terça-feira, 15 de março de 2011

Boticário lança edital exclusivo para projetos relativos a impactos das mudanças climáticas

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está lançando um edital exclusivo para financiar projetos relativos aos impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. As áreas temáticas são as seguintes: impacto das mudanças climáticas em espécies e ecossistemas; previsão de cenários climáticos e seus impactos sobre a biota; serviços ecossistêmicos e os impactos das mudanças climáticas; e monitoramento de longo prazo de variáveis bióticas e abióticas. O novo edital faz parte da iniciativa Bio&Clima - Lagamar da Fundação Grupo Boticário que, entre outras ações, irá implantar um Polo de Pesquisas sobre vulnerabilidade e adaptação de espécies e de ecossistemas às mudanças climáticas na região do Lagamar (litoral sul de São Paulo e litoral do Paraná).

Instituto Garatuja abre inscrições para oficinas de artes e dança

O Instituto de Arte e Cultura Garatuja esta disponibilizando 80 vagas para crianças, a partir de 5 anos, matriculadas em escolas públicas, que queiram se desenvolver em áreas artísticas de dança e artes visuais. As oficinas fazem parte do projeto Garatujas e Cambalhotas: Registro e Documentação da Arte na Infância, premiado Ponto de Cultura do Estado de São Paulo, através do programa Mais Cultura do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O projeto consiste em registrar e documentar através de mostras, vídeos, fotos e textos, os processos de trabalho que acontecem nas oficinas e que são realizados há mais de duas décadas pelos artistas fundadores do Garatuja.

As vagas disponíveis são para as oficinas de: técnicas mistas, marcenaria, fotografia, gravura, ludodança, danças e brinquedos cantados, danças regionais brasileiras, iniciação musical e canto coral. As crianças são matriculadas conforme a faixa etária. Em 2010, o Garatuja realizou diversas apresentações de danças brasileiras em escolas públicas, de ensino infantil e fundamental. Aconteceu ainda a Mostra Semestral de Dança e a peça infantil A Viagem de Um Barquinho que foi apresentada na cidade de Joanópolis, no Teatro de Bolso do Garatuja e no Centro de Convenções. Em 2011, a atenção da Mostra do projeto se volta para as Artes Plásticas, com exposição dos trabalhos do Garatuja, projeções de desenhos animados, apresentação de dança e performances, e para a produção do grupo de canto coral, que acompanha as danças e brinquedos cantados da tradição brasileira.

Para a oficina de Iniciação Musical e Canto Coral são 20 vagas abertas, na faixa etária de 8 a 14 anos. Os interessados em se inscrever devem apresentar uma declaração da escola onde estuda, comprovante de residência, e documentos dos responsáveis em cópias simples, e preencher os formulários no IAC Garatuja, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. O telefone para contato é (11) 4412-9964. O Instituto de Arte e Cultura Garatuja fica na Rua Esmeraldo Tarquínio 346 D, Jardim Tapajós, em Atibaia.

Centro de Teatro do Oprimido lança 7ª edição da Revista Metaxis e comemora os 80 anos de Augusto Boal

No dia 16 de Março (Dia Mundial do Teatro do Oprimido), às 18h30 , o Centro de Teatro do Oprimido realiza em sua sede, na Lapa, com entrada franca, o lançamento da 7ª edição da Metaxis – A Revista do Teatro do Oprimido, que tem como tema as experiências do Teatro do Oprimido no campo da Saúde Mental, com apoio do Ministério da Saúde. A edição apresenta um panorama das atividades do Centro de Teatro do Oprimido que, à  partir de 1994, começou a essa pesquisa na Casa das Palmeiras, da Dra. Nise da Silveira, no Hospital Psiquiátrico Dom Pedro II, com o grupo as Princesas de Dom Pedro, e no Hospital Psiquiátrico Jurujuba, com o grupo Pirei na Cenna (em atividade).
Foram Essas experiências que motivaram Augusto Boal a propor à equipe de Curingas do CTO investigar como as formas delirantes da arte poderiam contribuir positivamente para o enquadramento do delírio patológico. Entre 2004 e 2010, o projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental aprofundou essa pesquisa, criando espaços estéticos de investigação e de sistematização no Brasil e no mundo.

