quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ANJOS DO PICADEIRO 9

As inscrições para as oficinas do já estão abertas!
 
São 5 oficinas com alguns dos mestres da palhaçaria internacional: Leris Colombaioni (Itália), Johnny Melville (Holanda), Andres del Bosque (Argentina), Amanda Crockett (EUA) e Angela de Castro (Inglaterra).


Corra para escolher a sua!

As vagas são limitadas e todas acontecerão do dia 06 à 08/12 das 10 às 13h.

Para se inscrever envie um email para: oficinasanjos9@gmail.com e confirme sua participação!

Período de inscrição: de 21/10 à 21/11/2010.



OFICINAS

O Tempo Cômico – Leris Colombaioni (Itália)

O estudo do tempo cômico se dá na prática e na repetição e esta oficina será focada estritamente no exercício deste ponto específico da clowneria. Cada participante focará o estudo no seu próprio trabalho, sendo orientado dia-a-dia neste processo.
Em grupos, trios, duplas ou solo, os participantes trarão desde o primeiro encontro seus figurinos, maquiagem e adereços, e as cenas com as quais desenvolverão o estudo do tempo cômico. Cada participante terá que gera apenas uma cena para que seja a ferramenta do seu estudo.
Oficina é estruturada para quem já entrou em contato com o universo da palhaçaria clássica: a utilização do corpo cômico, as claques e cascatas, a gag e como chegar até ela.
No final da oficina os participantes decidirão conjuntamente sobre a possibilidade de uma apresentação do trabalho desenvolvido neste período.

Número de participantes: 20

Sobre Leris Colombaioni

Filho de Nani Colombaioni que foi considerado um dos melhores palhaços do mundo e que também foi assessor de Federico Fellini nos filmes La strada e I Clowns. Leris Colombaioni é representante da sexta geração da família Colombaioni cujas origens remontam-se à commedia dell' arte, além de clown e diretor, é acrobata e trabalha desde seus seis anos no circo. Possui um repertório de cenas e de gags codificado nos mínimos detalhes, repertório passado de pai para filho e também recriado e ampliado a cada nova geração, que consistem em verdadeiras partituras físicas. Já trabalhou em circos como Orfei, Medrano, Togni, Pellegrini e outros. Trabalhou no cinema com Fellini (I Clowns), Comencini (LaBoheme), Giuliano Gemma (L'arciere di Fuoco), Monicelli (Cari fottutissimiamici), Martin Scorsese (Gangs of New York), Benigni (Pinocchio), etc. Participou de diversos encontros e festivais de circo pelo mundo e já trabalhou com vários grupos brasileiros como LUME, Teatro de Anônimo, Seres de Luz Teatro, LaMínima e Cia. As Graças.

Maiores informações:
http://www.colombaionileris.it/colombaionileris/Benvenuto.html

A Arte da Bobagem – Ângela de Castro (Inglaterra/Brasil)

"A Arte da Bobagem” é a master class que Angela de Castro ministra para o desenvolvimento da persona e performance do palhaço. Usando uma variedade de técnicas tradicionais e contemporâneas, a oficina permite que atores e outros interessados iniciem o processo de descoberta que antecede o desenvolvimento de técnicas específicas de palhaçaria. A Arte da Bobagem é considerada uma oficina de Clown “Master Class” que já percorreu todo o Reino Unido, nas principais universidades, como University of London e escolas de teatro como Royal National Theatre Studio.

Número de participantes: 20

Sobre Ângela de Castro

Ângela de Castro dedica-se há 15 anos ao tema do Clown, quando iniciou seus estudos na França e na Inglaterra, sendo posteriormente reconhecida por seus espetáculos em todo o mundo. Desde que saiu do Brasil para atuar na Inglaterra, Ângela tem atuado em espetáculos com os grupos Mummerandada, The Right Science and Slava Polunin Theatre e tem viajado constantemente com o seu aclamado The Gift.

Maiores informações:
http://www.contemporaryclowningprojects.com/who_dc.htm

Johnny Melville (Argentina/Holanda)

A oficina com Johnny Melville é um curso intensivo de improvisação, energia e aplicação de espontaneidade. Nela se utilizam técnicas como Passos Mágicos de Tensegritia (Carlos Castaneda), Aikido, Tai Chi e movimento do macaco chipansé, como treinamento da relação e disciplina do corpo para chegar à agilidade do ator.
São utilizados jogos infantis e exercícios teatrais, caracterização a partir de formas corporais, emocionais e resistências corporais.
O curso é direcionado para atores, cantores, bailarinos, acrobatas, palhaços e todos os profissionais que aspiram ser profissionais.

