Pesquisadores, artistas, produtores, gestores públicos, privados e sociedade civil em geral estão sendo chamados a colaborar com a construção da Política Nacional das Artes (PNA), conduzida pelo Ministério da Cultura (MinC), e pela Funarte (Fundação Nacional de Artes). O processo de elaboração será lançado em seminário no dia 9 de junho, no Rio de Janeiro. O objetivo é sistematizar um conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras para as artes brasileiras.
O Brasil inteiro colabora. Três grupos coordenam o processo de elaboração, cada um com configuração e funções específicas. Esses três grupos são: Comitê Executivo, Articuladores e Consultores.
O Comitê Executivo é formado pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira, pelo secretário-executivo do MinC, João Brant, o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, o assessor especial do ministro Adriano de Angelis, o presidente da Funarte, Francisco Bosco, e o diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Leonardo Lessa.
O grupo de Articuladores conta com seis profissionais das seguintes áreas: artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. Os articuladores foram escolhidos pelo Comitê Executivo pela competência e atuação profissional na articulação e no debate político no campo de suas respectivas linguagens.
"Os seis articuladores compõem um grupo de perfis híbridos e abrangentes. Contaremos com pesquisadores, artistas, produtores e ex-gestores públicos e privados que, juntos, poderão construir debates aprofundados sobre o presente e o futuro das artes no Brasil", definiu o presidente da Funarte, Francisco Bosco.
Já o grupo de Consultores trabalhará na pesquisa, análise, sistematização e elaboração das informações produzidas nas viagens da "Caravana das Artes". Eles serão selecionados por meio de um edital que será lançado em parceira com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e atuarão em parceria com os Articuladores.
A "Caravana das Artes" é um dos quatro eixos de ação de construção da PNA e consiste em viagens aos 26 estados e Distrito Federal com o objetivo de reunir contribuições de propostas em rodas de conversa setoriais. Essas viagens terão início no segundo semestre deste ano.
Os demais eixos de ação da PNA são os Seminários Temáticos, que serão realizados em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, os Encontros Setoriais (já foram realizados dois: Encontro com o Teatro e Encontro com o Circo) e a Plataforma Digital, que estará aberta à participação social.
Confira o perfil dos Articuladores: