segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carta aberta à Marta Porto

Querida Marta Porto
Estamos nós dois, novamente, em profunda divergência.
Não é de hoje que temos estabelecidos bons debates. Infelizmente já não temos mais tantas oportunidades de debatermos ao vivo, pessoalmente. Seus compromissos de Secretária da SCC, muito provavelmente, tornarão esses debates presenciais ainda mais raros.
Por isso tenho que me valer desse frio instrumento, que nos esconde as expressões faciais, as rugas forçadas que nos fazem depreender quando um “menos”, no discurso, significa “mais”. Ou, quando “não” significa “sim”, quando “caro” significa “barato”, quando “certo” significa “errado”.
Ou então aquele sorrisinho de canto de boca, que fala mais do que muitas palavras.
Além disso, e-mail não reproduz, também, a entonação vocal ou o volume da voz. Detalhes que mudam todo o sentido de uma conversa conversada em relação a uma “conversa” escrita.
De certo, a sua erudição e leituras poderiam desmentir essas premissas com a citação de memoráveis correspondências entre honoráveis missivistas de destaque nos campos das ciências e das artes.
Acontece que, não só, não tenho esta qualidade diferenciada como sou um homem de poucas letras.
Mas encaro com muita naturalidade essa minha limitação, de uma pessoa medíocre (pessoa mediana) e assumo o risco de uma incompreensão aqui ou ali nesta mensagem, certo de que o carinho e respeito, que sinto recíproco em nossa relação, darão conta de eventuais ruídos nesta mensagem.
Para começar, devo lembrar que lá atrás, tão logo foi divulgado o anúncio do seu nome para a SCC escrevi um e-mail para a Lista dos Pontos de Cultura, sob o título: “Nem melhor, nem pior: o MINC será diferente”, onde mencionava suas indiscutíveis qualidades, que me seduzem, e comentava que você era “a pessoa certa, no lugar errado”.
Para justificar a minha opinião citava a sua famosa frase: “o social está matando a Cultura brasileira”.
Foi o bastante para receber uma enxurrada de e-mails de companheiros(ras) ponteiros(ras) me censurando por descontextualizar a frase de um pensamento maior. Foram de 15 a 20 e-mails em sua defesa. Uns indignados. Outros até um tanto agressivos.
Confesso que fiquei surpreso com a reação, porque a citação não era nenhuma acusação, mas, apenas, uma constatação de que, tal como tinha sido concebido o Programa Cultura Viva, pessoalmente e isento de qualquer rancor, nutria uma incontornável convicção de que você não daria seqüência à indispensável expansão do Programa.
Você há de se lembrar quantas vezes já discutimos pessoalmente por conta desta sua frase, do social X Cultura, a meu juízo, extremamente infeliz.
Aliás, no mesmo texto, enfatizei todas as suas qualidades de intelectual e de pensadora brilhante, além de, ousado, comentar sobre a sua atraente figura feminina.
Enfim, “coisas” da Internet. Do texto frio na tela luminosa. Da necessidade de síntese para garantir que o leitor não delete a mensagem antes do seu ponto final. Que, por fim, motivaram uma interpretação do texto que não correspondia exatamente ao meu pensamento e ao que pretendia quando o escrevi.
Apesar das limitações desta mídia, sem outra opção, tenho insistido em dialogar com você, na defesa do Cultura Viva, através de outras mensagens, cada vez menos contestadas por aqueles que discordaram da primeira.
