quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Teatro Sesc Senac Pelourinho recebe no dia 20 de abril o avento Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto – Encontros e Práticas no Pelourinho

Acontece no dia 20 de abril, no Teatro SESC SENAC Pelourinho, em Salvador, o evento Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas no Pelourinho, quando multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal se reúnem para discutir seus saberes e práticas. Na ocasião serão apresentadas duas peças teatrais com atuação dos grupos da Bahia, ao final de cada apresentação alguns dos espectadores presentes serão convidados a subir no palco e, trocando de lugar com o protagonista, mostrar alternativas aos problemas encenados. Nas peças os atores encenam episódios da vida real de pessoas e suas relações de conflito com a sociedade.

“O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida”, diz Olivar Bendelak, curinga do Centro de Teatro do Oprimido.

A programação da Mostra conta ainda com: o lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do autor; uma exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais, palestras e exibição de um curta metragem; e a Sessão Solene Simbólica de Teatro Legislativo a partir da cena “Mulher, alvo de violência”.

“Na sessão de Teatro Legislativo, a platéia, além de fazer as intervenções substituindo o personagem oprimido, pode também sugerir propostas de Lei ou de ações concretas que tragam alternativas ao problema. Com o apoio de um assessor legislativo e um especialista no tema, serão selecionadas duas propostas para serem debatidas e votadas. As aprovadas serão encaminhadas ao Poder Legislativo ou às autoridades competentes. Através do Teatro Legislativo foram criadas 13 Leis Municipais na cidade do Rio de Janeiro, duas Leis Estaduais nesse estado e tramitam no Congresso Nacional dois Projetos de Lei”, afirma Olivar.

Estas atividades integram o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de novos multiplicadores do método em dezoito estados brasileiros e quatro países da África lusófona: Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal e Angola.

O Projeto patrocinado pelo Ministério da Cultura, por intermédio do Programa Cultura Viva, é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido que no evento em questão trabalha com apoio do SESC Pelourinho.

PROGRAMAÇÃO – 20 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA

18:30h – Abertura com palavra de Olivar Bendelak, curinga do Centro de Teatro do Oprimido (CTO), seguido de exibição de curta metragem sobre as atividades do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto no Brasil e na África lusófona.

– Abertura da exposição e lançamento do livro A Estética do Oprimido, com palestra de Cláudio Rocha, arte educador e curinga do CTO, a respeito da aplicação desta técnica no Projeto.

19:00h – Apresentação da peça “SOS Hospital” com a Companhia de Teatro Solidário de Brotas, seguido de Teatro-Fórum. Sinopse: A peça discute o mau atendimento nos hospitais particulares conveniados com o SUS. Sobre o Grupo: Formado por jovens do bairro de Engenho Velho de Brotas, Salvador.

20:00h – Apresentação da peça “Mulher, alvo de violência” com o Grupo Juventude Guerrilheira Contra a Opressão, jovens do Assentamento Aliança, em Boa Vista do Tupim, seguido de Teatro Legislativo. Sinopse: A peça discute a violência doméstica. Sobre o Grupo: Formado por jovens do Assentamento Aliança, do MST, de Boa Vista do Tupim, município do Centro Norte Baiano.

O CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO

Surgido em 1986, o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a Estética do Oprimido. A filosofia e as ações desta instituição visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania. O CTO implementa projetos que estimulam a participação ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade, e visam à transformação da realidade a partir do diálogo e através de meios estéticos. Dessa forma o CTO desenvolve projetos na área da educação, saúde mental, sistema prisional, pontos de cultura, movimentos sociais, comunidades, entre outros. Por conta de sua natureza humanística e do potencial do Teatro do Oprimido, está atuante em todo o Brasil e em países como Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.

SERVIÇO

Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas no Pelourinho

Local: Teatro SESC SENAC Pelourinho Largo do Pelourinho n° 19 – tel. (71) 3324-4520

Capacidade de público: 220 lugares

Dia 20 de abril

Horário: 18 às 22 horas

Classificação indicativa: LIVRE

Ingressos GRÁTIS

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Ney Motta | Centro de Teatro do Oprimido assessor de comunicação (21) 2539-2873 e 8718-1965

www.cto.org.br

Como informado anteriormente a Oficina Nobre Arte do Palhaço, ministrada por Márcio Libar, este mês está apenas com 10 vagas...

