sexta-feira, 16 de março de 2012

Boletim Minc RJ ES

Noroeste Fluminense discute adesão de municípios ao SNC
P3090093
Os gestores  dos municípios do Noroeste Fluminense pediram o apoio do Ministério da Cultura  para  a elaboração e implantação de suas políticas culturais. A região é uma das que apresentam menor nível de integração ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) no estado e , por isso, foi  escolhida para receber o primeiro Seminário do SNC realizado em 2012  pela Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O  encontro, na última quarta-feira (14/3), no município de Itaperuna, reuniu cerca de 20 representantes de sete dos 13 municípios da região.
Leia +


Cachoeira de Macacu deve aprovar Sistema de Cultura antes da eleição                                              
O governo de Cachoeira de Macacu, na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro,  enviou à Câmara dos Vereadores , no último dia 8 de março, o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura. O projeto abrange também a criação do Conselho, do Plano e do Fundo Municipais de Cultura. A Prefeitura espera que a lei seja aprovada ainda no primeiro semestre, antes do início do período eleitoral.Leia +

MinC reúne gestores de municípios habilitados para Usinas Culturais

O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, e gestores do órgão se reuniram, na última quarta-feira (14/3), com representantes dos municípios habilitados a fazerem parte da segunda fase do programa Usinas Culturais, para esclarecer dúvidas em relação às ações de mobilização social e os manuais do programa. No Estado do Rio de Janeiro, quatro municípios foram habilitados para a segunda fase: a capital, Duque de Caxias, Cabo Frio e Macaé.
Leia +

Museu Imperial inaugura mostra Artistas Italianos no Brasil do século XIX

Como parte das comemorações do Momento Itália-Brasil 2011-2012, o Museu Imperial/Ibram apresenta a exposição Artistas Italianos no Brasil Imperial. Com pinturas, gravuras, joias, esculturas e livros, entre outras peças, a mostra expõe obras de artistas da península itálica que vieram ao Brasil ou retrataram aspectos da vida brasileira no século XIX.A exposição foi inaugurada hoje (16/3), data em que são comemorados os 69 anos do Museu Imperial e o aniversário da cidade de Petrópolis.
Leia +

Outras notícias em destaque:
Encontro de cultura |Municípios da Região Serrana se reúnem em Papucaia (Leia +)
Praças dos Esportes e da Cultura |Prorrogadas inscrições para curso à distância  (Leia +)
Biblioteca Nacional | Abertas inscrições para Encontro Nacional de Catalogadores (Leia +)
Funarte |Pagamentos referentes a editais serão concluídos até abril (Leia +)

Atividades homenageiam Augusto Boal e Teatro do Oprimido


Dramaturgo completaria 81 anos nesta sexta-feira (16)

 Diversas atividades celebrarão, a partir desta sexta-feira (16), o Dia Mundial do Teatro do Oprimido. A escolha da data é uma homenagem ao criador do Teatro do Oprimido, o carioca Augusto Boal, que completaria 81 anos em 2012. 
Nascido em 16 de março de 1931, o diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta dedicou a vida e obra em favor das lutas sociais. Baseadas em uma estética preocupada com as questões políticas e sociais, as técnicas e práticas do dramaturgo foram difundidas em todo o mundo. 
No Centro de Teatro do Oprimido (CTO), as atividades iniciam às 19h, com a apresentação de pouporrit musical do espetáculo Coisas do Gênero, com elenco do CTO. A exibição do documentário "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido", do cineasta Zelito Viana, mostrará a trajetória de vida e obra do dramaturgo. O Centro do Teatro do Oprimido fica na Avenida Mem de Sá, 31, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. 
A programação também contará com a apresentação de performance internacional com elenco da Guatemala, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Peru, França, Alemanha, Espanha, Itália e Brasil, e com o lançamento do livro "A Estética de Boal – Odisséia pelos Sentidos", de Flávio Sanctum. 
Já no dia 17, haverá apresentação do Grupo de Teatro do Oprimido do Complexo da Maré – GTO Maré, às 15h no Museu da Maré. O grupo formado por adolescentes criou a peça "Quem pode leva", que levanta a discussão sobre o preconceito que os jovens sofrem por morarem na favela. O Museu da Maré está localizado na Avenida Guilherme Maxwell, 26, em frente ao PSF – Programa de Saúde da Família – Augusto Boal, uma homenagem da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. 
Ainda nesta sexta-feira (16), será lançado o Projeto Centro Interuniversitário de Memória e Documentação (CIM), locado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A proposta, financiada pelo Ministério da Educação, é criar um espaço para a divulgação de acervos artísticos e científicos que potencialize ações e políticas de preservação do patrimônio material e imaterial brasileiro. 
A data de lançamento foi escolhida em homenagem a Boal, já que a restauração e divulgação de seu acervo são projetos-piloto do CIM, em parceria com a Faculdade de Letras (FL), a Casa da Ciência, a Reitoria da UFRJ e o Instituto Augusto Boal.  
De 16 a 23 de março serão realizados diversos eventos para resgatar a trajetória do artista, falecido em 2009. No último dia, será concedido a ele o título de doutor honoris causa (post mortem) pela Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. A programação completa pode ser conhecida aqui.

