sábado, 23 de julho de 2011

Os bons morrem Antes.


Amy Winehouse foi considerada um dos grandes talentos musicais dos últimos anos, desde o lançamento do premiado “Back to black” (2006), seu segundo álbum solo que inclui os hits “Rehab” e “You know I’m no good”, dentre outros.

A morte de Amy era previsível, mais mesmo assim ainda nos surpreende, achei ate que demorou Amy não vivia nesse tempo, ela vivia e transpirava a década de 70, e cumpriu o papel da década morreu cedo como todos eles que te antecederam, agora sim acredito eu, que ela esteja no seu tempo.
Fique na paz.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Seminario Internacional de Cultura Viva Comunitaria

Estão todos cordialmente convidados, não percam esta oportunidade de participar deste Seminario.
Reserva para assistir presecialmente: 
Via Internet blog: 
El Seminario se llevará a cabo a las 18:00 horas de Brasil, por lo tanto, tengan presente los cambios de horario con respecto a cada zona.
1.        Cabo Verde( + 2 horas)
2.        Colômbia (– 2 Horas) 
3.        França (+ 5 horas)
4.        Timor Leste (+ 9 horas)
5.        Filipinas (+ 8    horas)
6.        México (- 2 horas)
7.        Guatemala (- 3 horas)
8.        Angola (+ 4 horas)
9.        Burkina Fasso (+ 3 horas)
10.        Itália (+ 5 horas)
11.        Portugal (+ 4 horas)
12.        Chile (-1 hora)
 

OFICINA DE LEITURA DRAMATIZADA na LAPA / RJ

Para aprender a ler com intenções de acordo com a personagem e o texto selecionado. Apresentação no  Niño Das Artes ao término do trabalho.  Duração 4 meses com 1 encontro semanal. 
Metodologia: análise e compreensão de texto; estudo e elaboração de personagens; ritmo e relação entre as personagens.
Número máximo de participantes: 20.
 Mensalidade: R$ 120,00 (primeiro mês promocional 100,00) 
Inscrições: mediante depósito em conta corrente.
Turma: Às quartas-feiras de 19:00 às 21:30
Início: 3 de agosto / duração 4 meses
Local: Niño de Artes Luiz Mendonça - Pça João Pessoa 2/B (esquina Mem de Sá com Gomes Freire) - LAPA_RJ
INSCREVA-SE: (21) 2549 6376 \ 86368725
oficina@livrofalado.pro.br
www.livrofalado.pro.br

AnaLu Palma
Atriz, Oficineira de Leituras Dramatizadas, Coordenadora Projeto Livro Falado

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Encontro de Pontos de Cultura da Costa Verde

Começa hoje a Micro Teia da Região Serrana - Rio de Janeiro.

Programação:

CARTA ABERTA DA REDE RIO CRIANÇA (RRC) À POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO “EM DEFESA, INCONDICIONAL, DA VIDA COM DIGNIDADE, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE “ATENÇÃO CONTINUADA” A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA, E CONTRA AS OPERAÇÕES DE RECOLHIMENTO” “Nenhum tipo de violência é justificável e todo tipo de violência é evitável” (ONU, Estudo Mundial sobre Violência contra Crianças)

A Rede Rio Criança[1] vem a público REPUDIAR as ações de “RECOLHIMENTO E INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA” da população em situação de rua, em especial de crianças e adolescentes, realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com a presença ostensiva, arbitrária e violenta da polícia. Ações estas que, em nome da Proteção, VIOLAM DIREITOS CONSTITUÍDOS.

A Prefeitura aprovou a  Resolução da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) Nº 20 DE 27 DE MAIO DE 2011, que cria e regulamenta o Protocolo do Serviço Especializado em Abordagem Social, cujo artigo 5º afronta direitos e garantias constitucionais:

“Art. 5º - São considerados procedimentos do Serviço Especializado em Abordagem Social, devendo ser realizados pelas equipes dos CREAS/Equipe Técnica/Equipe de Educadores:  (...)
XV – Acompanhar todos os adolescentes abordados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA, para verificação de existência de mandado de busca e apreensão e após acompanhá-los à Central de Recepção para acolhimento emergencial; (...)
§3º- A criança e o adolescente que esteja nitidamente sob a influência do uso de drogas afetando o seu desenvolvimento integral, será avaliado por uma equipe multidisciplinar e, diagnosticada a necessidade de tratamento para recuperação, o mesmo deverá ser mantido abrigado em serviço especializado de forma compulsória. (...);
§4º - Não obstante o previsto nos §§ 2º e 3º deste artigo, a criança e o adolescente acolhidos no período noturno, independente de estarem ou não sob a influência do uso de drogas, também deverão ser mantidos abrigados/acolhidos de forma compulsória, com o objetivo de garantir sua integridade física.”

A SMAS, sob o pretexto de salvaguardar a integridade física e a saúde de usuários ou não do crack, apreende, de forma humilhante e constrangedora, TODAS as crianças e adolescentes em situação de rua, que são levadas para a DELEGACIA onde tem seus dados levantados - um tipo de prática dos tempos da ditadura, que infringe os direitos civis previstos na Constituição Federal do Brasil (art. 5º LXI) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 106º). Os adolescentes em situação de rua e usuários de crack que tem mandado de busca são encaminhados ao sistema socioeducativo (DEGASE), permanecendo “presos” sem que lhes seja garantido o direito a tratamento de sua saúde.

Destacamos que a Prefeitura do Rio de Janeiro foi CONDENADA em três Ações Civis Públicas, no ano de 2002, pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. As 03 ações são referentes à obrigatoriedade da Prefeitura em dar atendimento adequado e emergencial às crianças e adolescentes em questões de saúde, abrigamento e educação, dentre outros, bem como às suas famílias. A Prefeitura investe pouco em Políticas Sociais e Estruturação dos Conselhos Tutelares, tendo aplicado, entre 2002 a 2010, cerca de apenas 3% de seu orçamento em Assistência Social. A Prefeitura não respeita a Deliberação nº 763/09 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que instituiu a Política Municipal de Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Rua. E, a Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro deu parecer desfavorável ao imóvel onde funciona a “Casa Viva”, por não ser um local adequado para o tratamento de crianças com problemas de drogadição (casa com três andares, sem área de lazer, beliches), número de leitos acima do previsto no projeto original de 12 para 30 leitos.

Exigimos que a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro revogue a Resolução nº 20 e interrompa, imediatamente, o recolhimento e a internação compulsória de crianças e adolescentes em situação de rua.

E exigimos a implementação imediata, da Deliberação nº 763/2009 do CMDCA, que institui a Política Municipal de Atendimento às crianças e adolescentes em situação de rua.


Rio de Janeiro, 22 de julho de 2011.

Propostas podem quadruplicar recursos para a Cultura

Em tramitação na Câmara, projetos do Vale-Cultura e do Procultura e PEC que vincula percentual do Orçamento a atividades culturais podem aumentar de R$ 2,9 bilhões para R$ 12,9 bilhões total anual de verbas públicas investidas no setor.
Três propostas em análise na Câmara apontadas como prioridade para o setor da Cultura podem multiplicar em quatro vezes e meia os recursos destinados pelo governo ao segmento, por meio de incentivos, renúncia fiscal ou diretamente pelo Orçamento.
Se aprovados, o Projeto de Lei 5798/09, que cria o Vale-Cultura; a PEC 150/03, que prevê destinação obrigatória de pelo menos 2% do Orçamento da União para o setor; e o Projeto de Lei 6722/10, que institui o Programa Nacional de Fomento e Inventivo à Cultura (Procultura), poderão aumentar o montante destinado à atividade cultural de R$ 2,9 bilhões para R$ 12,9 bilhões ao ano, de acordo com o Ministério da Cultura (MinC).
Entenda as propostas prioritárias para a área da Cultura

Segundo o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes, a expectativa é que, se a PEC 150/03 for aprovada, a parcela do Orçamento para a pasta passará de R$ 1,5 bilhão para R$ 4,5 bilhões, excluindo os recursos oriundos de renúncias fiscais. Já o Vale-Cultura teria o potencial de, em cinco anos – prazo em que o Executivo espera que 12 milhões de trabalhadores recebam o benefício de R$ 50, a fim de ser usado na compra de produtos culturais –, injetar R$ 7 bilhões por ano no setor.
No caso da aprovação do Procultura, substituto da Lei Rouanet (8.313/91), Menezes afirma que, a princípio, não há perspectivas de aumento no volume de verbas destinadas à Cultura graças à renúncia fiscal em favor de empresas que patrocinam eventos e artistas. Atualmente, os valores destinados ao setor pela Lei Rouanet giram em torno de R$ 1,4 bilhão. “Com relação a essa proposta, a expectativa é promover a desconcentração dos recursos aplicados. A máxima a ser seguida é: quanto mais visibilidade o produto cultural der à marca patrocinadora, menor o limite de abatimento”, explica.
Financiamento
Na avaliação da presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), as propostas são importantes porque financiamento “representa tudo” para o setor cultural. Ela ressalta que, embora os textos já tenham sido aprovados pela comissão, os parlamentares ligados ao tema estão mobilizados para assegurar que as propostas encerram sua tramitação até o final do ano.
“É importantíssimo consignar na Constituição recursos para a Cultura em todas as esferas. Não é uma PEC simples de se aprovar, mas está na hora de buscar essa discussão”, argumenta a deputada, que é coautora da PEC 150/03, que está no Plenário.
Ela também destaca o papel do Vale-Cultura, cuja proposta também já está pronta para ser votada em Plenário, e deve promover o acesso da população aos bens culturais. O PL 5798/09 foi aprovado pela Câmara em 2009, mas precisará ser analisado de novo por ter sofrido alterações no Senado.
Conforme a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), titular da Comissão de Educação e Cultura, há um consenso sobre a necessidade de fazer avançar projetos que assegurem verbas para estimular a produção e o consumo de cultura no País. “A sociedade busca esses recursos e cobra o envolvimento do Parlamento com a questão”, ressalta.
Professora Dorinha destaca ainda a urgência da implementação de políticas que direcionem a aplicação dos recursos, como propõe o Procultura. “O Tocantins, por exemplo, não se beneficia com a Lei Rouanet. As empresas investem apenas nos grandes centros”, critica. O PL 6722/10, que tramita em caráter conclusivo, ainda precisa ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Segundo a deputada, no entanto, a aprovação das três propostas pode ser inviabilizada pelo excesso de medidas provisórias encaminhadas pelo governo, que trancam a pauta do Plenário.

