sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Abertas as inscrições para os seminários do 44º FBCB

A 44ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO preparou um amplo programa de seminários que pretende abordar os temas mais relevantes para a produção cinematográfica no País. A idéia é provocar avanços efetivos na produção, distribuição, conservação, recuperação, difusão, novas perspectivas do cinema no Brasil, dentre vários outros campos da atividade cinematográfica brasileira.

As atividades irão reunir gestores, intelectuais, realizadores e representantes dos diversos setores de produção para discutir assuntos como o impacto das novas tecnologias, novas técnicas de preservação e difusão, as políticas voltadas para o cinema infantil e o diálogo com países ibero-americanos, dentre outros. Para participar, é preciso fazer inscrição, até o dia 16 de setembro, através do e-mail inscricoesfestbrasilia@gmail.com. Inscrições gratuitas.


Confira os seminários:
  

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, exercício de 2011, e seguem até 18 de setembro. Será o maior valor pago na história do Fundo - 35 milhões para 550 projetos.

Começaram as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, exercício de 2011, e seguem até 18 de setembro. Será o maior valor pago na história do Fundo, 35milhões para 550 projetos. Após sucessivas reestruturações nos modelos de gestão e de distribuição dos recursos do FAC, as inscrições serão realizadas pelo sistema SalicWeb, mantido e desenvolvido pelo Ministério da Cultura - MinC.

A parceria com o MinC foi viabilizada com a finalidade de integrar os diversos mecanismos de fomento à Cultura existentes nos diferentes Entes Federados. Nesse sentido, apresentam-se oportunas as seguintes considerações acerca do preenchimento dos formulários e envios de propostas ao FAC para o exercício de 2011.

 Leia com atenção!

 * Realizando Login

 Para realizar a inscrição de um projeto será necessário, ao abrir o Sistema SalicWeb, realizar o login. Para isso, deve-se possuir uma conta de endereço eletrônico (e-mail). Caso ainda não tenha uma, pode-se escolher um provedor gratuito de endereços eletrônicos aqui. Será através desse endereço eletrônico que o sistema irá prestar informações sobre o andamento dos projetos inscritos.

 Caso seja o primeiro acesso ao Sistema, deve-se selecionar a opção “Não sou cadastrado” na parte central da tela do lado esquerdo. Após, preencher corretamente os dados. Os dados devem ser preenchidos considerando-se aquele que será responsável por submeter a proposta, ainda que se trate de pessoa jurídica. Posteriormente, o Sistema enviará uma mensagem eletrônica no endereço cadastrado, contendo uma senha de acesso provisória.

Ao acessar novamente o Sistema com a senha provisória, será solicitada a criação de uma nova senha. Anote e guarde essa senha, pois apenas com ela será possível salvar e retornar para dar prosseguimento ao seu preenchimento da proposta do projeto. Pronto, você já está cadastrado no Sistema SalicWeb e poderá lançar suas propostas para o Edital do FAC e para os demais editais do Ministério da Cultura, bem como, na Lei de Incentivo a Cultura.

 * Localizando o Edital
 Ao abrir a “Página Principal” do SalicWeb, deve-se selecionar o item “Proposta Cultural” e, logo abaixo, “Edital”. Caso o usuário não possua proposta anterior cadastrada no MinC, deverá aparecer a mensagem “Proponente sem Edital Cadastrado”. Para prosseguir, deve-se selecionar o item “Novo” e logo aparecerá a “Apresentação de proposta cultural”. Digite o CPF ou CNPJ conforme o caso do proponente do CEAC: pessoa física ou jurídica.

Importante: A “Declaração de Responsabilidade” é uma exigência do MinC e não se refere aos Editais do FAC. Selecione “De acordo” e “confirma”.

