sábado, 4 de março de 2017

Prêmio Select de Arte e Educação

Com o objetivo de valorizar e incentivar escolas, instituições de arte, espaços de ensino, projetos artísticos e iniciativas inovadoras que favoreçam os diálogos entre a arte e a educação, a Acrobática Editora recebe inscrições para o Prêmio Select de Arte e Educação. Serão selecionadas iniciativas em duas categorias, Artista e Formador. A categoria Artista irá contemplar autores de obras cuja proposta ou foco de pesquisa envolvam estratégias de formação e mediação, visando promover o pensamento crítico. Já a categoria Formador irá contemplar professores, agenciadores, mediadores ou instituições responsáveis por projetos comprometidos com uma pedagogia para as artes e o empreendimento de modelos inovadores de educação artística.

O Instituto MRV lança O EDITAL EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Em 2017 iremos apoiar quatro projetos sociais que geram resultados em suas comunidades e proporcionam o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.

A educação é o principal alicerce para o desenvolvimento de um país, responsável pela formação e transformação de pessoas, trazendo grandes resultados positivos para a sociedade. Acreditamos que ao apoiar a educação, cuidamos dos realizadores do nosso futuro. Por isso, à procura de projetos transformadores, o Instituto MRV lança o EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Em 2017 iremos apoiar quatro projetos sociais que geram resultados em suas comunidades e proporcionam o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.

Estão abertas, até o dia 8 de março de 2017, as inscrições para o Prêmio Equatorial 2017. As chamadas englobam premiações para projetos comunitários e indígenas que atuem em áreas rurais e que tragam soluções baseadas na natureza.

Os principais temas atendidos pelo edital são: proteção, recuperação e gestão sustentável da natureza, segurança alimentar, segurança de abastecimento de água, empregos e subsistência sustentáveis e redução do risco de catástrofes. O valor que será destinado a cada grupo de vencedores será de USD 10 mil (cerca de R$ 30.600,00). Além do prêmio em dinheiro, os ganhadores serão convidados a participarem da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA).

PROJETO DIA DE FEIRA 2017 - Edital de seleção de atrações musicais. - 08/03/2017 20:00

A Altiplano apresenta o segundo edital de seleção de artistas e grupos de música instrumental para a programação oficial do projeto Dia de Feira. O edital ficará aberto para inscrições de 09 de fevereiro a 08 de março de 2017. A data prevista para divulgação dos resultados é dia 13 de março de 2017.

Está aberto o edital Obras em Construção –

Ongoing Artwork Projects, para um programa de residência artística e de acompanhamento à realização de projetos,  organizado pela Casa das Caldeiras.
O Programa, valoriza o processo artístico privilegiando trabalhos que tenham como tema a dialética entre arte e patrimônio. 

Mostra Internacional Audiovisual “Curta o gênero” 2017 - Até o dia 31 de Março.

A iniciativa faz parte do projeto “Curta o Gênero” e a temática deste ano será “Desafios Atuais dos Feminismos Latino-americanos – política, estratégias e articulações possíveis”.
Profissionais da indústria audiovisual, estudiosos e fotógrafos interessados em temas como violência contra a mulher, diversidade sexual, raça e etnia, classe, exploração sexual, direitos humanos, dentre outras, estão convocados a enviar seus trabalhos.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Fundo Intersex para os Direitos Humanos.

A Astraea Lesbian Foundation for Justice tem o orgulho de anunciar um novo convite à apresentação de propostas para o nosso terceiro ciclo do nosso Fundo Intersex para os Direitos Humanos, lançado em 2015 para honrar a resiliência, a criatividade e o crescimento do activismo intersexo e garantir os direitos humanos das pessoas intersexuais. Reconhecemos que a prática arraigada de organizar o mundo no binário sexual e binário de gênero tem conseqüências alarmantes e violadoras de direitos para os corpos intersexuais.Pessoas com variações intersexuais enfrentam invisibilidade, estigma, discriminação e violência.

Mostra de Teatro Transcendental recebe inscrições O evento chega a sua 15ª edição divulgando arte e cultura de paz, além de promover ações de solidariedade.

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental está com inscrições abertas até 30 de abril para seleção de espetáculos. O evento acontecerá em Fortaleza, e em outras cidades cearenses, em agosto deste ano. Poderão participar espetáculos adultos, infantis e infanto-juvenis em seus mais variados gêneros e formatos. Grupos de teatro de todo país podem se inscrever. O resultado da seleção dos grupos/espetáculos será anunciado até dia 30 de maio de 2017.

SESC FOMENTA CULTURA’ OFERECE OPORTUNIDADES PARA ARTISTAS Instituição pretende incentivar atividades culturais expandindo e fortalecendo processos internos de curadoria.

Mais uma oportunidade para artistas que desejam ampliar a percepção e o conhecimento do trabalho que desenvolvem. Pelo segundo ano consecutivo, o Sesc em Minas receberá inscrições e dará continuidade a um processo interno de curadoria para a execução de projetos culturais no decorrer de 2017. Isso ocorre por meio do Sesc Fomenta Cultura, iniciativa criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação em diversas áreas da cultura. Esse chamado público da instituição não se trata de um edital, mas de um canal de acesso aos processos de curadoria do Sesc.

Inicialmente, o projeto contemplou profissionais voltados para as linguagens de música, contação de histórias e artes visuais. Neste ano, a iniciativa cresceu e vai abranger outras modalidades, como artes-cênicas, literatura e biblioteca. Ou seja, mais chances para os artistas mostrarem seu trabalho por meio do Sesc.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

XI Edital Ceará de Incentivo às Artes - Inscrições até 2 de março/2017, via online

Estão abertas as inscrições para o XI Edital Ceará de Incentivo às Artes. Com formato renovado, inscrição online e ampliação de recursos para um total de R$ 5,6 milhões, o edital lançado pelo Governo do Estado do Ceará promete apoio direto a projetos e ações nos segmentos culturais de Artes Cênicas; Artes Visuais; Música; Dança; Fotografia; Humor; Literatura, Livro e Leitura.