O tempo está passando e as vagas se acabando.. Corra pra garantir a sua.. SERVIÇO: A Nobre Arte do Palhaço, ministrada por Márcio Libar. Uma oficina de autoconhecimento através da filosofia do palhaço.
Data: 24 de abril - sábado. Horário: 09hs às 22hs - com intervalo para almoço no próprio local. Local: Rua Barata Ribeiro 193, Apt 401 - Copacabana - RJ Custo: R$ 450,00 + R$ 15,00 almoço (opcional) Forma de pagamento: 50% (R$225,00) para garantia de vaga, e 50% + almoço (R$ 240,00) no dia da oficina. Entre em contato conosco para confirmação de depósito e garantia de vaga nos tels: 21 83303535 ou pelo email joana.circo@gmail.com Aguardo vcs!! Att Joana Henning Momento a Momento Direção de Produção 55 21 83303535 55 21 35949659

Pré-lançamento de livro de Didha Pereira em Encontro da Artepe

No sábado - 27 de março, Dia Mundial do Teatro - ocorreu o Encontro do Conselho de Grupos da Artepe (Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco) no município de Camaragibe, Região Metropolitana de Recife.
Na ocasião ocorreu o pré-lançamento do livro Educação Informal Para o Teatro - Ecos da Ação de Entidades da Sociedade Civil de Pernambuco, de Didha Pereira, onde levanta os métodos e processos vividos na ação pedagógica informal por artistas e técnicos de teatro, durante quatro décadas, no nosso estado. Foto abaixo.

Na foto (da esquerda para direita): João Carlos Lins, Danny, Feliciano Félix, Taveira Júnior, Izaltino Caetano, Clébio Marques e Lúcio Fábio ladeando Didha Pereira, autor do livro. (Crédito: Marcelo Nascimento)

O LANÇAMENTO será no próximo dia 15 de abril, quinta-feira, às 19 horas, na Livraria Cultura (Bairro do Recife).
Contatos com o autor: Didha Pereira
Telefones: (81) 99788437 - 32286534 E-mail: didha.pereira@gmail.com

Turnê Nordeste segue para Aracajú, Maceió e Recife com "Nada, Nenhum e Ninguém"

Turnê Nordeste segue para Aracajú, Maceió e Recife com "Nada, Nenhum e Ninguém..." Já estamos na estrada para mais uma jornada de apresentações. O Nada, o Nenhum e o Ninguém... segue para as capitais dos estados de SERGIPE, ALAGOAS E PERNAMBUCO. O Espetáculo Duas culturas aparentemente distintas se fundem no palco: O Ibérico e o Popular se encontram, dando origem a uma Trupe Mambembe de quatro atores bufos cômicos, que a “quatrocentos” anos perambulam pelas estradas com o desejo de montar o espetáculo “A Vida é Sonho”. Baobá, o dono da trupe comanda seus atores/Bufões: Tebás, Zuriel e Filó na tentativa frustrada de ver seu espetáculo em cena. Inquietações, frustrações, medos, sonhos, inseguranças e as consumações das personagens estão no cerne dos conflitos. Lançando-se no fabuloso mundo do “Ser ou não ser Ricardo Pinto - Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa-PB - O espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém” me tocou profundamente tanto pela beleza cênica como pela abordagem temática. A linguagem a mesclar a commédia dell’arte ao movimento Armorial alia-se a contemporaneidade de um texto que nos faz sentir e pensar, e pensar, função primordial do teatro. Porém não nos sentimos presos ao intelectualismo de um jogo hermético ou por vezes inacessível, nos vemos crianças a alimentar a alma às custas de bananas. Vale ressaltar o belo trabalho de um grupo de atores afinados á minuciosa direção e a um plano de luz que realça o brilho de um espetáculo que relata a trajetória da vida de mambembes que somos cada um de nós, quer sejamos nada, nenhum ou simplesmente ninguém. ARACAJÚ (SE) 14/04/10 – 09h00 / Oficina: “Corpo Poético do Ator” – Complexo Cultural Lourival Batista / Aracajú (SE) 14/04/10 – 17h00 / Nada, Nenhum e Ninguém... – Mirante da 13 de Julho / Aracajú (SE) MACEIÓ (AL) 16/04/10 – 09h00 / Oficina: “Corpo Poético do Ator” – Teatro Linda Mascarenhas / Maceió (AL) 16/04/10 – 16h30 / Nada, Nenhum e Ninguém... – Ponto Central (Centro) / Maceió (AL) RECIFE (PE) 18/04/10 – 09h00 / Oficina: “Corpo Poético do Ator” - Espaço Cultural Inácia Rapouso em Boa Vista / Recife (PE) 18/04/10 – 17h00 / Nada, Nenhum e Ninguém... - Praça Miguel de Cervantes na Ilha do Leite / Recife (PE) -- TURNÊ NORDESTE 2010 (Paraíba-Pernanbuco-Ceará-Rio Grande do Norte-Pernambuco-Alagoas-
Sergipe) Início 13 de Março Contato: (83) 8730-8183 / 9977-5838 (Produção) MSN: arlequinfestas@hotmail.com Visite Nosso Blog: www.trupearlequin.blogspot.com Visite Nosso Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=14687168312273991374

