terça-feira, 14 de agosto de 2012

MinC vai ouvir sociedade para integrar Cultura e Educação - 17/08

A Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e a ONG Casa da Arte de Educar promovem, no dia 17 de agosto, mais uma pesquisa-ação do projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação. O encontro será realizado no auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, no centro do Rio, de 14h às 17h30min.

O evento vai reunir educadores, estudantes, gestores públicos, artistas, líderes comunitários e representantes de movimentos sociais de todo o Sudeste, para discutir a criação de uma política de integração entre cultura e educação, a partir de experiências bem sucedidas realizadas pela sociedade.
A pesquisa-ação atingirá as cinco regiões brasileiras e utilizará como metodologia a Mandala dos Saberes, que visa promover o diálogo entre a diversidade cultural e educacional da comunidade, aproximando o saber acadêmico do saber cotidiano. O primeiro encontro foi realizado em Recife em junho passado. Toda a experiência vivenciada durante o processo nas cinco regiões brasileiras dará origem a um caderno pedagógico e dois vídeos que estarão disponíveis numa plataforma digital no site da Casa da Arte de Educar.

Matéria completa: http://www.cultura.gov.br/site/2012/08/10/minc-vai-ouvir-sociedade-para-integrar-cultura-e-educacao/

2º Encontro Nacional de Produção Cultural.

Esta quinta, às 14h, temos audiência pública da Comissão de Cultura para debater o Dia Estadual do Produtor Cultural e para promover a estruturação do 2º Encontro Nacional de Produção Cultural. Entre os confirmados: Marcelo Velloso, do MinC, Jorge Coutinho, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, Gustavo Maranhão, coordenador da ETE Adolpho Bloch, Fernando Gusmão, reitor do IFRJ, Ana Fergusson, coordenadora da UCAM e Ricardo de Moraes, do ENPC. deputado Robson Leite.