Decreto regulamenta o uso da rua como espaço cultural

DECRETO Nº 52.504, DE 19 DE JULHO DE 2011
Disciplina a utilização de vias e logradouros
públicos da Cidade de São Paulo para a
apresentação de artistas de rua.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, CONSIDERANDO a necessidade de definição de regras e critérios objetivos pelo Poder Público Municipal, visando preservar a livre expressão das atividades e manifestações artísticas e culturais nas vias e logradouros públicos da Cidade de São Paulo, bem como assegurar o bem-estar da população,
D E C R E T A:
Art. 1º. Fica permitida aos artistas, em caráter experimental, na forma regulamentada por este decreto, a apresentação gratuita de seu trabalho em vias, parques e praças públicas, observado o disposto na
Constituição Federal, sendo vedada qualquer forma de comercialização em tais apresentações.
Art. 2º. As manifestações artísticas permitidas por este decreto são as seguintes:
I - música executada individualmente ou em grupo, ao vivo,
com ou sem auxílio de instrumentos musicais;
II - dança executada individualmente ou em grupo;
III - malabarismo ou outra atividade circense;
IV - teatro;
V - poesia e literatura apresentadas de forma declamada ou em exposição física das obras.
Parágrafo único. Em todas as atividades e apresentações artísticas e culturais previstas nos incisos I a V do “caput” deste artigo deverão ser obedecidos os parâmetros de incomodidade e os níveis máximos de ruído estabelecidos para cada zona da Cidade pela Lei nº 13.885, de 25 de agosto de 2004, especialmente nos casos em que sejam utilizados instrumentos musicais ou aparelhos de som.
Art. 3º. Os artistas deverão permanecer de forma transitória nas vias, parques e praças públicas, vedada qualquer forma de reserva de espaço para uso exclusivo, devendo tal utilização limitar-se exclusivamente ao período de execução da manifestação artística.
Art. 4º. As atividades que necessitem de montagem de estrutura para sua execução somente poderão ser realizadas em parques e praças públicas, desde que respeitado o livre trânsito de pessoas e a integridade das áreas verdes e demais instalações do logradouro, com observância das seguintes regras:
I - os pisos elevados de madeira, estrutura metálica ou de qualquer outro material deverão ter área máxima de 6m² (seis metros quadrados) e altura de até 50cm (cinquenta centímetros), podendo ser instalados
mediante prévia comunicação à SVMA ou à Subprefeitura competente, conforme o caso, desde que:
a) sejam utilizadas estruturas de montagem manual e facilmente removíveis, que deverão ser retiradas pelo artista imediatamente após o término da apresentação;
b) não possuam nenhum tipo de estrutura vertical além do piso;
c) tenham todas as laterais fechadas;
II - qualquer outro tipo de estrutura para realização do evento dependerá de Alvará de Autorização,expedido pela Subprefeitura competente, nos termos da legislação pertinente;
III - atividades que necessitem de utilização de veículos dependerão de prévia concordância da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET.
Art. 5º. Além da observância ao disposto nos artigos 2º e 3º deste decreto, as apresentações e manifestações artísticas e culturais realizadas em vias públicas deverão obedecer sempre as seguintes normas:
I - deverá ser mantido o mínimo de 1,20m (um metro e vinte centímetros) de calçada livre e desimpedida para tráfego de pedestres, respeitada a ocupação máxima de 1/3 (um terço) da largura total do passeio;
II - deverão ser respeitados a livre circulação de pedestres e o tráfego de veículos, bem como preservados os bens particulares e de uso comum do povo.
Art. 6º. Ao artista que se apresentar nas vias, parques e praças públicas é permitido aceitar contribuições pecuniárias, desde que feitas de forma voluntária pela população, sem qualquer tipo de imposição.
Art. 7º. No que se refere aos parques municipais, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente editará portaria, estabelecendo normas específicas para sua utilização, considerando as características próprias dessas áreas verdes, bem como a natureza das apresentações artísticas ou culturais.
Art. 8º. O descumprimento ao disposto neste decreto ensejará a suspensão da apresentação, bem como a apreensão dos equipamentos e materiais utilizados.
Art. 9º. A Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras poderá editar portaria contendo normas complementares à execução deste decreto.
Art. 10. Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 19 de julho de
2011, 458º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, PREFEITO
RONALDO SOUZA CAMARGO, Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras
EDUARDO JORGE MARTINS ALVES SOBRINHO, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente
GIOVANNI PALERMO, Secretário do Governo Municipal – Substituto
Publicado na Secretaria do Governo Municipal, em 19 de julho de 2011

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Central Globo de Comunicação responde à ABGLT - Cabe, sim, combater a intolerância, o preconceito e a discriminação.

Prezado Toni,

Escrevemos em atenção à mensagem encaminhada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT referente à trama de personagens homossexuais na novela Insensato Coração.