INFORME FIANDEIROS - Escola de Teatro prorroga as inscrições

Prorrogada as incrições da Escola de Teatro Fiandeiros. Agora você terá até o dia 17 de Abril para realizar sua inscrição. A Escola de Teatro Fiandeiros, em parceria com o SATED-PE, oferecerá 07 disciplinas fundamentais (História do Teatro, Interpretação I e II, Análise de Texto Dramático, Expressão Vocal, Liguagem Corporal e Montagem), exclusivas para os alunos aprovados em seleção, além de sete disciplinas complementares (Figurino e Maquiagem, Cenografia, Iluminação, Sonoplastia, Técnicas Circences, Produção Cultural e Técnicas de Formas Animadas), para alunos selecionados optantes e para o público em geral. Professores especialistas e mestres, com larga experiência na área; Ao cursar o total das displinas da Escola, o aluno terá ainda a possibilidade de obter o registro profissional do ator (DRT). As inscrições poderão ser feitas de 12 a 17 de Abril (segunda a sábado), na sede da Fiandeiros. Para informações sobre os horários para inscrições, valores e professores já confirmados, acesse: ou entre em contato conosco através do telefone: http://companhiafiandeiros.blogspot.com/ (81) 3077 0369, ou do email: teatrodefiandeiros@hotmail.com . Não perca essa oportunidade! A Companhia Fiandeiros comemora a aprovação no FUNCULTURA do Projeto: Paralelas do Tempo - A Teatralidade do "não ser", uma pesquisa em Teatro com foco nos moradores de rua do Recife e que será o mote para o novo trabalho da Companhia. Em breve a divulgação das ações contidas nas etapas da pesquisa. O Espaço Fiandeiros (Rua da Matriz, nº 46, 1º andar - Próximo à Praça Maciel Pinheiro) encontra-se em funcionamento normal em 2010 para a realização de eventos, ensaios e parcerias com todas as atividades artísticas. Mais Informações: 99795922/ 30770369.

terça-feira, 13 de abril de 2010

SELEÇÃO DE ATORES PARA FILME

A REC Produtores está selecionando atores e atrizes para o filme "Era uma vez Verônica", de autoria de Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus, 2005). Para participar da seleção basta enviar um breve currículo e duas fotos em formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi. Também receberemos DVD com trechos de atuação em filmes, peças de teatro e qualquer outra apresentação de sua preferência onde possamos ver um pouco do seu trabalho. Esse material pode ser encaminhado para o email elencoveronica@recprodutores.com.br aos cuidados de Dandara Pagu ou para o endereço abaixo, até o dia 16 de abril de 2010. Agradecemos por sua participação,
REC Produtores Associados Rua João Ivo da Silva, 249 - Madalena - Recife - PE CEP 50720-100 www.recprodutores.com.br