Sei que, certamente, minha amiga Cleise vai deixar seus múltiplos afazeres para mandar um tijolaço contestando minhas opiniões; a Morgana vai me repreender, também; o intrépido Buda – Piolim – soltando fogo pelas ventas, vai me cobrar comentários ferozes contra o PSDB; a Marly vai invocar Deus e sugerir orações para aplacar minha atormentada alma; e mesmo o Robson, que se mostrou estupefato com as suas declarações na Série 7º Enecult, pode se lembrar de uma lambança maior em Campinas ou no Governo Alkimin. Fora disso, acredito em mais um ou dois e-mails discordante, confirmando a queda gradual na curva da série histórica, dos 15 ou 20 e-mails, em sua defesa incondicional pela Ponteirada, na minha primeira mensagem, para a atual média de 5 ou 6, em apoio às suas últimas atitudes em relação ao Programa Cultura Viva.
Mas, indo direto ao ponto que me motiva postar este e-mail e comprovando, definitivamente, definitiva e infelizmente, que a minha opinião sobre você ser “a pessoa certa no lugar errado” era e é correta, explicitando a distância entre a capacidade de formular políticas públicas e a capacidade de executar políticas públicas, quero abordar – estarrecido – seu erro primário para quem se pretende Executiva num regime de 3 Poderes, diante das suas declarações durante a Série 7º Enecult:
Seu dossiê com denúncias sobre a herança maldita deixada pelo MINC da gestão do Presidente Lula tem que ser entregue ao Ministério Público e não ao Congresso (para “ciência e reflexão”).
Num Regime de 3 Poderes, cabe ao Legislativo cobrar os documentos e explicações sobre suspeitas de irregularidades no Executivo. E não ao contrário, como você sugere.
Veja os esforços que o Governo acaba de fazer para evitar a CPI do Ministério dos Transporte.
Ou será, que o Ministério com menos recursos, na Esplanada dos Ministérios, maior contingenciamento no orçamento e, de menor importância para todos os Governantes, até na questão das CPIs é tão desimportante assim, a ponto de sua própria Secretária ter o interesse de provocar uma CPI do Ministério da Cultura.
Não. Não me parece que isso seja razoável.
E mais: não levar ao Ministério Público esta denúncia de favorecimento, perpetrada pela gestão do MINC do Governo Lula, favorecendo a “... 25 entidades que praticamente concentram todos os recursos de prêmios e editais do Programa...” pode até caracterizar prevaricação, tipificado nas leis brasileiras.
O que mais me chama a atenção neste episódio é que em discurso de campanha, a Presidenta Dilma, sendo ex-Ministra da Casa Civil, com os poderes que este cargo confere ao seu ocupante, tenha dito que o Programa Cultura Viva era um dos maiores legados do Governo Lula, sem demonstrar qualquer desconfiança sobre a lisura da sua respectiva gestão.
Discurso, este, recorrentemente repetido por autoridades de todos os escalões deste Governo, inclusive da Ministra Ana de Holanda e seus Secretários.
Aí fica a pergunta que não quer calar: poderíamos, pois, atribuir ao tamanho do sucesso deste Programa o fato do mesmo concentrar praticamente todos os recursos de prêmios e editais do Programa em 25 entidades?
Outra questão intrigante, Marta. Na mesma ocasião, você comenta sobre o “... mar de Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil..” que, ainda nas suas palavras, “se, em 2004, o Programa contava com um grupo de 72 Pontos de Cultura; hoje, soma mais de 3 mil Pontos, entre Pontos de Cultura, Pontos de Leitura e Pontões”.
Fica, aqui, mais uma pergunta, dividida em duas partes: 1501 (que é, no mínimo, a maior parte de 3000) “Pontos e demais Prêmios” dividido por 25 entidades daria, em número redondo, 60 prêmios para cada entidade, Não lhe parece uma total sandice tal cálculo, que atribui que “25 entidades praticamente concentrem todos os recursos de prêmios e editais do Programa? Ou seja, não te parece sem sentido imaginar um único Ponto de Cultura escrevendo 60 propostas para editais, só para o MINC, cuidando de 60 prestações de contas? com 60 contas bancárias abertas no Banco do Brasil, sem levantar nenhuma suspeita? 25 entidades com 60 projetos, cada, patrocinados pelo MINC? A segunda parte da pergunta é: quanto tempo e recursos financeiros foram investidos para que a SCC construísse este “mapa” esdrúxulo?
