães. Podem entrar em contato comigo 97434340 ou com Mestre Chicote 77300404.

Esta é a programação da festa:

10H-MISSA AFRO AO AR LIVRE; 
12H30-FEIJOADA EM BENEFICIO DA COMUNIDADE (PAGA À PARTE); 
15H-APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA ANGOLA,MACULELÊ,SAMBA DE RODA ENTRE OUTROS;
16H30-JONGO DE PINHEIRAL.
17H-JONGO DO QUILOMBO SÃO JOSÉ;
17H30-CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS GRUPOS;
19H-BENÇÃO DA FOGUEIRA PELA MATRIARCA DA COMUNIDADE MÃE TEREZINHA;
19H30-HOMENAGEM AOS PRETOS VELHOS E, INICIO DA RODA DE JONGO À BEIRA DA FOGUEIRA -, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PRESENTES; DAS 21H ÀS 7H DA MANHÃ : INICIO DO BAILE DE CALANGO, INTERCALADO COM RODA DE JONGO NA FOGUEIRA ATÉ O SOL RAIAR..(DURANTE TODA NOITE BARRAQUINHAS VENDERÃO COMIDAS TIPICAS E ARTESANATOS DO LOCAL E SERÃO ASSADAS BATATAS NA FOGUEIRA).


Pra chegar de carro O Quilombo fica há duas horas e meia de carro do centro do Rio.
1º OPÇÃO 

Pegar a RJ-SP ( Dutra ) subir a Serra das Araras ( para quem sai do Rio ) entrar a direita para VOLTA REDONDA. Cruzar a cidade de Volta Redonda em direção ao bairro VOLDAC. Nesse bairro pegar a estrada nova de asfalto ( RJ 153 ) em direção à cidade de AMPARO - SANTA ISABEL do RIO PRETO . Ao chegar em SANTA ISABEL cruzar a cidadezinha em direção a Serra da Beleza (estrada de barro) que vai para Conservatória. Você está há 15 minutos do Quilombo São José Pegar a serra em direção a Conservatória e em dentro de 10 minutos verá uma placa QUILOMBO SÃO JÓSÉ . É só pegar a direita mais 10 minutos de estrada de terra e você chegou !

2º OPÇÃO: 

Pegar a estrada Rio-SP entrar na saída para Piraí - Barra do Piraí e atravessar Barra do Piraí em direção a Valença. Após o trevo seguir em direção a cidade de Conservatória ( entrar a esquerda para Conservatória e não à direita para Valença, ). Atravessar a cidade de Conservatória (Cidade das Serestas) e subir a Serra da Beleza (estrada de barro). Após a 4º ponte, no 18º Km da estrada de barro virar a esquerda na entrada da Fazenda São José ( seguir mais 6 km ) por essa estrada de barro secundária

Hospedagem:
Existe uma área para CAMPING dentro do Quilombo bem ao lado da festa. É bom levar barraca para quem quiser descansar um pouco. Existem também pousadas próximas nas cidades vizinhas de Conservatória e Santa Isabel.
Reservas e informações ligar para: tels. 21 93203772 (falar com Robson) ou pelo email bson.bson@hotmail.com

Realização: Associação de Moradores do Quilombo São José