domingo, 13 de abril de 2014

Que reconhecimento da cultura é essa queremos e estamos construindo?




Que culturas é essa que nos pretendemos? Que acesso aos bens de cultura? E que mudança na cultura é essa que queremos? O que temos feito para que possamos exigir uma cultura igualitária e transformadora para todos?

E o que entendemos de cultura? O que, hoje, o Partido subentende o que seja cultura e para que ela serve?
Venho me fazendo essa pergunta ultimamente, e a minha grande dificuldade em ter um bom entendimento por essa palavra tão complexa: "cultura”! O que é cultura? O que pode ser considerado cultura para uns e contra cultura para outros?

Nesse momento de retomando de luta em que o nossa partido se encontra, não podemos nos dar o luxo de relaxarmos e achar que estar tudo bem, pois sabemos que o momento é delicado, é necessário que a secretaria nacional de cultura de continuidade aos trabalhos de melhorias e crescimento que ela já vinha tendo, temos que evoluir em nossas conquistas, e não regredir precisamos de novas ideias, mostrar que a cultura é o berço da transformação de uma cidadania plena. Não quero com isso dizer que temos que reinventar a roda, temos é que buscar formas reais e concretas para fazer essa toda se movimentar, mais e melhor. A cultura não pode ser vista pelos dirigentes do partido como um transtorno ou um peso morto cabe ao seu gestor maior (Secretario Nacional de Cultura) mostrar e defender que a cultura gere e movimenta o partido, já que ela elege Vereadores, Prefeitos, Governadores, Deputados, Senadores e Presidente, resumindo ela também trás dinheiro para o partido, então é necessário que se fique claro que dinheiro gasto com a cultura não é despesa é investimento.

Transmitir conhecimento é transmitir cultura cuja finalidade na comunidade humana é saber preservar a memória e ter a garantia de transformação. Proteger nossos mestres de Cultura Popular com sua arte e memória é tão importante quanto proteger o bioma amazônico. Não podemos deixar que os nossos mestres morressem e com eles os seus dons artísticos. Seus saberes não podem findar com suas mortes. Temos que abraçá-los e fortalecê-los em "suas brincadeiras", fortalecendo assim as ações de transmissão  da riqueza dos saberes. Precisamos motivar as nossas crianças a se apossarem desse verdadeiro patrimônio: artes, saberes e tradições.

Esse tem que ser o compromisso dos nossos parlamentares: governar para uma cultura verdadeiramente mãe gentil para todos. O Partido dos Trabalhadores precisa retomar esse conceito de luta que aos poucos
Tem se perdido. Se não fizermos, alguém se apossa da nossa falha, "rouba" uma luta histórica que é nossa, e faz ou recria ações paliativas em cima de uma realidade de ações que temos em projetos e idealizações.
É urgente a tomada de posição de nossos parlamentares por essa causa. a cultura.

                                                                                                                                        Leandro Oliveira