E olha que fui absurdamente generoso ao atribuir a sua expressão “maioria”, a maioria absoluta, que é igual a metade mais 1. Se tivesse usado do bom senso na interpretação da expressão “maioria”, embutida no seu discurso, esses números seriam bem mais dramáticos, contra as suas insinuações.     
A propósito, os números e estatísticas que vem sendo apresentados pela SCC, para ser gentil, são, no mínimo, cada vez mais estapafúrdios e distantes da realidade. Além de tudo que já lemos e ouvimos, produzidos pela SCC, este relato da sua participação na Série 7º Enecult, endereçado às nossas Listas de Ponteiros(ras), lido com um pouquinho de atenção, materializa as gritantes incongruências aritméticas, percentuais e etc, que demonstram claramente a falta de intimidade da SCC e seus gestores, com o trato dos números.
Minha cara Marta, salvo o fato de que mais uma vez tenha havido um ataque gratuito e mal intencionado contra você e o seu trabalho à frente da SCC, no texto relativo a sua participação na Série 7º Enecult (você já se disse vítima da falta de ética dos seus interlocutores em outras 3 oportunidades) ou que você estivesse numa fase hormonal comprometida (sou heterossexual, casado com a mesma mulher há 35 anos e tenho duas filhas, sei bem do que estou falando sobre hormônios e ovulações), vamos ter que debater muito para que você consiga defender algumas outras questões deste seu “infeliz” pronunciamento – a meu juízo, obviamente.
Permita-me destacar dois trechos deste pronunciamento, em relação aos Editais do Programa Cultura Viva (o texto, na íntegra, tal qual foi divulgado, segue abaixo, ao final desta mensagem):
“... recebem altos montantes do Estado...”
“Vemos Pontos de Cultura trabalhando com o planejamento de 3 anos e R$180 mil. Temos pontos do interior da Amazônia brasileira que não conseguem gerar uma contrapartida desse valor. Em outro viés, o montante de R$ 1, 3 milhão, repassado a Estados como Roraima, equivale a um terço(?!) da verba de edital do Ministério...”.
Esta sua declaração aconteceu 2 dias após os jornais noticiarem que a FUNARTE (do mesmo Ministério que você representa) havia contratado – sem edital ou licitação – por mais de R$ 1.300.000,00, cinco atrações artísticas consagradas da indústria cultural, brasileira e internacional, para festejar a reinauguração do Teatro Dulcina.
Mesmo sabendo que os números não tem sido o ponto alto da sua gestão gostaria de te convidar a fazer um exercício bem simples, do ponto de vista matemático, ainda que complicadíssimo do ponto de vista das políticas públicas:
R$ 1.300.000,00 (valor pago a vista pela FUNARTE para promover(?!) atrações), divididos por R$ 180.000,00 (valor repassados em parcelas ao longo de 3 anos aos pontos de Cultura) dá, em número redondo, 7.
Ou seja, o que a FUNARTE está gastando de uma só vez, sem Edital nem licitação, para “dar espetáculos”, que somados não chegam a um total de 30 dias de trabalho dos agraciados,  corresponde ao esforço de 7 entidades, concorrendo com uma infinidade de outros inscritos no Edital, para ganharem, ao longo de 3 anos, o mesmo valor por um total de tempo trabalhado, que, somados, chegam a um total de 7.665 dias (365 dias no anox3 anosx7 entidades).
As perguntas neste caso são óbvias: as apresentações desses espetáculos geram mais contrapartida do que os Pontos de Cultura do interior do Amazonas, como você cobrou? Se é um despropósito, como você pontua, gastar no Estado de Roraima o equivalente “a um terço da verba de edital do Ministério” (outro dos números estapafúrdios), o que dizer da despesa da FUNARTE com essas contratações divulgadas? (aliás, Marta, estávamos juntos no Capanema no dia deste anúncio da FUNARTE, que você aplaudiu na ocasião). Estes R$ 1.300.000,00 gasto pela FUNARTE (do seu Ministério) para uns poucos “espetáculos comerciais” seria “alto montante”, como você considera os recursos para os editais do Cultura Viva?