domingo, 11 de abril de 2010

BUTECO NO MAR
Sendo eu um Paulistano nascido e criado na Barra Funda, mas apaixonado pela cidade maravilhosa principalmente por Vila Isabel terra de Martinho e Noel um bairro da boêmia dos bares com sua cerveja gelada, seus petiscos maravilhosos. Pensando nisso a TVC TUR pensou em inovar. E porque não juntar o útil ao agradável? E como seria isso? Que tal aproveitar um passeio de 05 horas pela Baía de Guanabara apreciando as belezas incomparáveis das cidades do Rio e de Niterói, curtindo uma autêntica roda de samba com o grupo Radiante em um verdadeiro clima de botequim com comidas típicas e aquela cerveja estupidamente gelada, para quem não bebe refrigerante ou água. Nosso roteiro: Saída da Marina da Glória, passando pelas Praias do Flamengo, Botafogo, Urca, Fortaleza de São João, Fortaleza de Santa Cruz, Forte da Laje, Praia Adão e Eva, Museu de artes contemporâneas de Niterói projetado por Niemeyer, Ponte Rio Niterói, Ilha Fiscal. EMBARQUE NESSA, SERÁ UM PRAZER TER VOCÊ A BORDO DE NOSSO BOTEQUIM MARÍTIMO. Serviço: Valor: R$80,00 dividido em 2 vezes - Vagas Limitadas. informação: (21) 7876-6233 ID 10*59199 ou 8221-9356 E-mail - tvctur@hotmail.com

B.Boys e B.Girls podem disputar campeonato nacional de dança de rua

Estão abertas inscrições para o campeonato nacional de dança de rua Brasil Breaking Dance (Bradan) até 14 de junho. As primeiras fases da disputa acontecem em diversos estados do país que classificam uma dupla para a grande final nacional, prevista para acontecer em Cuiabá, MT. Até a melhor dupla ser eleita, o público assiste a um espetáculo de dança de rua brasileira com influências da cultura popular de cada estado. A primeira eliminatória está marcada para 7 de agosto e a final para 30 de outubro. Os B.Boys e B.Girls devem ser maiores de 16 anos e apresentar um video de pelo menos 1 minuto e uma foto na inscrição. Os menores precisam enviar para a produção o termo de Autorização e Responsabilidade do menor, além de cópia autenticada do documento de identidade do responsável legal. Mais informações: www.bradan.com.br

Cordel do Amor sem Fim

Agora no Teatro Barreto Junior, sextas de Abril ( 09,16,23 e 30) ás 20h, espetáculo Cordel do Amor sem Fim. Com direção, cenografia e produção de Samuel Santos e texto da escritora Cláudia Barral. Também integra a produção o grupo O Poste: Soluções Luminosas, que até então desenvolveu soluções para a iluminação de diversos espetáculos na cidade. O figurino é de Agrinez Melo, letras de Carlos Barral músicas de Josias Albuquerque, direção de arte de Fernando Kehler. No elenco: Agrinez Melo, Monalize Mendonça, Naná Sodré e Thomas Aquino e o músico Bruno Rodrigues . Ingressos a R$ 15,00 e meia entrada R$7,00 ( estudantes, professores, e artistas em geral)

Idoso acima de 65 anos não paga!

Cordel do Amor sem Fim se passa na cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do Rio São Francisco, que de certa maneira é um dos personagens da trama. Na cidade vivem três irmãs – a velha Madalena, a misteriosa Carminha e a jovem e sonhadora Tereza –, por quem José é apaixonado. Drummondianamente, Carminha ama José, que ama Tereza que ama Antônio, um viajante por quem ela se apaixona no porto da cidade, no dia em que um almoço marcaria o pedido de casamento feito por José.

É a partir deste ponto que fica evidente como Carminha renova suas esperanças por José; e que Madalena, a mais velha, procura como pode evitar que Tereza viva de uma vã promessa, à espera no porto pela volta de Antônio.

Toda a trama então se desenrola em função desse tempo de espera e de esperanças. Tereza é tocada por um desejo sem medida, que a faz viver todos os dias em função dele. A certa altura, ela afirma: “o tempo é coisa que não tem medida”, o mesmo se diz do amor. A principal concepção que permeia o espetáculo é pensar o tempo, ou Cronos, o mais jovem dos Titãs da mitologia grega, como gerador e regedor das situações, daquilo que os personagens vivem em cena.