Arena dos Arcos da Lapa recebe nos dias 28 e 29 de maio, de 15h às 20h, uma programação de teatro, performances, shows musicais e intervenções estéticas, com entrada franca

O Centro de Teatro do Oprimido realiza nos dias 28 de maio de 2010 (sexta-feira), de 15h às 20h, na Arena dos Arcos da Lapa, a mostra “Madalena Ocupa a Lapa”, com espetáculos e performances, dirigidos pela italiana Alessandra VannucciPrêmio Shell 2006 de Melhor Espetáculo por “A Descoberta das Américas” –, e elenco composto exclusivamente por mulheres que buscam percursos de expressões estéticas e narrativas a partir do corpo feminino, e no dia 29 (sábado) a mostra “Curumim Ocupa a Lapa”, com peças interpretadas exclusivamente por crianças e adolescentes, cujos temas tem relação com o ECA – Estatuto dos direitos da criança e do adolescente.

Nestes dias serão apresentados ao público uma mostra estética e teatral das atividades artísticas e cidadãs que a equipe de curingas do CTO vem realizando desde 2008, em dezoito estados brasileiros mais quatro países da África (Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal), com o Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto. Na ocasião acontecem as mesas de debates “Corpo feminino como território do sagrado e do poder, da ancestralidade ao século XXI” e “Estatuto da criança e do adolescente”. O evento tem classificação é livre e entrada é franca.

Na noite de 27 de maio (quinta-feira), às 19h, na casa do Centro de Teatro do Oprimido, acontece o coquetel de lançado o documentário “Metaxis – Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto”, que apresenta um panorama das atividades do CTO, entre 2008 e 2010, em cidades do Brasil mais Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.

O evento público é patrocinado pelo Ministério da Cultura, por intermédio do Programa Cultura Viva, com promoção da TV Globo “Teatro a gente vê por aqui”, apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O público vai trocar de lugar com os protagonistas

As pessoas que acompanharem os dois dias de mostras teatrais vão ter a oportunidade de subir no palco e mudar o final da história. Nas peças de Teatro-Fórum (técnica do Teatro do Oprimido), após cada apresentação, os espectadores são convidados a trocar de lugar com o protagonista para sugerir alternativas ao problema encenado. O espectador (ou espect-ator) da sessão de Teatro-Fórum não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida.

Sobre “MADALENA”

Contemplado com o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura e realizado no Brasil e na África pelo Centro de Teatro do Oprimido, o “Laboratório Madalena” é uma iniciativa da diretora italiana Alessandra Vannucci e integra a sua residência artística no Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto. O projeto realizou cinco laboratórios teatrais gratuitos, três no Brasil e dois na África (Moçambique e Guiné Bissau), cada um produzindo peças estéticas e espetáculos de Teatro-Fórum e/ou performances, que estão circulando localmente.

A experiência cênica “Laboratório Madalena, teatro das oprimidas” – exclusiva para mulheres empenhadas em investigar as especificidades das opressões enfrentadas por elas e em atuar para a criação de medidas efetivas que contribuam para a superação dessas opressões e para a igualdade dos gêneros – busca percursos de expressões estéticas e narrativas a partir do corpo feminino.

Sobre “CURUMIM”

Ao se buscar discutir a atuação do Teatro do Oprimido na educação e nos direitos da criança e do adolescente, demonstra-se que o uso da linguagem teatral pode possibilitar múltiplas experiências, que potencializam a criatividade, a autonomia e, por que não o desbloqueio do corpo e de seus sentidos, nas crianças e nos adolescentes. Além do mais, o Teatro do Oprimido é uma prática de arte politizadora que abre espaço para a manifestação expressiva dos participantes, pois tendo como uma de suas prioridades a não priorização em formar atores profissionais, mas, sim, protagonistas sociais, cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, da sua dignidade e com auto-estima elevada e fortalecida. Neste sentido, acredita-se que seu caráter popular e participativo possa propiciar um procedimento educacional relevante, proporcionando aos educandos o contato com a arte do teatro por meio de uma proposta pedagógica que conjuga teoria, prática e expressão artística.

SERVIÇO

Nome do evento: MOSTRA TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO

Local: Largo da Lapa (junto aos Arcos da Lapa). Avenida Mem de Sá s/n° – Lapa/RJ

Informações: (21) 2232-5826 e 2215-0503 e www.cto.org.br

Classificação indicativa: LIVRE

Ingressos: GRÁTIS

Programação:

27 de maio, quinta-feira, de 19h até 22h – Neste noite, na casa do Centro de Teatro do Oprimido, acontece o coquetel de abertura das mostras, quando será lançado o documentário “Metaxis – Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto”, que apresenta um panorama das atividades do CTO entre 2008 e 2101em cidades do Brasil mais Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal. LOCAL: Centro de Teatro do Oprimido (Avenida Mem de Sá 31). CLASSIFICAÇÃO LIVRE. ENTRADA FRANCA