Marta, eu até me arrisco a adivinhar o quanto você considera esse tipo de perguntas prosaico, boboca e sem conteúdo intelectual. Por isso eu insisto que vai longe a diferença entre as qualidades necessárias a uma pensadora e a os atributos indispensáveis a um executiva.
Perguntas que, admito, não têm a mesma elegância das suas, no mesmo depoimento, que de tão elegantes, você mesma as responde: “O que é o Cultura Viva, não sob o ponto de vista dos grandes conceitos de autonomia, empoderamento e participação, mas a partir da ideia de gestão pública? Como o projeto avança em termos de política pública? O mar de pontos espalhados pelo Brasil representa uma oportunidade de desenvolvimento de políticas mais amplas. Precisamos articular essa rede para que seja fomentadora do processo de macropolítica do MinC”.
Tirando a recorrente competição proposta nos seus discursos entre o conceito original do Programa e a sua “gestão”, seja lá o que você entenda por gestão, talvez pelas minhas limitações intelectuais, eu não consiga alcançar, de forma prática e concreta, onde aparecem as soluções para os problemas que nós (ponteiros(ras)) vimos enfrentando depois de meio ano da atual gestão, nesse “discurso sofisticado”.
O que ouço recorrentemente são perguntas e mais perguntas vindas da atual gestão da SCC. Só nesta sua participação na Série 7º Enecult, foram 6 pontos de interrogação.
Ou, então, quando não são perguntas, o que temos são “propostas” abstratas, por não apontar como atingi-las: “é preciso repensar os modelos de interlocução entre sociedade civil e Estado e legislar sobre as questões de política”, ou, ainda “o Programa ocupa um determinado lugar fundamental e só precisa ser aprofundando e consolidado, a partir da superação de alguns problemas que já tangenciamos”.
Francamente, Marta, agora quem pergunta sou eu: quantos “meios anos”, mais, teremos que esperar para que essas especulações teóricas sobre os conceitos do Programa se transformem em ações concretas em favor do Cultura Viva?
Mas, pelo amor de Deus, Marta Porto, não me venha cobrar “a paciência que tivemos durante anos com a gestão anterior”. Há uma grande diferença entre as duas gestões, que desqualifica este tipo de cobrança: se na gestão anterior tínhamos a certeza de que estávamos pagando um alto preço para a construção de um Programa, que é apontado por todos e todas como o maior legado do Governo Lula (ainda que por alguns e algumas apenas da boca para fora), na atual temos a sensação, cada vez mais presente, da intenção de desconstrução do Programa.
Por tudo isso, Marta, nosso debate está longe de acabar. E, basta rever, no Youtube, a gravação do seu primeiro compromisso oficial com a Ponteirada, aqui no RJ, no Capanema, que você vai poder reavivar sua memória e ver que tudo que eu tive a oportunidade de te falar pessoalmente, naquela oportunidade, em fevereiro, está se confirmando.
Portanto, recomendo que você considere minhas ponderações e não deixe de entregar seu dossiê, com as denúncias contra o MINC da gestão do Presidente Lula, ao Ministério Público, antes de cumprir sua ameaça de entregá-lo ao Congresso, para uma eventual CPI do MINC, para não correr o risco de ser condenada por prevaricação.
Outro conselho deste seu admirador é contratar algum assessor mais qualificado para lidar com números, porque, aparentemente o que chegou a esses números de “25 entidades que praticamente concentram todos os recursos de prêmios e editais do Programa” é, no mínino muito distraído.