Gostaríamos de registrar que somos ciosos da liberdade artística em nossas produções. Contudo ressaltamos que nossas telenovelas não são obras de terceiros.  Pertencem a TV Globo, que contrata autores para escrever as suas histórias, com o desafio de leva ao ar a todos os brasileiros. Logo, não se pode falar em censura porque o texto é nosso.

Entendemos que a causa dessa trama ficcional é a diversidade e o respeito às diferenças, e não propriamente a homossexualidade ou a heterossexualidade, ou quaisquer outras formas de orientação individual. A ciência - incluindo Freud - reconhece que a sexualidade, com suas variantes éticas e morais - é baseada na singularidade.  Não cabe fazer campanha em torno de preferências individuais.

Nossas tramas registram a afetividade e o preconceito, mas não cabe exaltação. Cabe, sim, combater a intolerância, o preconceito e a discriminação, o que temos estimulado cotidianamente inclusive por meio de campanhas.

Porém, a livre sensibilidade artística é a única medida possível para delinear a ousadia criativa, o que vale para toda e qualquer situação ou tema. Esse desafio torna-se ainda mais difícil quando se trata de respeitar uma audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências.

Permanecemos à disposição.

Central Globo de Comunicação

PROGRAMA FURADO

Hoje o show da Cantora Rita Ribeiro no X-Tudo Cultural SESI 2011, foi um desastre, A tentativa de organização foi tanta que no final ficou tudo uma desorganização totalmente desorganizado, sacou? Uma total falta de respeito, lá não entra com ou sem ingresso, amigos que entraram falaram que estava cheio de lugares livres. X-Tudo de desorganização. ¬ ¬ NOTA -0 triste, triste...

terça-feira, 19 de julho de 2011

ABGLT solicita à direção da Globo para que prevaleça a livre expressão artística dos autores da novela Insensato Coração e mantenha casal GAY

Ofício PR 187/2011 (TR/dh)                                                                      Curitiba, 19 de julho de 2011



À         Direção-Geral da Rede Globo
A/C Sr. Manoel Martins
Diretor-Geral de Entretenimento

Assunto:  Novela Insensato Coração

Prezados Senhores, Prezadas Senhoras

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT, criada em 31 de janeiro de 1995, rede nacional que atualmente congrega 237 organizações, vem manifestar sua preocupação em relação a notícias veiculadas hoje em relação à novela Insensato Coração.

Segundo informações publicadas na Folha de São Paulo hoje (19/17), os autores da novela,  Gilberto Braga e Ricardo Linhares, foram informados na semana passada da determinação da Rede Globo de que a história dos homossexuais Eduardo e Hugo “fosse completamente esfriada” e “foram instruídos a não carregarem bandeira política, a pararem de fazer apologia pela criação de uma lei que puna a homofobia.”

Ora, até agora a novela Insensato Coração tem prestado um grande serviço retratando de forma real diversas situações em que a população gay vive, seja nos relacionamentos e na convivência diária entre si e com a sociedade em geral, seja na manifestação de atitudes favoráveis ou contrárias aos gays por parte de outras pessoas, seja na ocorrência da violência psicológica e física motivada por homofobia.

Entendemos que, longe de estar fazendo uma apologia, a novela está cumprindo um papel importantíssimo como veículo informativo, servindo para desmistificar a homossexualidade perante a sociedade em geral, contribuindo para modificar as atitudes que fazem prevalecer a homofobia.  Censurar neste momento parte do teor que já vinha sendo anunciado pela própria emissora mesmo antes da novela ir ao ar, nos parece um recuo que apenas serve para referendar a mensagem que a própria novela estava passando: a homofobia ainda está predominante em nossa sociedade.

