sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO! Oficina de elaboração de projetos com a equipe do Minc para o edital de Agentes de Cultura do Ministério da Cultura. Dia 08/02 - QUARTA-F. na sede do Ponto de Cultura Ary Barroso na Ladeira Ary Barroso, 17 às 14h. Se for da cultura, é só chegar!


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE DIFUSÃO E INTERCÂMBIOS CULTURAIS PARA VIAGENS EM MAIO DE 2012

O período para o envio de inscrições será de 9 de janeiro, a partir de 12h (meio-dia), até 6 de fevereiro, às 23h59.
 Edital: Seleção Pública de Difusão e Intercâmbios Culturais

Descrição: 

Esta seleção foi instituída com o objetivo de promover a difusão da cultura fluminense e o intercâmbio cultural entre regiões do estado do Rio de Janeiro e com outras regiões do país e do mundo, nas seguintes áreas: artesanato, design, arquitetura, restauro, patrimônio cultural material e imaterial, cultura popular, gastronomia, jogos, moda, mercado editorial, publicidade, rádio, TV, software aplicado à economia criativa, turismo, literatura, artes cênicas, música, audiovisual, artes visuais, artes integradas, gestão e produção cultural.

O apoio consiste na concessão de passagens aéreas ou rodoviárias e reservas de hospedagem para grupos, artistas e técnicos convidados a participar de eventos culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito, com a finalidade de: (a) apresentação de trabalho próprio; (b) residência artística; (c) cursos de capacitação na área cultural.

Cada proponente poderá inscrever mais de um projeto, de qualquer uma das finalidades mas só será contemplado com até duas propostas considerando todos os períodos de inscrição da chamada e ambas as categorias de inscrição (individual e grupo)

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada apenas por pessoas físicas atuantes na área cultural há pelo menos dois anos e residentes no Estado do Rio de Janeiro, através do preenchimento dos formulários de inscrição disponíveis no sítio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

3a Mostra Competitiva de Circo do Rio de Janeiro que rola nesta sexta às 21h no Circo Crescer e Viver. Serão 20h performances de diferentes técnicas e habilidades circenses apresentadas por artistas circenses independente de grupos, companhias e pequenas trupes de circo que atuam no Rio de Janeiro.





bailas???

Flautas do Cariri

Lançamento do CD Carroça de Mamulengos

Abertas as inscrições do Pré-Vestibular Comunitário Solidariedade

Já estão abertas as inscrições do Pré-Vestibular Comunitário Solidariedade!
O pré-comunitário é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores
Desempregados Pela Base (nosso núcleo Complexo dos Macacos) e é albergado
pelo Centro de Cultura Social. Contamos com professores de todas as
disciplinas básicas para realizar a prova do ENEM e dos vestibulares
específicos das universidades federais.

As inscrições podem ser feitas terças e quintas, de 16h às 20h e aos
sábados, de 14h às 17h na Rua Torres Homem, 790, em Vila Isabel no mês de
fevereiro.

O pré-vestibular Solidariedade garante isenção da taxa mensal de
contribuição para os/as desempregados/as que não puderem arcar com o valor
mensal de R$ 35,00.

As aulas começam em março e ocorrem de segunda a sexta, das 19h às 22h.

Quaisquer dúvidas, ligar para o CCS: 2520-7101.

Educação Popular, solidariedade, luta!

Movimento dos Trabalhadores Desempregados Pela Base

FESTIVAL VERÃO NO TEATRO EM CURITIBA

De 19 de janeiro a 19 de fevereiro. Uma promoção da Associação dos Teatros Particulares do Paraná.
A Cia. do Abração participa deste Festival, com uma programação que vai fazer o verão da criançada mais animado, levando em cena muita diversão, cultura e arte da melhor qualidade!!!

Encontro do Conselho de Grupos da Artepe - Edital de Convocação

Prezados Artepianos, colaboradores e simpatizantes,
 
Após o 3º Congresso de Teatro, no início deste mês em Serra Talhada, no sertão, a nossa missão, estatutariamente, agora, é realizar o Encontro do Conselho de Grupos da Artepe, dessa vez no município de Orobó, no agreste pernambucano, no dia 25 de fevereiro (sábado), logo após o carnaval.
 
Em anexo se encontra o Edital de Convocação.
 