Care Brasil seleciona especialista em redução de riscos e desastres

A Care Brasil contrata, para início imediato, especialista em RRD para o programa "Somando Forças com a Região Serrana - RJ". É preciso: estar baseado em Teresópolis, Friburgo ou Itaipava e ter disponibilidade de deslocações frequentes para municípios da região; carteira de habilitação e disponibilidade para passar uma ou duas noites por semana fora do local de trabalho; conhecimento sobre teoria de RRD (Redução de Riscos de Desastres) e principais articulações e políticas da área; experiência comprovada com gerência de projetos (elaboração de relatórios, orçamentos, planos, ferramentas de M&A etc.); prática em trabalhos comunitários (de campo); excelente comunicação interpessoal e escrita; habilidade de trabalhar de forma independente; iniciativa; e boa familiarização com editores de texto, planilhas eletrônicas, programas de apresentação etc. Interessados/as devem enviar currículo para dsorensen@br.care.org.

Instituto Unibanco abre inscrições para programa de bolsas

O Instituto Unibanco lançou edital para o Programa de Bolsas de Pesquisa 2011/2012, que tem o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos relativos à educação pública, à juventude e ao Ensino Médio no Brasil. As bolsas serão concedidas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de estudos relacionados com os temas de dois projetos do Instituto, "Entre Jovens" e "Jovem de Futuro". É preciso estar formalmente associado a uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como pesquisador, professor ou professor assistente e ter título de mestre ou doutor em alguma área que se relacione com um dos temas pesquisados. O pretendente deverá escolher dois alunos de graduação para os auxiliarem na realização da pesquisa.

Brasil: inscrições para apoio cultural da INFRAERO - até 15/08

Foi aberto nesta segunda-feira, 25 de julho, processo seletivo para a escolha de projetos que receberão apoio financeiro da Infraero em 2011. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de agosto. Serão contemplados para patrocínio projetos nas áreas de aviação civil, cultural, social e ambiental, que tenham seu início e fim entre 20/9 e 31/12/2011.
Nesta seleção, a Infraero apoiará projetos de até R$ 50 mil. O número de projetos selecionados será definido de acordo com o orçamento, a distribuição pelo território nacional e o período de realização.
As inscrições de projetos serão realizadas exclusivamente via correio, sendo vedada a contratação de patrocínio por intermédio de agências de propaganda e a participação de pessoas físicas na seleção. Para esclarecimento de dúvidas, o e-mail para contato é patrocínio@infraero.gov.br
A seguir o endereço para envio das inscrições: 


Infraero- Gerência de Relações Institucionais
Estrada do Aeroporto, Setor de Concessionárias, Lote 05
Edifício Sede – CEP 71608-900 – Brasília/DF
Contém: SOLICITAÇÃO DE PATROCÍNIO.

RS inscreve para atividades culturais no Fórum Social Mundial 2012

Tenho a grata satisfação de informar a tod@s que a Rede dos Pontos de Cultura do RS está compondo o GT-Cultura  do Comitê Organizador Local do FSM Temático Justiça Social e Ambiental, que será realizado de 24 à 29 de Janeiro de 2012 e que  está trabalhando na perspectiva de que todos os Movimentos Sociais possam participar do mesmo, de forma autogestionada como em todas as edições anteriores.
As atividades acontecerão nas cidades de Porto Alegre e Região metropolitana:Canoas,São Leopoldo,Novo Hamburgo, Gravataí e Alvorada
Para o bom andamento dos trabalhos, solicito aos Senhores Coordenador@s dos Pontos de Cultura interessad@s em participar deste evento mundial em preparação à Rio +20, que apresentem suas atividades, pois com certeza terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos para o mundo inteiro.
O Movimento dos Pontos de Cultura têm que mostrar sua força, brilhantismo profissional e troca de saberes num evento de dimensão internacional.
Favor enviar seus projetos o mais rápido possível, para que  possamos ter a dimensão da Mostra Artística no FSMT 2012.
Objetivo da Proposta:
 
Realizar mostras artístico-cultural, social e ambiental nas várias linguagens existentes na Rede dos Pontos de Cultura de todo país durante o Fórum Social Temático 2012.-Justiça Social e Ambiental, com o título “Desafios e Propostas para um outro Mundo possível pela interface  da CULTURA X JUSTIÇA SOCIAL E AMBIENTA
 
 Nome do Ponto:
·  Nome da atividade:
·  Duração da apresentação:
·  Responsável e contatos:
· Equipamentos Sonorização e iluminaçao (Rider Técnico):

Acampamento da Juventude opcional      Sim(  )     Não (  )

Informo ainda, que o Comitê Organizador do Fórum Social Mundial, não dispõe de recurso para custear gastos nem pagamento de cachê dos Inscritos.Cada projeto terá que procurar seu  patrocínio.
O Edital de Intercâmbio Cultural do MinC, está aberto.

