sábado, 1 de novembro de 2014

Exposição "Mulher, negra mulher"

A Exposição "Mulher, negra mulher" no SESC São João de Meriti, com abertura prevista para o dia 08 de Novembro, 2014 - Teremos além das 107 Mulheres já homenageadas, mais três especiais mulheres que virão contar um pouco da sua história para nós, são elas: Marina Maciel, Yá Olidia Lyra Lyra Torody e Maemeninazinha TadeEmocionados com mais estas mulheres, estamos convocando vocês todos para estarmos juntos nesta data e breve encaminharemos todas as informações deste dia especial.

Um dos nossos motivos: 
 
Orquestrar, em um mesmo ambiente diversas vozes oriundas de mulheres das mais diferentes identidades, e contar essas histórias de vida para as novas gerações e para o público em geral. Este foi o desafio aceito pelo fotógrafo Ernane Pinho e proposto pela curadoria ao desenvolverem a exposição Mulher, NEGRA Mulher, no mês da valorização da consciência e  promoção da história do Negro.

Algumas de vocês já sabem que este trabalho foi inspirado através do desenvolvimento de um projeto meu anterior, quando na docência de oficinas de teatro em regiões carentes. A linguagem das Artes Cênicas para o grupo de pessoas serviu ao propósito de trabalhar a essência humana, através de um veículo que despertasse aproximação e confiança. Durante o processo, a realidade observada pela curadoria foi um cenário constante de ações de subjugação feminina, inclusive a sexual. Através das formas naturais que essas atitudes acabaram sendo aceitas por toda a comunidade, refletem uma compreensão da palavra “sonho” apenas em seu sentido literal. Determinado a contribuir para o resgate da dignidade destas jovens, eu entendo que a melhor abordagem é o resgate da autoestima e a criação de referenciais positivos. Para isso, a ponte entre o indivíduo subjugado e a consciência coletiva através da exposição das narrativas de vida de indivíduos que independente de seus históricos, fizeram e ainda fazem a diferença, foi adotado.


Assim, a exposição Mulher, NEGRA Mulher, propõe ao público visitante o reconhecimento e exaltação do humano, através de suas fotografias, áudios e vídeos. A identidade visual associada a valores veiculados pelos depoimentos das mulheres homenageadas e das lentes sensíveis de Ernane Pinho, vestem o espaço com uma possibilidade de conscientizar o presente, reavaliar e criar o futuro.