O debate sobre a criminalização da discriminação e da violência homofóbicas está bastante presente na sociedade atualmente. A novela tem retratado este fenômeno. Hoje mesmo, foi noticiado que um homem de 42 anos teve metade da orelha decepada após ser agredido por um grupo de jovens que pensaram que ele e o filho de 18 anos fossem um casal gay, pois estavam abraçados (fonte http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/07/18/pai-filho-sao-confundidos-com-casal-gay-agredidos-por-grupo-em-sao-joao-da-boa-vista-sp-924936932.asp)

Na referida reportagem da Folha de São Paulo, a assessoria da Globo teria informado o jornal que “a televisão é um veículo de massa que precisa contemplar todos os seus públicos e faz parte do papel da direção zelar para que isso aconteça”. Pois, somos um destes públicos e, seguindo a mesma lógica, por isso mesmo não seria desarrazoado contarmos com esta representação na novela.

Em fevereiro deste ano recebemos uma correspondência da Rede Globo que levanta pelo menos dois pontos de relevância para a presente discussão:

“Estimular que os autores abordem causas de interesse da sociedade, promovendo princípios, valores e direitos universais, é sem dúvida papel de uma empresa de comunicação consciente de sua responsabilidade social, uma vez que o convite à reflexão sobre a realidade por meio da ficção contribui com a transformação social... Entretanto, apontar de que maneira exatamente isto deve ser feito..., condicionando a liberdade criativa, é algo que vai além do desejável, sendo a novela uma obra ficcional autoral. É exatamente a livre expressão artística o principal ingrediente da fórmula do sucesso.”

Com base nas considerações acima, vimos por meio deste solicitar à direção da Globo para que prevaleça a livre expressão artística dos autores da novela Insensato Coração, mantendo a trama por eles escrita, preservando  o senso de humanidade e a responsabilidade social da emissora rumo a uma sociedade que prime mais para os valores do respeito, da paz e da harmonia entre homens e mulheres, independente da orientação sexual ou identidade de gênero.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição.

Atenciosamente
 
Toni Reis
Presidente

segunda-feira, 18 de julho de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS - FESTIVAL NOITE II

Caros amigos e Pontos de Cultura,

O Noite Contemporânea Cine Fest ( festival de curtas-metragens) chega à sua segunda edição, com
inscrições abertas até dia 26 de agosto. O festival, que é uma parceria da Império Produções com o
Templo Glauber, acontece entre 24 de novembro e 04 de dezembro. O festival de curtas tem uma
novidade para 2011: em acordo com Academia Brasileira de Cinema, o festival poderá indicar os
melhores curtas para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O festival também representará o Brasil
no Festival de Artes Audiovisuales de La Plata, em setembro. Para mais informações e se inscrever,
acesse o site: http://www.noitecontemporanea.com.br
__._,_.___

Iberescena: inscrições abertas Até 15 de julho, fundo intergovernamental recebe projetos de teatro, dança e circo

Brasil confirma sua participação no Iberescena e brasileiros podem concorrer
Estão abertas as inscrições para o Iberescena, fundo intergovernamental de apoio à dança, teatro e circo, formado por Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Brasil. Quatro editais foram publicados para distribuir os recursos do fundo, com inscrições abertas para criadores e produtores que residam nos países membros.
As inscrições podem ser feitas até 15 de julho de 2011, nas categorias: Apoio à coprodução de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos; Apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; Criação de dramaturgia e coreografia; Apoio a encontros, workshops, seminários e congressos relacionados à gestão e produção das Artes Cênicas.
Os editais estão disponíveis, em português, no site www.iberescena.org
Os brasileiros poderão enviar seus projetos para o Centro de Artes Cênicas da Funarte (Rua da Imprensa 16, sala 501, Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP.: 20030-120).
O Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Iberescena em março de 2010, durante reunião intergovernamental em San José, Costa Rica.
FONDO IBEROAMERICANO DE AYUDA IBERESCENA
Inscrições e mais informações
Funarte – Centro de Artes Cênicas
Rua da Imprensa 16, sala 501, Centro
Rio de Janeiro – RJ
Cep.: 20030-120
Telefone (21) 2279-8010

