terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Raízes e Asas II – Curso Internacional Módulo Avançado de Qualificação em Teatro do Oprimido com: Bárbara Santos





De 14 a 19 de março de 2011, o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) abre o primeiro módulo avançado de qualificação para praticantes do Teatro do Oprimido interessados (as) em aprofundar a compreensão teórica, a partir da experimentação prática, do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal.


O curso trabalhará conceitos essenciais que fundamentam o método e permitem o desenvolvimento coerente de sua prática. A associação de aulas teóricas à workshops de experimentação permite que a discussão conceitual avance do plano abstrato para uma concretização esclarecedora.

No projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto, a equipe do CTO, sob direção de Augusto Boal e coordenação de Bárbara Santos, desenvolveu programas estruturados de qualificação que, entre 2005 e 2010, garantiram a formação de pelo menos 700 multiplicadores do método no Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique, em processos supervisionados de longo prazo.

Essa prática permitiu a experimentação, avaliação e sistematização de programas que estão sendo aplicados em módulos distintos pela equipe do CTO e re-avaliados para constituírem a estrutura pedagógica de um curso-modelo de qualificação de praticantes do Teatro do Oprimido.

Na Conferência de 2009, no Rio de Janeiro, assim como nos últimos eventos internacionais de Teatro do Oprimido realizados na Áustria, Croácia e Índia, destacou-se a carência e a necessidade urgente de oferta de qualificações aprofundadas e estruturadas, que abordem o arsenal teórico e analisem criticamente a prática do método. Esse módulo avançado de qualificação pretende ser uma ação concreta na construção desse caminho necessário.

Programa:

· Estrutura pedagógica da Árvore do Teatro do Oprimido

· Conceitos essenciais:

§ Opressão

§ Contextualização

§ Ascese

· Dramaturgia do Teatro-Fórum (dramaturgia do Diálogo)

· Curinga – função pedagógica, política e estética

· Estética do Oprimido

Informações:

Curso: 14, 15, 17, 18 e 19 de março de 2011 (10h às 13h / 15h às 19h)

Evento Público: 16 de março

· Dia internacional do Teatro do Oprimido

· Lançamento Instituto Augusto Boal

Local: Centro de Teatro do Oprimido ( www.cto.org.br ) Rio de Janeiro

Inscrições: Flávio Sanctum ( flaviosanctum@ctorio.org.br )

Idiomas: Inglês / Português (com possibilidade de tradução para Espanhol)

Carnaval no Rio de Janeiro:


De 05 a 12 de março: período intenso de atividades carnavalescas. Para quem tiver interesse em aproveitar a oportunidade para conhecer o carnaval carioca, podemos enviar informações complementares sobre os eventos na cidade.