Interessados em participar da Cobertura da Comunicação Compartilhada e Autogestionada, favor se manifestar para compor a equipe.

RJ: TV Brasil leva você ao samba da Gamboa

TV Brasil leva você ao samba

Próxima gravação: 8 de agosto

Envie uma frase sobre o programa Samba na Gamboa e concorra a dois convites - com direito a acompanhante - para assistir a uma gravação, ao vivo, com Diogo Nogueira e os bambas do samba.
A frase - com, no máximo, 200 caracteres - e os dados para contato (nome, e-mail e telefone) devem ser enviados para sap@tvbrasil.org.br com o assunto "TV Brasil Leva Você ao Samba". As duas frases mais criativas serão as vencedoras. Cada pessoa poderá concorrer com apenas uma, por semana.
A TV Brasil não se responsabiliza pelo transporte dos premiados até o local da gravação, situado no bairro da Gamboa, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Brasil: Edital de Seleção Pública de Projetos para Patrocínio pelo Sebrae

CHAMADA PÚBLICA DE PATROCÍNIO
Edital de Seleção Pública de Projetos para Patrocínio pelo Sebrae 

O Sebrae abre processo seletivo para definição de projetos a serem patrocinados em 2012, na modalidade de concessão de patrocínio por Seleção. 

Os interessados devem observar os termos da Chamada Pública de Patrocínio - 
Edital Nº. 01/2011, que estabelece o período de 1º a 30 de agosto de 2011 para a inscrição de projetos exclusivamente via portal  www.sebrae.com.br, com preenchimento e envio online do Formulário de Solicitação de Patrocínio. 

Podem participar desse processo pessoas jurídicas, com ou sem finalidade lucrativa, que estejam com regularidade documental e fiscal, sendo possível inscrever somente um projeto por CNPJ, nas seguintes categorias: 

- eventos: feiras, exposições, mostras de produtos, congressos, conferências, seminários, rodadas de negócios e premiações; 

- produções diversas: anuários econômicos setoriais, produções audiovisuais e pesquisas relevantes para as MPE. 

O projeto precisa ter sintonia com a missão do Sebrae, ou seja, deve contribuir para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. É fundamental, portanto, evidenciar os benefícios do projeto para esse segmento produtivo. 

O limite de cota por projeto é de R$ 250 mil, mas ao negociar as contrapartidas dos projetos selecionados o Sebrae poderá propor ajuste no valor da cota a ser patrocinada. O cronograma de desembolso do recurso será definido em contrato, sendo prioritariamente liberado após a realização do projeto. 

Outro fato que precisa ser observado com atenção pelos proponentes cujos projetos sejam aprovados é que as contrapartidas, oferecidas ao Sebrae e consolidadas durante a etapa de negociação, deverão ser comprovadas em sua totalidade para assegurar o repasse integral da cota contratada. 

Para melhor compreensão do papel do Sebrae, é recomendável que, antes de iniciar o cadastramento do projeto, o proponente leia com atenção a 
Política de Patrocínio e a Instrução Normativa 40/04, documentos que traçam as diretrizes para os patrocínios do Sebrae. 

Caso haja alguma dúvida ao acessar o sistema de cadastro de projetos de patrocínio, basta seguir as orientações do 
Manual de Instruções para preenchimento do formulário online. 

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Quero cadastrar projeto 
 
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Quero esclarecer dúvidas

RJ: várias oportunidades culturais. Urgente!!

Estamos com algumas seleções em aberto, interessados, por favor chequem nos links do blog de seleções da Moína Produções e encaminhem seu materiais com urgência.
 
