terça-feira, 22 de março de 2011

Superintendência Cultura e Sociedade seleciona projetos culturais

Com o intuito de disseminar e valorizar a cultura fluminense, a Superintendência de Cultura e Sociedade da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), está com três editais abertos. Podem participar pessoas físicas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, atuantes na área cultural há pelo menos dois anos. As inscrições para as seleções são gratuitas e devem ser realizadas no Portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br)


CONHEÇAM AS CHAMADAS PÚBLICAS:

Projetos na Área de Produção de Eventos - O edital visa selecionar projetos de eventos culturais iniciados em julho de 2011 (a partir da pré-produção). A seleção pretende promover um maior acesso do público fluminense à produção cultural, fomentar a troca cultural entre agentes da sociedade civil e celebrar a diversidade cultural, além de ampliar o mercado de trabalho para artistas, técnicos, produtores e levar programação de qualidade aos municípios. Inscrições até 20 de abril.

Microprojetos Culturais - A chamada pública tem como finalidade fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os interessados deverão ter entre 18 a 29 anos e morar no Estado do Rio de Janeiro. Inscrições até 26 de maio.

Premiação de Mestres e Grupos de Culturas Populares - Esta seleção visa reconhecer e premiar a atuação de mestres e grupos/comunidades responsáveis por iniciativas que envolvam as diferentes expressões das culturas populares do estado do Rio de Janeiro. Inscrições até 26 de maio.

IMPORTANTE:

Os interessados em participar destas seleções contam com o auxílio do Escritório de Apoio à Produção Cultural
EAPCult que oferece consultorias individuais gratuitas a artistas, produtores e gestores culturais – públicos e privados – e demais profissionais de cultura nos setores de Elaboração e Enquadramento de Projetos Culturais e Produção Cultural, Marketing Cultural e Mobilização de Recursos.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, na própria SEC, localizada na Rua da Ajuda, número 5, 13º andar. Para consultorias presenciais é necessário agendar horário por telefone ou e-mail.

AGENDE SUA CONSULTORIA E TIRE SUAS DÚVIDAS

NÚCLEO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

eapcult.editais@gmail.com

(21) 2333.4107



NÚCLEO PRODUÇÃO CULTURAL, MARKETING CULTURAL E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

eapcult.producao@gmail.com

(21) 2333.4108

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO

www.cultura.rj.gov.br

ascom@cultura.rj.gov.br

(21) 2333.14 09

(21) 2333.13 96

----

Escritório de Apoio à Produção Cultural
EAPCult

Coordenadoria de Economia Criativa

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

(21) 2332-9727/(21) 2332-9942 (fax)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Oficina de Teatro Gestual (Humor físico, palhaço , e mímica ) para adolescentes e adultos Espetáculo de mímica-teatro-clown para toda a familia, onde o público é cúmplice e testemunha da história.

COM NATALIA SISMONDA ( Argentina , Buenos Aires ) atriz , palhaça , mímica , em turnê pelo Brasil a dois meses , com espetáculo e oficinas .

A oficina :
A idéia da oficina é poder reconhecer e liberar o corpo expressivamente, rompendo com a vergonha, alimentando nosso ser criativo mediante exercícios de improvizaçào, mímica e clown. Dessa maneira, descobrimos nossa parte mais cômica e rítmica. Com jogos divertidos e adrenalizantes, é recomendável a toda pessoa: crianças, adolescentes e adultos.

data : quinta e sexta-feira desta semana !
Horário : das 14:00 as 17:00
valor : 40,00 reais
local : espaço Cultural Inventor de Sonhos
contato para reserva : 019-32036841

Sintese do Espetáculo :
 
Duração: 50 min.
Música Original
sábado : 20:00
domingo : 16:30

 Delicado espetáculo gestual que com um mínimo de elementos cria um mundo de encantamento.
Nós artistas existimos em um mundo habitado por inúmeras realidades. Algumas buscamos, outras nos surpreendem...


Em “Acucurrucame vida mía”, decidi por mover-me em um possível cotidiano entre uma garota e sua patroa, uma realidade marcada pela submissão, pela dominação e pelo abuso. Porém, através dos olhos do artista poderemos encontrar o humor, a sátira, o absurdo.

E agora, neste caminho, tendo as rédeas de sua vida, ela deverá escolher quem será, e deixar que o destino a surpreenda.


 Formação ArtisticaFormaçãohaça , mímica , em turnê pelo Brasil a d
.Licenciada em Arte Dramática, Conservatório Nacional (IUNA);
Oficina de Máscara Neutra e laboratório de atuação e montagem, com prof. Marcelo Savignone;
Clown e armação de rotinas, com prof. Walter Velazquez;
Comicidade, com prof. Alfredo Badalamenti;
Improvisação, com prof. Enrique Federman;
Oficina de clown latino-americano e glotologia, Tomate, Víctor Ávalos;
Escola de Mimo Teatro, dos professores Roberto Escobar e Igon Lerchundi (www.grupomimoteatro.com.ar).

Galera, já estão abertas as inscrições para o "II FÓRUM MOVIMENTA A CENA"

Fórum de teatro do SESC Garanhuns. Que acontecerá nos dias 1 e 2 de abril no SESC garanhuns e no Tetro Luis Souto Dourado (Centro Cultural).  As inscrições são destinadas a todos os que fazem parte da classe artística cultural e principalmente para os profissionais da area de teatro (maquiador, sonoplasta, cenógrafo, escritor, diretor , ator....) da cidade e redondeza. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 30/03 e podem ser realizadas através do e-mail do evento: movimentaacena@hotmail.com ou também na Unidade Executiva do SESC Garanhuns.  Esperamos contar com a presença de todos que fomentam o movimento cultural da cidade. A presença de vocÊs será importantíssima. Agradecida e mais informações através do e-mail: movimentaacena@hotmail.com ou stephany_cristyne@hotmail.com e na Unidade Executiva SESC Garanhuns.