Funarte investe mais de R$ 100 milhões em projetos culturais O lançamento de prêmios de estímulo às artes, a retomada do projeto Mambembão e a reabertura do Teatro Dulcina estão entre as ações programadas

O presidente da Fundação Nacional de Artes, Antonio Grassi, anunciou nesta segunda-feira (18), os programas de fomento às artes em 2011. Serão investidos mais de R$ 100 milhões em projetos nas áreas de teatro, dança, circo, música, artes visuais e de integração entre as artes. O encontro foi na Sala Sidney Miller, no Rio de Janeiro, e contou com a presença da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto; do representante regional do Ministério da Cultura, André Diniz; da bailarina e coreógrafa Angel Vianna; dos atores Paulo Betti e Cristina Pereira, além de profissionais da área da cultura.
Com orçamento quase 50% maior que o do ano passado, será lançado até o fim de agosto o Prêmio Myriam Muniz, uma das principais ações de estímulo à produção teatral no país. O investimento no programa, que em 2010 foi de R$ 7 milhões, passou este ano para R$ 10 milhões. Além disso, estão programadas a retomada do projeto Mambembão, de estímulo à circulação de espetáculos; a reabertura do Teatro Dulcina, no dia 2 de agosto; e a estreia sulamericana do espetáculo “Uma flauta mágica”, de Peter Brook, em setembro (que faz parte da programação especial do Teatro Dulcina).
Também serão lançadas as novas edições do Prêmio Klauss Vianna de Dança e do Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, cada um com investimento de R$ 4,5 milhões; e, ainda, do Programa Rede Nacional de Artes Visuais, que contará com R$ 1,9 milhão. Em outubro, será realizada a 19ª Bienal de Música Contemporânea Brasileira, considerada a mais importante mostra de música erudita do país.
Com o objetivo de descentralizar a política de fomento, o programa Microprojetos Mais Cultura Rio São Francisco, concederá prêmios de R$ 15 mil para que pequenos produtores possam viabilizar seus projetos. O investimento total do programa é de R$ 16,2 milhões.
Outra novidade é a digitalização do acervo Walter Pinto, um dos maiores empresários do Teatro de Revista, e que será também transformado em livro. A ação faz parte do projeto Brasil Memória das Artes, que conta com patrocínio da Petrobras no valor de R$ 1 milhão. Com a digitalização de seu acervo, a Funarte preserva e torna acessível ao público, através da internet, a memória cultural brasileira.
Ainda em julho, começa o processo de seleção de projetos para a ocupação de dezenove espaços culturais da Funarte. Além disso, estão mantidos o apoio à literatura, à fotografia, à criação em música erudita e à circulação de música popular, além das oficinas de capacitação técnica e artística em diferentes segmentos.
Durante o evento, o presidente da Funarte fez questão de apresentar ao público a Triga de Ouro, prêmio máximo da Quadrienal de Praga, o maior evento de cenografia do mundo. O troféu foi conquistado pela participação brasileira no evento. “Mais do que um prêmio para a Funarte, é um prêmio ao talento e ao trabalho do artista brasileiro”, definiu Grassi. Sobre as ações da Funarte, ele disse que são vários os desafios, mas cabe à instituição, em trabalho integrado com o Ministério da Cultura e outras secretarias, avançar nas conquistas.

domingo, 17 de julho de 2011

Aberta as inscrições para o II Festival de Teatro em Campos

A Fundação Municipal Teatro Trianon em Campos abre oficialmente as inscrições para o II Festival Estudantil de Teatro de Campos. Oportunidade para os grupos de teatro das escolas públicas e particulares de Campos e região em mostrar seus trabalhos e descobrir novos talentos. Presentes ao evento a presidente da Fundação Trianon a professora Auxiliadora Freitas, o secretário de cultura Orávio de Campos Soares, a vice presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima a professora Maria Helena Gomes e outras autoridades.
Participe!!!
Visite o site do Trianon  e participe! http://www.fundacaotrianon.org.br/