quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Brasilidade Evento com apoio do MinC levará diversidade cultural ao Centro do Rio de Janeiro

Com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), a série de eventos “Brasilidade” vai apresentar, no Centro do Rio de Janeiro, a pluralidade da cultura nacional. Começando no próximo dia 18, a série de eventos culminará, no dia 2 de dezembro, com a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta comenda oficial na área. Com presença prevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o grande homenageado da OMC neste ano é Darcy Ribeiro.

A emergência do Brasil no cenário internacional influiu na escolha do tema da OMC 2010. “Nada melhor, nesse momento, do que pensar e celebrar o Brasil também por meio de sua cultura. É isso que Brasilidade vem fazer”, destaca o ministro Juca Ferreira. “E a homenagem a Darcy Ribeiro vem reconhecer o brasileiro que mais original e visceralmente viveu e pensou essa questão”, conclui.

Durante os dias de “Brasilidade”, cerca de 450 artistas, entre nomes consagrados e em ascensão, vão representar a cultura em segmentos como audiovisual, música, cultura popular, teatro de rua, dança, circo e gastronomia.

A região central do Rio se tornará um verdadeiro corredor cultural. As apresentações a céu aberto vão se concentrar em três locais de grande circulação: Arcos da Lapa, Largo da Carioca e Cinelândia, além das atividades programadas para o Buraco do Lume, Rua Uruguaiana, arredores da Lapa e Praça XV. Haverá, também, a ocupação de locais fechados, como a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Palácio Capanema, a Caixa Cultural, o Centro Cultural da Justiça Federal e a Fundição Progresso.

“Brasilidade” vai abrigar, ainda, um módulo dedicado ao homenageado da OMC 2010, chamado “Pensamento Darcy Ribeiro”, que abrigará exposições, lançamento de livros e o 3º Fórum da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que acontece na escola de 25 a 27/11. Darcy Ribeiro é um dos cientistas sociais brasileiros de maior renome no mundo, por causa de sua grande contribuição em defesa da causa étnica. Consagrou-se como alguém que propunha uma reflexão do Brasil a partir da amplidão de sua cultura e já enxergava que as expressões populares seriam capazes de auxiliar uma “leitura” mais completa do país.

Programação
No total, serão 18 shows nos palcos montados nos Arcos da Lapa e no Largo da Carioca e uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobras na Fundição Progresso. Do rock da banda Cachorro Grande (RS), passando pelo hip hop, samba de roda, a MPB de Adriana Calcanhoto (RJ), Lenine (PE) e Zeca Baleiro (MA), até o som cosmopolita de Céu (SP), Otto (PE) e o cacuriá de Dona Teté do Maranhão.
Também haverá espetáculos teatrais com 17 grupos, entre eles, Galpão (MG), Cia do Miolo (SP), Tá na Rua (RJ), Mamulengo Presepada (DF), Augusto Bonequeiro (PE) e Teatro dos Caretas (SE). Na dança, sete companhias que também fazem parte do Festival Panorama, como Thembi Rosa (MG) e Gustavo Ciríaco (RJ).

A programação de filmes terá mais de 90 títulos, entre longas, médias e curtas metragens, de todos os gêneros, distribuídos em cinco locais de exibição: Centro Cultural Justiça Federal e Odeon BR, ambos na Cinelândia; Arcos da Lapa e Fundição Progresso, na Lapa; e Escola de Cinema da Universidade Estácio de Sá (Campus Rebouças), no Rio Comprido.

Cinco grupos (um do Rio, um de Pernambuco, um do Maranhão e dois da Bahia) farão manifestações populares. Nas artes visuais, sete instalações e exposições, entre elas “O sonho de Darcy”, do estilista Jum Nakao, que se chamará “O sonho de Darcy”.

Serão realizadas, ainda, seis oficinas, das quais cinco estarão relacionadas à programação de Manifestações Populares e uma será organizada pela produção de Audiovisual. Essa de audiovisual começa no dia 20/11 e vai até 01/12, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro.

Histórico
A Ordem do Mérito Cultural é uma homenagem que o Governo Federal promove desde 1995, em reconhecimento a pessoas, grupos artísticos, instituições, iniciativas ou movimentos culturais, pela sua contribuição à Cultura Brasileira. Já foram concedidas cerca 400 condecorações.

No último ano, o mértio teve como temática o cinquentanário da Morte de Heitor Villa-lobos, e 40 personalidades (oito, in memorian) receberam a homenagem. Ícones da música brasileira, como Carmen Miranda, Ataulfo Alvez e Raul Seixas foram lembrados. A edição da Ordem do Mérito, em 2008, deu destaque ao centenário da morte de Machado de Assis. Oscar Niemeyer, cuja obra é marco da arquitetura modernista, mereceu homenagem especial em 2007, quando completou 100 anos.

A cerimônia de entrega da OMC deste ano será no dia 2 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.