No dia 24 de julho, às 19 horas, o Centro de Teatro do Oprimido realiza, com entrada franca, o lançamento do volume n° 6 da Metaxis – A Revista do Teatro do Oprimido, cuja edição especial com 136 páginas ricamente ilustradas homenageia o teatrólogo Augusto Boal e apresenta um panorama das atividades da instituição Brasil a dentro, mundo a fora. Na ocasião haverá mostra artística com apresentação da cena teatral Maria – ritual das parideiras, do Grupo de Teatro do Oprimido de Guiné-Bissau, que está no Brasil a convite do FESTILIP. A entrada é franca (grátis). Destacam-se nesta da Metaxis, artigos do indiano Sanjoy Ganguly (do Jana Sanskriti); da francesa Muriel Naessens sobre questões da luta feminista; de Julian Boal sobre o conceito de opressão no Teatro do Oprimido; do alemão Till Baumann sobre a luta contra a propagação do neonazismo; do moçambicano Alvim Cossa sobre como o Teatro do Oprimido tem influenciado na mudança de pensamento do povo africano em relação a luta contra a AIDS; do angolano Anibal Samaragi; dos guinenses Serando Baldé e José Carlos Pote sobre a importância do teatro na tomada de consciência para a situação do seu país; do sudanês Justin Billy com um relato sobre o desenvolvimento do Teatro do Oprimido no Sudâo; da argentina Carolina Echeverria; dos holandeses Luc Opdebeeck e Ronald Matthijssen sobre a experiência do Teatro do Oprimido no sistema educacional na Holanda. A revista conta também com muitas participações brasileiras como do diretor teatral Amir Haddad; dos cineastas Walter Salles e Zelito Viana, este conta a respeito do documentário sobre Boal, que esta concluindo; uma entrevista “família” com Cecília Boal; do jornalista Marcelo Salles que escreveu um panorama da Conferência Internacional do Teatro do Oprimido que ocorreu na Lapa, Rio de Janeiro, em julho de 2009; e muito mais; da diretora teatral Alessandra Vannucci sobre o Laboratório Madalena, uma experiência que investiga as opressões contra a mulher. Local: Centro de Teatro do Oprimido - CTOEndereço: Av Mem de Sá, 31 LapaDia 24 de julho às 19hClassificação LivreEntrada Franca – GRÁTIS
Democratização do acesso a bens culturais é o principal desafio hoje no Brasil. As novas tecnologias de informação e comunicação potencializaram o compartilhamento de conteúdos culturais. Tais práticas, sem envolver transações monetárias, trazem novas possibilidades de efetivação dos direitos à educação, à cultura, à informação e à comunicação.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Resposta.
Estão me perguntando no FeceBook no Twitter e no meu Blog se sou petista, por estar apoiando a campanha da Dilma, digo que não! Não tenho partido, não sou a favor de partido, sou a favor do melhor para mim, pois sou brasileiro, que venha Dilma ou Marina, o que não podemos e deixar é que o Serra ganhe! Vamos lembrar que na pior faze do Brasil ele estava ao lado do FHC, e estava com ele quando o FHC vendeu todo o Brasil, a Vale que de lembrança foi a mais descarada de todas, e também não podemos esquecer daquela armação de afundar a P34 e vieram com a desculpas de que terão que vender a Petrobras, pos ela não tinhas condições de ser bem administrada, hoje a Petrobras estar onde estar.
E as construções das plataformas fora do Brasil? E tantas outras que em 200 laudas não caberiam.
Essas pessoas não amam o Brasil, amam os seus bolsos, propaga o lema farinha pouca meu pirão primeiro,
Vamos dizer não ao SERRA e automaticamente ao FHC, esses dois são farinhas do mesmo grão.
É isso,
Leandro Oliveira
terça-feira, 20 de julho de 2010
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Espaço Cultural Bagagem Apresenta: “ALEGRIA DE PALHAÇO” Com CIA. EXPRESSÃO DE ARENA
ALEGRIA DE PALHAÇO traz diálogos com piadas satirizadas e educativas sobre a natureza e o desrespeito humano à natureza. Fereco, Funiculi e Fequinha, três palhaços meios engraçados, brincam com a cara do apresentador para irritá-lo e fingem não saberem de nada sobre as coisas. Contudo, eles acabam falando do meio ambiente e da natureza como alerta para o futuro através da arte circense e teatral.
FICHA TÉCNICA
Direção: Ravel Mesquita
Elenco: Jacke Martins, Marcos Dumont, Ravel Mesquita e Rodrigo Cantuário.
Texto: Coletivo
Data: 24 de julho de 2010
Horas: 18hs
Entrada Franca
Classificação indicativa livre
Espaço Cultural Bagagem
Teatro do Bolso
Quadra 40 loja 16 setor central-Gama
Informações: 3556 6605
Ciabagagem.blogspot.com
domingo, 18 de julho de 2010
Lançamento mundial da Revista Metaxis n° 6 será no DF
No dia 22 de julho, às 19 horas, o Centro de Teatro do Oprimido realiza na Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (DF), com entrada franca, o lançamento mundial do volume n° 6 da Metaxis – A Revista do Teatro do Oprimido, cuja edição especial com 136 páginas ricamente ilustradas homenageia o teatrólogo Augusto Boal e apresenta um panorama das atividades da instituição Brasil a dentro, mundo a fora. Na ocasião haverá mostra artística com apresentação de duas cenas teatrais. Desejo proibido, pelo Grupo Explosão da cidade Caldas Novas, Goiás, e Maria – ritual das parideiras, pelo Grupo de Teatro do Oprimido de Guiné-Bissau, que está no Brasil a convite do FESTILIP. A entrada é franca (grátis) e haverá um coquetel para todos os presentes.
Destacam-se nesta da Metaxis, artigos do indiano Sanjoy Ganguly (do Jana Sanskriti); da francesa Muriel Naessens sobre questões da luta feminista; de Julian Boal sobre o conceito de opressão no Teatro do Oprimido; do alemão Till Baumann sobre a luta contra a propagação do neonazismo; do moçambicano Alvim Cossa sobre como o Teatro do Oprimido tem influenciado na mudança de pensamento do povo africano em relação a luta contra a AIDS; do angolano Anibal Samaragi; dos guinenses Serando Baldé e José Carlos Pote sobre a importância do teatro na tomada de consciência para a situação do seu país; do sudanês Justin Billy com um relato sobre o desenvolvimento do Teatro do Oprimido no Sudâo; da argentina Carolina Echeverria; dos holandeses Luc Opdebeeck e Ronald Matthijssen sobre a experiência do Teatro do Oprimido no sistema educacional na Holanda. A revista conta também com muitas participações brasileiras como do diretor teatral Amir Haddad; dos cineastas Walter Salles e Zelito Viana, este conta a respeito do documentário sobre Boal, que esta concluindo; uma entrevista “família” com Cecília Boal; do jornalista Marcelo Salles que escreveu um panorama da Conferência Internacional do Teatro do Oprimido que ocorreu na Lapa, Rio de Janeiro, em julho de 2009; e muito mais.
Local: Ministério da Cultura – Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
Endereço: Edifício Disbrave, CRS 502 Sul, lotes 8 a 12, bloco B, térreo – Brasília/DF
Dia 19 de julho às 19h
Classificação Livre
Entrada Franca – GRÁTIS
Assinar:
Postagens (Atom)