Leia também: 

No palco, soluções para a vida real - Entrevista com Augusto Boal

quinta-feira, 15 de março de 2012

Seleção Pública de Microprojetos Culturais.

Antes de iniciar a sua inscrição, leia atentamente a chamada pública clique aqui

Inscrições

Inscrições abertas de 12/03/2012 a 11/06/2012

Edital: Seleção Pública de Microprojetos Culturais

Valor: R$ 496.000,00 (quatrocentos e noventa e seis mil)

Descrição: 

O Presente Instrumento foi instituído com o objetivo de fomentar grupos independentes e pequenos agentes culturais no sentido de promover a diversidade cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Será concedido apoio financeiro para iniciativas culturais de fortalecimento, estímulo e incentivo às cadeias produtivas nas seguintes áreas: cultura popular, literatura, música, audiovisual, artes visuais, artes integradas, artesanato, design, arquitetura, restauro, gastronomia, jogos, moda, mercado editorial, publicidade, radio, TV, software aplicado à economia criativa, turismo artes cênicas (dança teatro, circo e perfamance).

Cada proponente poderá inscrever mais de um projeto, em qualquer uma das modalidades, no entanto, só será contemplado com no máximo duas propostas

A inscrição é gratuita e aberta à pessoa física e pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, atuantes na área cultural há pelo menos dois anos, residentes ou sediadas no Estado do Rio de Janeiro, através do preenchimento dos formulários de inscrição disponíveis no sítio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Os Projetos Inscritos deverão prever o gasto de R$ 8.000,00 reais (oito mil), cada.

Para inscrição clique no botão abaixo


inscreva-se

Estão abertas as inscrições para o Circuito Estadual das Artes 2012.

Estão abertas até 25 de abril as inscrições para o Circuito Estadual das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que está em sua quinta edição e tem a proposta de levar montagens já consagradas a municípios do interior e/ou às localidades mais distantes da Zona Metropolitana do Rio, a preços populares ou com entrada franca.  

terça-feira, 13 de março de 2012

Estão abertas as inscrições para que grupos amadores de teatro de todo Estado participem do NOVAS CENAS – Mostra Nelson Rodrigues de Teatro Amador. As inscrições poderão ser feitas de 12 de março a 27 de abril de 2012.

O NOVAS CENAS é um programa de Governo que prevê o fomento à capacitação, produção e circulação de espetáculos teatrais encenados por grupos amadores de todo Estado.

O NOVAS CENAS – Mostra Nelson Rodrigues de Teatro Amador será realizado em três etapas distintas, a saber:

Oficina de Publicação de Livros Virtuais (ebooks)

No dia 14 de março de 2012, o oficineiro Henrique Barone ministrará no  Pontão da ECO/UFRJ (Av. Pasteur, 250, Fundos - Praia Vernelha) uma capacitação para publicação de livros virtuais (ebooks), utilizando
tecnologias livres e de código-aberto. A atividade terá início às 10 horas e é aberta e gratuita a todos os interessados. Maiores informações através do email henrique.blender@gmail.com ou do site
http://pontaodaeco.org/como-chegar

segunda-feira, 12 de março de 2012

Projeto Spettacolo - Encontro Itália-UFF prossegue com nova programação

NESTE SÁBADO, DIA 17, SHOW COM MAFALDA MINNOZZI EMBALA O PROJETO SPETTACOLO – ENCONTRO ITALIA-UFF
Amanhã, dia 13, inicia mini-curso sobre ópera italiana e na quarta-feira, dia 14, tem apresentação do Quarteto de Cordas da UFF. Eventos com preços acessíveis, entrada franca ou inscrições gratuitas.

domingo, 11 de março de 2012

Cultura para quem?

Confesso que estar brabo de aguentar são tantas informações que eu recebo que já estou ficando maluco, é um bombardeio de informações de pessoas que no passado me dizia coisas e agora me dizem outras, nesse turbilhão de ideias me passam tantas coisas, já estou começando a achar que sou um soldado lutando contra mim mesmo e minhas convicções.
E nesse mar de discussão intermináveis sobre a Ministra, fica sempre nessa, sai ministra fica ministra, tu sai, tu fica, a outra eu não quero, fica tu, estar bom.
Ha não brinco mais, devolve a minha bola que eu vou embora.
São tantas coisa mais importantes para ser discutida e perde-se esse tempo todo discutindo quem fica, quem sai e quem não entra.  Quem fica não importa, se esta lá é por que tem as suas competências (pelo menos a meu ver) o que realmente importa é que tem que fazer uma gestão seria e honrada, trabalhar com honestidade sem prevaricações, fazer e honrar os editais com hombridade, não sai aprovando projetos por que fulano é amigo de sicrano, temos que jogar limpo.
E no meio dessas discussões toda, o mais prejudicado é justamente quem mais precisa...
Nessa briga considerada de cachorro grande eu sou apenas um pobre filhote dando meus latidos agudos na intenção de que me ouçam, e junto a mim, outros filhotes também latem, e latem, sem receber um olhar si quer de atenção ou desprezo, nessa briga de cachorro grande do MINC, só vejo eu pobre vira-lata de um “fazedor de cultura” ver a cultura sendo jogada no lixo, e seremos nos,  os pobres vira-latas e cães sarnentos da cultura que podemos  e vamos recuperá-los. Viva a cultura do Brasil.
 Leandro Oliveira