19h – Abertura da Mostra

19:15h – Apresentação do CTO

19:30h – Apresentação do Projeto Ponto a Ponto

19:45h – Programação Mostra

20h – Lançamento do vídeo

20:30h – Show com Thiago Tomé e Augusto Bapt

21h – Coquetel

28 de maio, sexta-feira, de 10h até 20h – Neste dia acontece a mostra “Madalena ocupa a Lapa”, uma experiência cênica inovadora que investiga as opressões contra a mulher, com apresentações de peças teatrais e performances (com elenco exclusivamente composto por mulheres), intervenções estéticas, shows musicais e exibição de vídeos das atividades do Laboratório Madalena no Brasil e na África. A tarde acontece uma mesa de debates cujo tema “Corpo feminino como território do sagrado e do poder, da ancestralidade ao século XXI” vai expor tanto nas relações reais quando em sua representação nas mídias e no imaginário coletivo, revoluções, mutações, expectativas, seduções, obsessões, novas vivências e novos hábitos do corpo feminino, aparentemente visando à emancipação da mulher na sociedade contemporânea, que convivem com a evidente permanência de opressão e violência contra este mesmo corpo. LOCAL: Arena do Largo da Lapa (junto aos Arcos). CLASSIFICAÇÃO LIVRE. ENTRADA FRANCA

10h – Abertura da Exposição no corredor da Lapa e exposição na Casa com mostra de vídeos. Ensaios na Arena da Lapa e no 2º andar da casa.

15h – Abertura musical com a Dupla Africana Edilta da Silva e Arlete Guilhermina

15:30h – Performance do Grupo Madalenas Ouro Preto

15:40 – Performance do Grupo Madalenas Santa Catarina

15:50h – Mesa de Debate temática “Corpo feminino como território do sagrado e do poder, da ancestralidade ao século XXI”, com Cecilia Boal (psicanalista), Mãe Beata de Iemanjá (Terreiro Ilê Omi Ojú Aro), Bárbara Soares (Mestre em Antropologia Social e Doutora em Sociologia pelo IUPERJ). Mediadora: Alessandra Vanucci

17:20h – Apresentação musical com Santa e Roni Valk

17:30h – Apresentação Musical com Bete Albano

17:40h – Apresentação do Grupo Madalenas Ceará com a cena Eva

18:30h – Apresentação Musical com DJ Cris Soul, Bebel DO gUETO e Negra Rô

18:45h – Performance do Grupo Madalenas Ouro Preto

19:00h – Performance Marias do Brasil

19:20h – Apresentação do Grupo Madalenas Rio de Janeiro com a cena Madalena

20:20h – Fechamento Musical (Geraldo Júnior)

21h – Encerramento

29 de maio, sábado, de 10h até 20h – Neste dia acontece a mostra “Curumim ocupa a Lapa”, com apresentação de dois espetáculos de Teatro-Fórum cujos temas são os direitos da criança e do adolescente (com elenco exclusivamente composto por crianças e adolescentes). Na ocasião haverá uma Sessão Solene de Teatro Legislativo, onde a platéia também pode participar escrevendo propostas de Lei ou de ações concretas, que serão analisadas por duas pessoas especialistas na legislação referente ao ECA (Estatuto da criança e do adolescente). LOCAL: Arena do Largo da Lapa (junto aos Arcos). CLASSIFICAÇÃO LIVRE. ENTRADA FRANCA

10h – Exposição no corredor da Lapa e exposição na Casa com mostra de vídeos. Ensaios na Arena da Lapa e no 2º andar da casa.

15h – Abertura musical com o Grupo Infantil de Dança Afro do Studio de Arte Espaço Aberto da Rocinha.

15:30h – Apresentação do Grupo Tô Fazendo Arte de Macaé/RJ com a peça O Impasse.

16:30h – Apresentação Artística de Música Campesina com Ribamar Nava

16:40h – Apresentação Grupo Encenarte de Fortaleza/CE – Rosa é o Sonho Sessão Solene de Teatro Legislativo

17:30h – Mesa de Debate temática “Estatuto da criança e do adolescente”, com Dr. Siro Darlan (desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e Antonio Futuro (professor de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERJ, mestre em Educação e especialista em Juventude e Violência). Mediadora: Bárbara Santos

18:20h – Performance de Charles Nelson e As Iabás

18:30h – Apresentação Musical com Roni, Kairon e Carina

18:50h – Apresentação do Grupo Nova Imagem de Estância/SE com a peça Correndo atrás do Futuro

19:50h – Fechamento Musical com Grupo Passarela 10

20:30h – Encerramento

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Ney Motta | Centro de Teatro do Oprimido assessor de comunicação (21) 2539-2873 e 8718-1965