São elas:
 
- Seleção de promotoras (Salário fixo) – RJ (PARA AGOSTO): http://moinaproducoes.com.br/selecoes/?p=82
 
- Seleção de grupos e artistas performáticos – RJ (PARA OUTUBRO E NOVEMBRO): http://moinaproducoes.com.br/selecoes/?p=79
 
- Seleção de promotores atléticos – RJ (PARA AGOSTO E SETEMBRO): http://moinaproducoes.com.br/selecoes/?p=62
 
- Seleção de Recepcionistas Bilingue (Português e Alemão) – RJ (PARA AGOSTO): http://moinaproducoes.com.br/selecoes/?p=118
 
- Seleção para ações em universidades – RJ (PARA AGOSTO): http://moinaproducoes.com.br/selecoes/?p=107
 
Aguardo o material de vocês!

Edital Programa Parceiras em Ação - até R$40mil

Em parceria com a Aliança Empreendedora, o Banco Santander lança o segundo edital para a seleção de organizações sociais sediadas em território nacional que executam projetos de apoio a microempreendimentos e grupos produtivos comunitários liderados e formados por mulheres de regiões de baixa renda.
São elegíveis a participar do Edital do Programa Parceiras em Ação organizações sociais sem fins lucrativos, brasileiras, devidamente formalizadas, que tenham como foco de atuação o apoio ao empreendedorismo comunitário e à geração de trabalho e renda. Os projetos selecionados receberão apoio financeiro e metodológico para a melhoria e ampliação de seu trabalho e impacto.
Serão selecionados até 5 projetos que receberão:
• Aporte financeiro de até R$ 40.000 (quarenta mil reais), que deverá ser utilizado em um período de 12 meses, para a execução do projeto;
• Treinamento da equipe envolvida no projeto para aplicar a metodologia da Aliança Empreendedora de apoio a empreendimentos.


O projeto deverá ser elaborado segundo o regulamento e Roteiro de Apresentação de Projeto 
disponíveis no site do Programa Parceiras em Ação até as 23h00min (horário de Brasília) do dia  20 de agosto de 2011. O projeto enviado deve ter no máximo 20 páginas

Seleção para curso de inglês para organizações sociais antiracismo - até 22/08

Uma iniciativa do Plano Brasil-Estados Unidos para Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER), selecionará 300 representantes de organizações sociais antirracismo de todo o Brasil para participar de um curso online de língua inglesa com duração de um ano.
A ação tem por objetivo estimular o aprendizado e a capacitação profissional por meio da língua inglesa e promover a equidade racial e de gênero nos dois países. As bolsas de estudo serão destinadas a candidatos que possuam comprovada atuação no combate ao racismo. A idade mínima para participar é de 16 anos e não é necessário possuir nenhum nível de conhecimento do idioma.
Só serão válidas as inscrições que estiverem acompanhadas de uma carta assinada pelo dirigente da organização, indicando o representante e suas atividades exercidas, e seguidas de justificativa sobre a necessidade do idioma para seu desenvolvimento. O documento deverá ser configurado no seguinte formato: 800 palavras em fonte arial 10 ou times new roman 12.
A ficha de inscrição está disponível no endereço www.japer.org. A inscrição deve ser enviada para o email japerbolsa@gmail.com, até o dia 22 de agosto de 2011.

Seleção nacional recebe, entre 4 e 21 de agosto, inscrições de músicos interessados em integrarem-se a rede com ações em todas as regiões do país

O Conexão Vivo lança a versão 2011/2012 de seu Edital Nacional De Seleção Artística. Até 21 de agosto, músicos de todo o país terão oportunidade de se inscrever no edital, que garante aos selecionados a sua participação na rede do programa, uma das maiores plataformas de incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva cultural no Brasil.

Serão selecionados 45 artistas, sendo 30 de música cantada e 15 de música instrumental. Os escolhidos pelo edital participarão de um circuito de shows e atividades formativas que inclui as cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Florianópolis, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz, São Paulo e Vitória, entre os meses de setembro de 2011 e setembro de 2012.

“Nosso intuito é fazer com que os investimentos da Vivo em cultura representem uma celebração da riqueza e da diversidade cultural brasileira, permitindo um maior intercâmbio entre artistas de diferentes localidades. Queremos criar redes que possibilitem aos diversos agentes culturais a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a evolução do mercado cultural brasileiro”, explica Marcos Barreto, gerente de Desenvolvimento Cultural da Vivo. O programa promove ainda a veiculação e distribuição gratuita dos conteúdos gerados dentro e fora do país por meio de dispositivos móveis, web, rádio, TV e demais mídias físicas convencionais.