Destacam-se nesta Metaxis, artigos dos praticantes de Teatro do Oprimido do Brasil e do mundo como o do espanhol Antônio Massegossa, do argentino Fernando Ferraro, um artigo da psicanalista Cecília Boal abordando o desenvolvimento do Teatro do Oprimido com usuários na França. Além de textos de profissionais, familiares e usuários de saúde mental, contando suas experiências com a metodologia criada por Augusto Boal.
Na ocasião será comemorado os 80 anos de nascimento de Augusto Boal com apresentações artísticas do musical “CAPSitando” e do musical de Teatro-Fórum “Cor do Brasil” . A cerimônia terá ainda encerramento musical com Hamilton Assunção do grupo Harmonia Enlouquece.
PROGRAMAÇÃO:
18:30h – Exibição de fotos mostrando um pouco do processo do projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental de 2004 até 2010.
19h – Abertura
19:20h - “CAPSitando”- esquete musical de dramaturgia coletiva aborda a questão do atendimento nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). No elenco, integrantes do CTO e dos GTOs Pirei na Cenna – formado por usuários, familiares e simpatizantes da luta antimanicomial, do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba – (Niterói); e Liberarte – composto por internos do Manicômio Judiciário Heitor Carrilho – (Rio de Janeiro). Direção Musical Roni Valk com músicas de Bárbara Santos.
20h - “Cor do Brasil” O musical de Teatro-Fórum falando da temática da mestiçagem brasileira e investiga as contradições entre o orgulho da mestiçagem brasileira, que traz na pele a cor e os traços dos povos que formaram a nação, e a ilusão histórica do branqueamento. Direção Cláudia Simone Santos e Autoria de Bárbara Santos
21h – Mini-vídeo de 2 minutos, de Bastien Viltart, mostrando o processo do Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental
21:05h – Lançamento da 7ª edição da Revista Metáxis trazendo como tema principal o Teatro do Oprimido na Saúde Mental.
21:30h – Encerramento Musical com Hamilton Assunção, vocalista da banda Harmonia Enlouquece

SOBRE AUGUSTO BOAL:
Carioca da penha, Boal nasceu em 1931, formou-se em engenheiro químico, posteriormente foi teatrólogo. Diretor do Grupo de Teatro de Arena de Teatro de São Paulo. Esse grupo provoca uma revolução estética no teatro brasileiro nos anos 50 e 60. Através do Seminário de Dramaturgia, do Laboratório de Interpretação e das diversas montagens, o Teatro de Arena contribui vigorosamente para a criação de uma dramaturgia genuinamente brasileira. Foi à partir dessa experiência que Boal cria o sistema curinga. Em 1971 cria o Teatro do Oprimido. No mesmo ano é preso, tortura e exilado pela ditadura militar. Em 1986 Boal retorna ao Brasil e funda o Centro de Teatro do Oprimido, no Rio de Janeiro. Em 2009 Boal foi nomeado Embaixador Mundial do Teatro pela Unesco, uma honraria inédita para brasileiros. Principal criação de Augusto Boal, o Teatro do Oprimido, é hoje uma realidade mundial, sendo a metodologia teatral mais conhecida e praticada nos cinco continentes. Augusto Boal faleceu no dia 02 de maio de 2009, no Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Lançamento da 7ª edição da Revista Metáxis
Local: Centro de Teatro do Oprimido – CTO - Av. Mem de Sá, 31, Lapa, Rio de Janeiro
Horário: À partir das 18:30h
CLASSIFICAÇÃO LIVRE!
ENTRADA FRANCA!
Contato: Centro de Teatro do Oprimido – CTO
Tel: (21) 2215-0503/ 2232-5826
Website: www.cto.org.br

segunda-feira, 14 de março de 2011

Aprovada a Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura do Rio

Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura do Rio
Vitória contemplou à SeCult PT/RJ

Foi aprovada proposta do vereador Reimont (PT) que cria a Frente Parlamentar pela Democratização da Comunicação e da Cultura na Câmara do Rio. A Frente, que conta com a adesão de mais de 26 parlamentares, terá o vereador petista como presidente. A aprovação é uma vitória para todos nós, pois, no Seminário de Cultura e Comunicação, realizado no dia 23/02/2011 pela SeCult PT/RJ foi encaminhada e aprovada por aclamação a proposta de criação dessa Frente.

Como funciona uma frente

De acordo com a proposição, a qualquer momento os demais vereadores poderão solicitar adesão à Frente Parlamentar, para isso devem solicitar sua inclusão ao presidente da Casa. Ao contrário dos Blocos, as Frentes Parlamentares da Câmara não representam uma aliança partidária sob liderança de um só vereador. Elas propõem a união dos vereadores, independente de partidarismos, para a formação de um grupo que vise um interesse comum.

Mais um gol do Vereador Reimont (PT)

A nova Frente é uma vitória desse vereador que desde o início de seu Mandato, apóia a causa da Cultura e , inclusive, disponibilizou uma assessoria interna no seu Gabinete para cuidar da pasta, a companheira Suelyemma, que acompanha e participa de todas as atividades da SeCult PT/RJ, com grande desenvoltura.
Por que apoiamos a luta da Comunicação?

O debate sobre a Democratização da Comunicação é uma das principais pautas nacionais debatidas na sociedade, que envolve empresários e profissionais do setor, artistas, produtores, ongs, partidos políticos, parlamentares... e público em geral. Em sintonia com a SN Cultura do PT, o Coletivo de Cultura PT/RJ acredita que o avançar pleno das novas propostas de políticas públicas para a Cultura esteja diretamente ligado à luta da Comunicação.