Número de participantes: 20

Sobre Johnny Melville

Melville fez seminários, workshops, teatro e ações em todo o mundo em seus últimos 35 anos. Suas oficinas também incluem grandes eventos concebidos com a participação maciça de pessoas, 100 pessoas, uma situação em que o núcleo do trabalho em grupo com Melville no ensino participantes as técnicas básicas de animação e desenvolvimento de animação em se, tornando-se líderes do mesmo.

Alguns trabalhos feitos por Johnny Melville
(Trabalho realizado com grupos de oficinas)
Roterdam; Deptford, Londres; Wandsworth, Londres e Munique; Wandsworth, em Londres;Florença, Viena; Oval House Theatre, em Londres; Housae Oval Theatre, em Londres; Florença; Festival de teatro chool radical, Londres; Barcelona Olimpiades; Festival de Araya (País Basco); Festival de Música Étnica, Namforrs (Suécia); 3ª Conferência Nórdica de Drama e Teatro

Maiores informações:
http://www.johnnymelville.com/

Amanda Crockett (EUA)

Comédia pode transcender a linguagem. O mundo dos artista deve ser honesto, aberto e vulnerável. Este workshop é sobre todas essas coisas. Vamos explorar o espaço, ritmo, respiração, e facilidade no palco, trabalhando em conjunto para encontrar o personagem e expressão para fazer de você um performer mais apaixonante, irresistível, relaxado e confiante, conectado com o seu público e ao mundo que você cria. Vamos trabalhar com mímica, clown, improvisação, comédia física, o trabalho sobre o personagem e uma perspectiva única sobre tudo isso, para assim criar a sua própria fisicalidade.

Numero de pessoas: 10

Sobre Amanda Crockett

Amanda Crockett começou a trabalhar como palhaça ao lado de seu pai aos 9 anos, aprendendo a delicada arte de fazer as pessoas rirem. Desde então, sua busca da perfeita mistura de circo e teatro físico levou-a para locais em todo o mundo. Amanda possui graduação na Dell'Arte International School of Physical Theatre e teve a sorte de treinar com alguns professores incríveis de todo o mundo, incluindo Helene Turcotte, Yi Lu, Stevens Rodleigh, Eisenburg Avner, Julie Goell, Montanaro Tony e Keith Johnstone. Atualmente, Amanda é um membro da companhia Aloft em Chicago, e membro do elenco da companhia El Circo Cheapo Cabaret.
Além do desempenho, ela tem ensinado Arte circense e Teatro Físico para crianças e adultos há mais de 10 anos. Alguns lugares onde já lecionou no San Francisco Circus Center, no Conservatório de palhaço, Loft no ar, o Miami Performing Arts Center, Wise Fool Novo México, Circus Smirkus.
Amanda é incrivelmente inspirados pelo brilhantismo do palhaço e criando uma obra que combina a comédia física com alto nível de acrobacias, manipulação de objetos e habilidades aéreas. Ela traz a performance cômica a um novo nível, tornando o movimento na gargalhada.

Maiores informações:
http://www.amandacrockett.net

Oficina de Bufonaria - Andrés Del Bosque

Nesta nova Idade Média, com o castelo dos privilégios defendido por uma polícia Global e uma guerra preventiva, os bufões sagrados, baixam a ponte elevadiça e celebram, a festa do Papa da Burlagem, vendo cair as falsas hierarquias, juntando medo com o riso que revela nossas próprias falhas e alienações.
Alguns palhaços são os favoritos do rei e abaixam as calças para fazer rir, outros vão com o pau na mão colocando o mundo de cabeça para baixo. Esses são os Bufões sagrados.

Objetivo:
1) Reconhecer um caminho de transformação nos vícios e falhas através do riso, graça e ternura;
2) Reconhecer as evidências do Bufão Ritual em diferentes culturas.

Conteúdo: jogos e bailes bufonescos, parodias, textos de bufões (Ghelderode, Shakespeare, etc.); exposição sobre a investigação em torno do Bufão Sagrado.

Sobre Andrés del Bosque

Andrés del Bosque, se formou com Enrique Buenaventura em Cali Colombia. Ator, Diretor e Autor. Discípulo de Philipe Gaulier, Antonio Fava, Vladymir Kriukov. Professor de clown bufão. Mestro de interpretação em diferentes universidades chilenas. Ministrou oficinas em Londres, Costa Rica, México, Italia e na España.

Maiores informações:
http://www.andresdelbosque.com/
http://andresdelbosque.blogspot.com/