segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Representantes da área cultural vão apresentar suas demandas cariocas ao ministro da Cultura, Juca Ferreira no dia 02 de Fevereiro na Fundição Progresso.

Organizações, grupos, companhias, produtoras de arte e cultura do Rio de Janeiro. Aqui um dos desdobramentos da reunião com Ministro Juca Ferreira, em Brasília. Quem tem ideias, pode e quer partilhar neste encontro, na Fundição Progresso, escreve aqui embaixo. Será o primeiro passo da criação de um Fórum Permanente de Cultura do Rio de Janeiro, de caráter amplo e propositivo, para promover diálogos entre sociedade civil e Estado, nos seus mais diferentes níveis. O primeiro ponto de pauta, será o lugar da cultura nos Jogos Olímpicos de 2016.


Prêmio de Ações Locais > Resultado da Classificação.

A Secretaria Municipal de Cultura torna público o resultado da fase de Classificação do Edital do Prêmio de Ações Locais – Edição Rio450 (Edital de Seleção nº4, de 16 de outubro de 2014), conforme item 8.

Todas as ações classificadas ganharão a chancela de "Ação Local" reconhecida pela SMC, a ser emitida por meio de certificado a partir do mês de março.

Todas as ações locais convocadas para a Fase de Escuta deverão comparecer ao encontro presencial com os membros da Comissão de Seleção, nas datas, horários e locais indicados abaixo, conforme item 9.

Nos encontros presenciais, cada ação local poderá ser representada por até 02 (duas) pessoas, sendo necessariamente 01 (uma) delas o proponente da ação.

Caso o proponente encontre-se impossibilitado de comparecer na data e local agendados, poderá ser substituído, desde que o substituto porte, no encontro com a Comissão de Seleção, Declaração de Substituição (Anexo 7 do edital, disponível no site da SMC) assinada pelo proponente impossibilitado de comparecer.

As ações chamadas para a Fase de Escuta cujos proponentes não comparecerem ao encontro presencial nas data, horários e locais agendados e não enviarem substitutos serão desconsideradas na Fase de Seleção.

Recomenda-se que os participantes da Fase de Escuta estejam presentes nos locais divulgados com a antecedência de 30 minutos.

Os endereços dos equipamentos que sediarão os encontros são:

Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá:
Rua Barão, 1180 - Praça Seca, Rio de Janeiro - RJ, 21321-620

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica:  
Rua Luís de Camões - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20060-030

SerCidadão:
Rua Fernanda, 140 - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ, 23515-122

Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo):
Praia do Flamengo, 158 - Flamengo.

Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola:
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20530-002


Para mais informações entre em contato com a Coordenadoria de Cultura e Cidadania (cidadania.smc@rio.rj.gov.br / 2976-2526/ 2976-2547)."


Representantes da área cultural apresentam suas demandas cariocas. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, se reuniu na manhã desta terça-feira (13/1) com cerca de 40 representantes de entidades culturais do Rio de Janeiro, no Edifício Parque Cidade, em Brasília.

Na conversa, eles expuseram preocupações e demandas do setor ao novo ministro. 
Com relação ao questionamento sobre a situação da Funarte, Juca Ferreira defendeu a reestruturação da fundação e a construção de um grupo para repensar uma nova arquitetura que englobe os objetivos de sua atuação. "A Funarte tem que ser nacional e assumir a diversidade cultural para ter eficiência e contemporaneidade", disse o ministro.
O ministro também destacou ser a favor da renúncia fiscal para o financiamento de projetos culturais, mas não nos moldes atuais da Lei Rouanet. "Temos que avançar. O modelo de financiamento é perverso. Sou a favor da parceria público-privada". Ele ressaltou ainda que, além de eventos e projetos é preciso investir em instituições. 
"Vou reabrir o diálogo para pactuar com o campo cultural, para ter força para ir ao Parlamento", afirmou o ministro, em relação ao projeto do Procultura, que propõe a reforma da Lei Rouanet.
Questionado sobre as dificuldades de entidades do terceiro setor de promover parcerias com o Estado, ele defendeu a descriminalização das organizações sociais e a abertura para conversas e parcerias do Estado com os cidadãos e não só "entidades estruturadas".
O ministro reconheceu também a necessidade de se investir em políticas culturais para crianças e adolescentes, segmento que não tem sido contemplado a contento. 
Os grupos manifestaram ainda a preocupação de se promoverem atividades culturais durante a realização das Olimpíadas em 2016. O ministro afirmou que está aberto a receber sugestões de ações dos mais diversos segmentos. 
O ministro Juca Ferreira se mostrou de acordo com as avaliações dos produtores referentes à dificuldade nas prestações de contas e a necessidade de estimular ações continuadas nos diferentes setores. 
Para o produtor cultural Junior Perim, cofundador e diretor executivo do Circo Crescer e Viver, o encontro de hoje renova a relação do MinC com o Rio de Janeiro. "A expectativa é que o que foi dito sirva para contribuir na formulação de políticas que o ministério vai fazer para recolocar a cultura no centro do desenvolvimento do Brasil".
O escritor e diretor teatral Marcus Faustini, coordenador da Agência de Redes para  Juventude, também avaliou de forma positiva a reunião, por colocar já colocar em prática a questão do diálogo entre o MinC e a sociedade civil. "A atualização [das políticas de cultura] não vai sair só da cabeça da equipe do ministério, mas do diálogo com a sociedade civil. Esses gestos dos dois últimos dias de abrir o diálogo demonstra o potencial desta nova gestão". 
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Cultura