sexta-feira, 18 de novembro de 2011

IAF recebe propostas para apoio a projetos até 30 de janeiro

A Fundação Interamericana (IAF) recebe, até 30 de janeiro de 2012, propostas para financiamento de projetos principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte. Atualmente a Fundação só tem recebido propostas do Sudeste e Nordeste, e tem interesse em especial em apoiar organizações de base nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Propostas do oeste da Bahia, Norte de Minas, oeste do Pernambuco e dos estados do Piauí e Maranhão também serão considerados. Os tipos de projetos apoiados pela Fundação são amplos, desde ambientais aos de geração de renda, agricultura familiar, capacitação etc. Os recursos para projetos variam de 25 mil a 400 mil dólares. Dúvidas podem ser esclarecidas com David Ivan Fleischer pelo e-mail dfleischer@iaf.gov. Outras informações podem ser obtidas em www.iaf.gov

Programa Cultural Eletrobras 2012

Estão abertas até 6 de dezembro as inscrições para a quarta edição do Programa Cultural da Eletrobras. Além dos segmentos teatro, audiovisual e patrimônio imaterial, este ano o edital abre possibilidade de participação de projetos para circulação de espetáculos. A inscrição será gratuita e deverá ser realizada no hotsite www.eletrobras.com/editalcultura

Ação da Cidadania comemora Dia da Consciência Negra com palestras e filme sobre o Cais do Valongo


Em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e os 200 anos do Cais do Valongo, a Ação da Cidadania e o Instituto dos Pretos Novos (IPN) promovem nesta sexta-feira, dia 18, o lançamento do documentário Cais do Valongo Sangra da Terra. Além da exibição do filme, haverá palestras sobre os temas Redescoberta do Cais do Valongo, Pequena África e André Rebouças. O evento é gratuito e acontece a partir das 17h, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Zona Portuária do Rio.
 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Seleção aberta para contratação temporária no Colégio Pedro II

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRAMENTO DE PROFESSORES

A UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) publicar edital para o concurso com 53 vagas para professores

com sede em Foz do Iguaçu (PR), acaba de publicar edital para o concurso com 53 vagas para professores do quadro efetivo. Há duas vagas para Antropologia (Uma delas sendo especificamente para a área de Etnologia Indígena) e várias outras para Ciência Política, História, Filosofia, Letras, Geografia, Arquitetura, Música, Cinema e outras ainda.

As provas poderão ser realizadas também em espanhol. a UNILA, em consonância com a sua missão institucional, tem muito interesse na contratação de professores hispano-americanos.

Para tanto, peço, em segundo lugar, que colaborem conosco dando ampla divulgação deste edital. Ainda hoje, creio, teremos a versão em espanhol.

Informações pontuais sobre o concurso poderão ser obtidas pelo email segepe@unila.edu.br
  
Andrea Ciacchi
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(45) 3576.7322 / (41) 8883.6341

Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco

Parte do conjunto de Ações desenvolvidas pela Funarte/Ministério da Cultura, o Programa “Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco” é voltado para a realização de projetos culturais de baixo custo. A missão do programa é fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco. Os projetos financiados deverão ser propostos, ou ter como beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes na área a ser alcançada, para promover a cidadania cultural.

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Projéteis Funarte de Artes Visuais Rio de Janeiro

NSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 5/12/2011

Edital publicado no Diário Oficial da União, Seção 3, página 14, em 20 de outubro de 2011
Acesse ao lado e baixe a ficha de inscrição, o edital e a planta do local de exposições
Pessoas físicas de todo o Brasil, envolvidas com as artes visuais, podem ocupar a galeria do mezanino no Prédio Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, através deste programa. O período de ocupação é de 30 dias e está previsto para ocorrer em 2012.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conheça o “Santuário Sagrado dos Pajés”,

No meio da capital do Brasil se encontra a Terra Indígena “Santuário Sagrado dos Pajés”, reserva do bioma do cerrado e da cultura indígena, onde se mantem por muito tempo a tradição ancestral dos pajés: o conhecimento dos poderes terapêuticos das plantas medicinais.

A medicina da terra vem por séculos acompanhando nossos anciãos, que ensinam a reconexão com a energia vital da criação, o que permite encontrar a saúde como um estado de felicidade, plenitude, vigor e alegria espiritual.

