sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012

O Ministério da Cultura (MinC) publicou hoje (27), no Diário Oficial da União (Seção3, apartir da página 13), o Edital nº 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. As inscrições para viagens em abril vão até o dia 12 de março.

Funarte seleciona candidatos para Escola Nacional de Circo

Edital abre 10 vagas para o Curso Técnico em Artes Circenses.

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 Imprimir Aumentar fonte
Escola Nacional de Circo – Foto: Sebastião Castellano
Escola Nacional de Circo – Foto: Sebastião Castellano
Estão abertas até 30 de março as inscrições para o Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo, da Funarte. O edital foi publicado nesta quinta-feira, 9 de fevereiro. As 10 vagas oferecidas serão preenchidas no segundo semestre deste ano, no turno da tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Podem participar candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 14 anos completos ou a serem completados até 31 de julho de 2012. Para concorrer a uma vaga, é preciso estar cursando ou ter concluído o ensino médio até o ato da matrícula na ENC.

Oficinas gratuitas de Clown, Yoga e Capoeira - PERNAMBUCO

O projeto LE PETIT: GRANDEZAS DO SER, da Companhia Circo Godot de Teatro, dos artistas Andrêzza Alves, Ana Paula Sá, o italiano Damiano Massaccesi, Asaías Lira e Quiercles Santana, vai estrear o espetáculo de mesmo nome em maio desse ano, durante temporada no Teatro Hermilo Borba Filho, em Recife.

A partir desse mês inicia uma série de OFICINAS GRATUITAS DE CLOWN, YOGA E CAPOEIRA para artistas já experientes do teatro, da dança ou do circo, maiores de 18 anos, todas incentivadas pelo Prêmio Myriam Muniz, da Funarte.

São 15 vagas para cada (haverá seleção). É necessário enviar curriculum de uma página destacando formação e atividades artísticas práticas, além dos contatos, para o e-mail lepetitgrandezasdoser@gmail.com. As inscrições já estão abertas e independentes para cada oficina. São elas:

Lançado o edital do 4º Festival Nacional de Teatro de Congonhas

O Centro Cultural Chaplin, sediado na cidade de Congonhas (MG), realiza o PROFESTeatro - Festival Nacional de Teatro de Congonhas no período de 1 a 3 de junho de 2012.

Nessa quarta edição "podem se inscrever grupos de teatro Escolares, Experimental e de Pesquisa com espetáculos de palco nas categorias adulto ou infantil ou com espetáculos alternativas como ruas e praças", informa a coordenação.

As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 1º de junho de 2012.

O município de Congonhas situa-se na Macrorregião Central de Minas Gerais, distando apenas 78 Km da capital, Belo Horizonte.

Para mais informações e download da ficha de inscrição acesse o link do festival.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bissexuais reclamam que são discriminados por héteros e gays

3% da população brasileira diz sofrer preconceito de ambos os lados

 Em tempos de discussão sobre orgulho gay e orgulho hétero, 3% da população brasileira diz sofrer preconceito de ambos os lados.
São os bissexuais --mais de 5 milhões no país, segundo pesquisa Datafolha de 2009. Na próxima sexta, dia 23, eles vão comemorar o Dia do Orgulho Bissexual.
Um deles é Fábio*, 17. "Sinto atração pela beleza dos dois", diz. "As mulheres são mais meigas e suaves, já os homens têm pegada forte, são mais rústicos."
Como ele, a estudante de ciências sociais Maraiza Adami, 23, também é bi. Ela reclama: "Os héteros acham que ser bi é transitório ou promíscuo. Já os gays, principalmente dentro do movimento LGBT, acham quase uma agressão você ficar com alguém do sexo oposto."
Especialistas em sexualidade tentam entender as razões do duplo preconceito. O psiquiatra Alexandre Saadeh, especialista em identidade sexual do Hospital das Clínicas, lembra que é muito comum que a bissexualidade seja vista como uma fase anterior à confirmação da homossexualidade.
Esse mito incomoda tanto Ilana Falci, 21, de Belo Horizonte, que ela quer editar um vídeo com vários bissexuais dando o seu depoimento. "O bi não é uma pessoa em dúvida", diz ela. "Não precisa decidir se gosta mais de homens ou de mulheres."

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Inscrições Troféu Cultura Negra no Carnaval serão recebidas até 24/02/2012.

O Troféu Cultura Negra no Carnaval foi criado com objetivo de premiar, anualmente, as agremiações de samba, cujos enredos abordem às origens e as expressões históricas e culturais das comunidades  Afro-brasileiras.

Para concorrer ao Troféu o representante da escola ou bloco carnavalesco deverá preencher a ficha de inscrição que segue em anexo e enviá-la para o seguinte e-mail: trofeuculturanegracarnaval@gmail.com,  as inscrições serão recebidas até 24/02/2012.

Para mais informações acesse o blog do projeto: http://comdedinerjtrofeu.blogspot.com/


Troféu Cultura Negra no Carnaval.jpg