Conforme o Regimento Interno de nossa entidade, cada grupo/companhia filiado deverá remeter, com a máxima brevidade, ofício à Diretoria Executiva indicando dois membros, um titular e um suplente.
 
Aos grupos/companhias interessados em se candidatar à filiação, que ocorrerá nesse evento, inicialmente contactar com a presidência, por e-mail ou telefone.
 
Posteriormente encaminharemos informações acerca do meio de transporte e da pauta do evento.
 

Conselho de Grupo ARTEPE 2012 - Edital de Convocação.pdf
87K Exibir como HTML Examinar e baixar
                      

Saudações culturais,

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A SECRETARIA DE PATRIMÔNIO E CULTURA DE OLINDA EM PARCERIA COM O SEBRAE, ABREM INSCRIÇÕES PARA A CAPACITAÇÃO : PRESTA DE CONTAS SERVIÇO:

DIA 30 DE JANEIRO /2012. DAS 14:00H. ÀS 18:00H. SEGUNDA-FEIRA  DIA 31 DE JANEIRO/2012. DAS 18:00H. ÀS 22:00H. TERÇA-FEIRA   LOCAL: INSTITUTO HISTÓRICO DE OLINDA ENDEREÇO: AV. LIBERDADE 214 - CARMO OLINDA-PE.  NÃO HAVERÁ PAGAMENTO DE TAXAS.  AS INSCRIÇÕES SERÁ NO LOCAL NO DIA DA AULA.

Inscrição Festival Internacional de Palhaços - SESC Festclown

Com data prevista para ocorrer entre 8 e 13 de maio de 2012, na Funarte, o Festival Internacional de Palhaços - SESC Festclown chegará em sua 10ª edição. Grupos circenses do Distrito Federal, de todo o Brasil  e outros paises interessados em participar já podem enviar o material. Os organizadores darão início ao processo de seleção dos participantes.
O material para análise deve ser enviado completo, com os seguintes itens: imagens do espetáculo na íntegra (em um CD), fotos em alta resolução, release, especificação das necessidades técnicas do espetáculo e do grupo (quantidade de pessoas, transporte do cenário, equipamentos especiais e outros), ficha técnica completa, telefones para contatos e site – se existir.
Esses documentos devem ser enviados até 5 de março de 2012, para o endereço eletrônico sescfestclown@gmail.com ou para Coordenação de Cultura do SESC-DF - localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 3, Quadra 3, Lotes 1370/1380 (aos cuidados do responsável Rogero Torquato).


Sobre o festival
O SESC Festclown é considerado um dos mais importantes festivais de palhaços e circo do País. Atrai anualmente milhares de expectadores interessados em reviver um pouco da arte do clown. Foi criado em 2003, com o objetivo de divulgar o trabalho de palhaços e grupos circenses, além de promover um intercâmbio de experiências e técnicas.

O Secretário Anderson Batata edita Portaria para selecionar espetáculos para apresentação no Teatro Sylvio Monterio da Casa de Cultura.

O Secretário Anderson Batata edita Portaria para selecionar espetáculos para apresentação no Teatro Sylvio Monterio da Casa de Cultura. Para montar a grade de programação da Temporada de 2012, o Teatro Municipal Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu/RJJ, está recebendo propostas de pauta para espetáculos na área de teatro adulto, teatro infantil, dança, cinema, e música. Os interessados deverão enviar material contendo release, fotos, vídeos e clipping, pela internet, correios ou entregue direto na portaria do Teatro, a partir de 23 de janeiro. A partir do dia 13 de fevereiro, a produção estará convocando as produções selecionadas para assinatura de contratos relativos a pauta do 1° semestre.  O e-mail da casa é casadeculturanovaiguacu@gmail.com e o endereço é Rua Getulio Vargas 51, centro - Nova Iguaçu.

Secretaria de Economia Criativa do MinC convida para palestra com Andrew Senior.

Dia 07 de fevereiro em Brasília, a Secretaria de Economia Criativa do MinC convida para palestra com Andrew Senior. Inscrições: brasilcriativo@cultura.gov.br.
Sobre Andrew Senior: integrante de um novo grupo de expertos, criado pela UNESCO e pela União Europeia, para apoiar o desenvolvimento de políticas culturais em uma gama de economias emergentes. O programa da UNESCO, com financiamento da UE, está focado em 70 países ‘beneficiários’, todos os quais signatários da Convenção da ONU de 2005 sobre a diversidade cultural.