quinta-feira, 13 de abril de 2017

EDITAL DE AÇÕES DE PREVENÇÃO RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS.

O objetivo do edital é apoiar projetos a serem executados por Organizações da Sociedade Civil (OSC) que visem fortalecer ações de base comunitária de incidência política e advocacy relacionadas à epidemia de IST/HIV/AIDS e hepatites virais e, o fortalecimento e/ou a ampliação das ações de “Prevenção Combinada” ao HIV/AIDS (Prevenção combinada é a possibilidade de combinar ou usar as tecnologias disponíveis para prevenir o HIV como por exemplo: camisinha, PEP, PREP, entre outros). 

O Fundo Nacional de Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil que trabalham no campo das IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais - Fundo PositHiVo, lança edital de seleção pública de projetos, direcionado a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolvam projetos de prevenção ao HIV/AIDS e Hepatites Virais. 

Faísca – Mercado Gráfico: Seleção de expositores para a estreia da temporada 2017.

Edital de seleção de artistas independentes que atuam no mercado gráfico para integrar a programação da edição do dia 20 de maio de 2017 da Faísca, estreia da terceira temporada da feira. O que é a Faísca? Faísca é a primeira feira mensal de produção gráfica de Minas Gerais. Cada edição recebe 45 representantes do mercado independente, entre artistas individuais, coletivos e selos, que produzem obras como zines, revistas, livros, quadrinhos, fotografia, colagens, desenhos, cadernos, pôsteres e outras publicações. Os expositores são os próprios artistas, que ficam disponíveis para conversar com os interessados ao longo dos eventos. Os encontros são no terceiro sábado de cada mês no BDMG Cultural, com acesso gratuito e classificação livre. O resultado sai no dia 26 de abril pela página da Faísca (https://www.facebook.com/mercadofaisca). 

Abertas inscrições para o PirenópolisDoc – Festival de Documentário.

Acontece em agosto a terceira edição do PirenópolisDoc – Festival de Documentário, que esse ano chega com novidades, além da programação tradicional haverá uma conferência internacional dedicada aos estudos em cinema, fotografia, artes digitais e educação. Acontecerá também uma mostra especial de documentários de língua portuguesa em parceria com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação, de Portugal.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Prêmio LeYa 2017 para escritores de linguá portuguesa.Estão abertas até 30/04.

O objetivo do concurso é incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa e publicar uma obra inédita de ficção literária. As inscrições podem ser feitas por pessoas físicas de qualquer nacionalidade. As obras submetidas devem ter um mínimo de 200 mil caracteres. Os interessados devem enviar cópias físicas e digitais para a sede da editora em Portugal. Haverá apenas um vencedor selecionando por um Júri, que além de ter sua obra publicada, receberá um prêmio de 100 mil euros, cerca de 340 mil reais.

Leia o Edital na integra AQUI

terça-feira, 11 de abril de 2017

10º Festival de Cinema de Triunfo lança edital para realizadores de todo o país As inscrições, feitas exclusivamente pela internet, começam na próxima segunda-feira (10) e vão até o dia 10/5.

Ao longo desses dez anos, o Festival de Cinema de Triunfo já exibiu mais de 600 filmes. De acordo com Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura, o evento “contribui para descentralizar as ações da política cultural do Estado, proporcionando importantes debates no âmbito do audiovisual e destacando, inclusive com uma mostra específica, a rica produção audiovisual dos sertões”.

Outro destaque da programação é a oferta de atividades de formação cultural para o público da região, com a realização de oficinas e rodas de diálogo. “Um dos maiores méritos do festival é estimular a troca entre realizadores do Estado com os de outras regiões do país e, consequentemente, a formação de público, que participa intensamente das oficinas e dos debates”, comenta Márcia Souto, Presidente da Fundarpe.

Prêmio Itaú-Unicef 2017 - Educação Integral: parcerias em construção.

Completando 22 anos de existência, o Prêmio Itaú-Unicef realiza em 2017 sua 12ª edição, cujo mote é: Educação integral: Parcerias em construção. Nesse sentido, o objetivo da edição é identificar, reconhecer, dar visibilidade e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas para contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essas parcerias, de acordo com o Prêmio, devem ser concebidas, planejadas e executadas por ambas as instituições e destinadas a crianças, adolescentes e/ou jovens entre 6 e 18 anos em condições de vulnerabilidade social.