Em defesa do Santuário dos Pajés

Em defesa do Santuário dos Pajés Foto: Divulgação, Thyago Arruda / 247, e Rafael Passos / Festival Mundo

Apresentações musicais, feira de artesanato e debate no Noroeste nesta terça-feira (15)

Oficina de Teatro do Oprimido Para a Melhor Idade

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Abertas inscrições para Programa Petrobras Esporte & Cidadania – até 01/03/2012

Estão abertas as inscrições da Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, que destinará R$ 30 milhões (trinta milhões) a projetos que promovam a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes.

Banco do Nordeste e BNDS lançam edital do Programa Banco do Nordeste de Cultura 2012 – até 16/12/2011

O período de inscrição dos projetos vai até 16 de dezembro de 2011, mediante entrega de 6 vias do formulário de inscrição impresso, devidamente preenchido com letra legível, digitado ou datilografado, assinado por responsável pelo projeto e acompanhado de 6 cópias de anexos indicados no formulário.

Prêmio incentiva gestão profissional no artesanato

Para identificar as melhores práticas de artesanato em todo o país, será realizada a 3ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Os interessados em participar podem se inscrever até 30 de novembro. A premiação, realizada de três em três anos, incentiva os artesãos a introduzirem técnicas de sustentabilidade e a melhorarem a gestão de seus negócios. As duas primeiras edições foram realizadas em 2006 e em 2009.

Ministério do Esporte abre inscrições para Bolsa Atleta – até 26/11/2011

O Bolsa Atleta, concedido pelo Ministério do Esporte, está com inscrições abertas até o dia 26 de novembro. O programa oferece uma remuneração mensal para custear gastos dos esportistas a fim de “manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o país nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, como diz o site do Ministério.

O benefício foi criado em 2005 e já favoreceu aproximadamente quatorze mil atletas. Neste ano, ele abrangerá cinco categorias: base, estudantil, nacional, internacional, olímpica e paraolímpica.

Clique aqui para mais informações.

União Européia recebe propostas para apoio a projetos de direitos humanos

A delegação da União Européia no Brasil está com edital aberto, até 17 de novembro, para financiamento de projetos de organizações da sociedade civil brasileira. A chamada é sobre Direitos Humanos, cujo objetivo é reforçar o papel da sociedade civil na promoção dos direitos humanos e das reformas democráticas, no fomento da conciliação pacífica dos interesses dos diferentes grupos e na ampliação da participação e da representação política. A entidade financia projetos que vão de 100 mil a 300 mil euros com duração de dois a três anos. O edital está disponível para download no anexo abaixo. Outras informações podem ser obtidas no endereço http://www.eeas.europa.eu/delegations/brazil/funding_opportunities/edital_dh_pt.htm

Prorrogadas inscrições para edital de apoio ao empreendedor do Fundo Zona Leste Sustentável

As inscrições para o edital do Fundo Zona Leste Sustentável foram prorrogadas para até 18 de novembro. O concurso visa selecionar micro e pequenos empreendimentos da Zona Leste da capital paulista que receberão aporte financeiro no valor de até R$ 25 mil. Os selecionados também terão formação técnica e administrativa. Podem se habilitar: cooperativas, microempresas e negócios individuais e associativos, cada uma com apenas um projeto. Os empreendimentos devem operar há pelo menos um ano em Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera ou São Miguel. As propostas deverão ser preenchidas no site do Fundo http://www.zlsustenta.org.br. Mais informações pelo e-mail edital@zlsustenta.org.br

domingo, 13 de novembro de 2011

Concurso de redação promove combate ao racismo

O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial de Minas Gerais (FPEDERMG) está com inscrições abertas, até o dia 25 de novembro, para o Concurso de Plano de Trabalho Pedagógico e de Redação, com o tema: “Lélia Gonzalez: combate ao racismo e promoção da igualdade de raça e de gênero”, 

Lançado primeiro aviso de habilitação de radcom com novas regras

O Ministério das Comunicações lançou, no dia 25 de outubro, um novo aviso de habilitação para entidades interessadas em montar uma rádio comunitária. É o primeiro aviso lançado após a publicação da portaria que alterou algumas regras do processo de escolha das emissoras.