domingo, 11 de setembro de 2011

Ainda há vagas para oficina de Teatro Jornal: uma resposta Estética a Invasão do Cérebro



Estão abertas, até o dia 16/09, as inscrições para a última Oficina de Teatro-Jornal do ano.
Uma oportunidade de vivenciar a transformação de textos jornalísticos em cenas teatrais, analisando a invasão do cérebro na atualidade através de algumas das técnicas.
Teatro Jornal foi uma resposta estética à censura imposta no Brasil no início dos anos 70. Nesse conjunto de técnicas, encena-se o que se perdeu nas entrelinhas das notícias censuradas, revelando-se assim, informações distorcidas pelos jornais.
Nossas mentes são invadidas diariamente pela mídia, por  imagens, palavras e sons que pretendem suspender nosso senso crítico, imobilizando-nos. Jornais, Revistas, Rádios, Tvs e Sítios na internet não são imparciais. A versão que escutamos, vemos e lemos é sempre o ponto de vista do patrocinador de cada uma delas.
A proposta da oficina é fazer um percurso por algumas técnicas de Teatro Jornal,  analisar sua utilização na discussão das notícias que são veiculadas nos meios de comunicação, expondo as manipulações e desmistificando a aparente imparcialidade, exercitando assim nosso cérebro e corpo para uma re-leitura dessas notícias, estimulando a criação de uma nova estética, a favor dos oprimidos. 
No final do processo haverá  apresentação pública de uma cena produzida durante a oficina.

Data: 16, 17 e 18 de setembro  .
Hora: de 19h as 22 h (sexta-feira) e de 10:00h as 18:00 h (sábado e domingo)
Local: Centro de Teatro do Oprimido – Av. Mem de Sá, 31 – Lapa 
Informações e Inscrições: Claudia Simone claudiasimone@ctorio.org.br e  Monique Rodrigues moniquerodrigues@ctorio.org.br  
TEL.: (21) – 2232-5826 / 2215-0503