Inscrições - As inscrições do Edital Nacional De Seleção Artística Conexão Vivo são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal www.conexaovivo.com.br. Qualquer músico pode se inscrever, individualmente ou como representante de grupo ou conjunto, desde que possua perfil no portal com, pelo menos, duas músicas completas, release/currículo e foto. O edital acontece via internet, por isso não há necessidade de envio de material físico. Além disso, não há restrições: os trabalhos podem ser autorais ou versões, assim como instrumentais ou cantadas em qualquer idioma.

Após o encerramento das inscrições, haverá uma pré-seleção realizada por um conjunto de profissionais da música, que entregará 250 nomes para a avaliação final. Estes serão selecionados por uma nova equipe de curadoria, além de serem submetidos a de votação popular.

A curadoria utilizará critérios como o respeito à diversidade cultural brasileira, a singularidade e a autenticidade das obras apresentadas, aspectos técnicos de execução (performance) e produção, conteúdo poético, ritmo, melodia e harmonia, além da trajetória artística e cidadã do artista.

A escolha do público se dará por meio do portal www.conexaovivo.com.br, nas redes sociais ou via dispositivos móveis, a critério da comissão organizadora. Serão eleitos seis perfis artísticos que participarão do Conexão Vivo, sendo três artistas de música cantada e três artistas de música instrumental. A votação popular será realizada entre os dias 25 e 31 de agosto de 2011.

Histórico – A primeira edição do Edital nacional de artistas do Conexão Vivo foi realizada em 2009 e contabilizou inscrições de músicos de 23 estados. Em 2010, o Edital recebeu mais de 1.300 inscrições de artistas e 42.267 votos na escolha popular. Os selecionados tiveram a chance de mostrar seu trabalho ao vivo em shows pelos estados de Minas Gerais, Bahia e Pará, entre abril e novembro do ano passado.

Dentre os contemplados pelo edital 2009 estiveram nomes como Cérebro Eletrônico (SP), Eddie (PE), Marcelo Jeneci (SP), Nina Becker (RJ), Orkestra Rumpilezz (BA), Pio Lobato (PA) e Wado (AL), além de diversos outros artistas em que o Conexão Vivo apostou e que tiveram em 2010 um momento especial em suas carreiras, com a consolidação de seus trabalhos.

Conexão nacional - Os shows constituem a parte mais visível do Conexão Vivo, mas o programa vai muito além disso, com um esforço contínuo por enlaçar e estreitar relações entre agentes atuantes nos elos fundamentais da cadeia criativa e produtiva da música.

Em 2011, são 150 projetos incentivados em sete estados dos país, selecionados por edital, entre espetáculos, oficinas, debates e seminários, projetos de gravação de CDs e DVDs, circulação de artistas e turnês, apoio a estúdios,  programas de TV e rádio.
Pensado e construído coletivamente desde 2001, em Belo Horizonte (MG), o programa encontra-se em fase de expansão nacional, lastreado por alianças estratégicas com iniciativas relevantes e estruturantes para o setor. O objetivo é criar condições de integração a uma rede colaborativa, regional e nacionalmente, capaz de contribuir para a estruturação e desenvolvimento de carreiras artísticas de forma sustentável.

As ações regionais, por estado, articulam-se entre si e passam a compor um circuito cultural e nacional, que envolve tanto capitais como cidades-pólo do interior, num amplo e contínuo intercâmbio de ideias e trocas artísticas, oferecido pelo convívio com gestores, produtores e jornalistas, além de um público expressivo, formado pela população de cidades muitas vezes excluídas das rotas habituais de shows.

Edital Nacional De Seleção Artística Conexão Vivo Inscrições abertas para artistas brasileiros
De 4 a 21 de agosto de 2011
Mais informações: www.conexaovivo.com.br