O próximo ambiente é o de escolha do Edital, da Linguagem e da Modalidade em que se pretende apresentar uma proposta. Haverá uma lista de Editais do Ministério da Cultura. Role a página até achar os nomes dos Editais do FAC (Apoio à Criação e Produção, Apoio à Difusão e Circulação, etc.) no lado esquerdo click no “ + “ e será possível visualizar as linguagens dentro do Edital. Click novamente no “ + “ e aparecerá todas as modalidades da linguagem dentro do edital pretendido. Click no número do edital para iniciar sua inscrição. Para se certificar do conteúdo do Edital, clik na “lupa” para ler do quê se trata o Edital pretendido.

Pronto você já pode começar a preencher o formulário. Na primeira tela o MinC solicita o nome e resumo da proposta para seu controle. Preencha e siga normalmente. 

Se houver problemas sobre o SalicWeb:

- credenciais de login de acesso,
- esqueceu senha,
- e-mail cadastrado
- caminho de acesso.

Ligue para a Divisão de Atendimento ao Proponente no telefone (61) 2024-2082.

Atenção! Abaixo faça o download do arquivo “Plano de Trabalho” para o preenchimento das tabelas. Em um único arquivo (Excel) estão todas as planilhas necessárias. Faça o preenchimento e depois faça o upload (anexar eletronicamente). Se o projeto não tiver esse anexo será automaticamente desclassificado. No arquivo “Manual Plano de Trabalho” estão as instruções para o preenchimento das tabelas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Estão abertas as inscrições para seleção de projetos de Festival de Música, Teatro e Audiovisual a serem realizados no Estado do Rio de Janeiro. Elas poderão ser feitas de 12 de agosto a 30 de setembro.

Poderão inscrever-se, nesta chamada, projetos de Festivais de Música,Teatro e Audiovisual no Estado do Rio de Janeiro, obedecendo as seguintes características:

Festival de Música

- festival que constitua em sua programação, no mínimo, 10 (dez) apresentações de artistas, bandas ou grupos de música popular ou erudita, que já tenha realizado no mínimo uma edição, e que conceda premiação, ou não, aos participantes.

Festival de Teatro

- festival que apresente no mínimo 06 (seis) espetáculos de companhias, grupos ou produções teatrais, promova atividades paralelas – palestras, oficinas ou cursos –, que já tenha realizado no mínimo uma edição, e que conceda premiação, ou não, aos participantes.

Festival ou Mostra de Audiovisual

- festival ou mostra com duração mínima de 3 (três) dias, com pelo menos 1 (uma) sessão diária de filme de longa metragem, ou de conjunto de filmes de curta-metragem, com pelo menos um terço da programação dedicada a filmes brasileiros,  que já tenha realizado no mínimo uma edição, e que conceda premiação, ou não, aos participantes.

Será disponibilizado o valor de até R$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos reais) oriundos do orçamento da Secretaria de Estado de Cultura – SEC para propostas de até R$50.000,00 (cinquenta mil reais), com o desembolso em apenas 1 (uma) parcela, em ambas as áreas.

Para qualquer esclarecimento sobre essa Chamada Pública, escreva para festivais2011@cultura.rj.gov.br , ou telefone para (21) 2333 – 1385 ou 1397.

A data limite para a inscrição dos projetos será dia 30/09/2011.

Instruções e Inscrição aqui

Estão abertas as inscrições para seleção de projetos de Promoção de Novos Artistas a serem realizados no Estado do Rio de Janeiro. Elas poderão ser feitas de 12 de agosto a 30 de setembro.

Poderão inscrever-se nesta chamada pública projetos de grupos e/ou artistas novos para promoção e divulgação de música por meio de material audiovisual (vídeo clip) ,  com duração máxima de 10 minutos. Serão selecionados 20 (vinte) projetos

Será disponibilizado o valor de R$ 220.000,00 (duzentos mil reais) oriundos do orçamento da Secretaria de Estado de Cultura - SEC. Serão aprovados 20 (vinte) projetos e cada proponente receberá o valor de R$ 11.000,00 (onze mil reais) para a sua realização, com o desembolso em apenas 1 (uma) parcela.

Para qualquer esclarecimento sobre essa Chamada Pública, escreva para musicanovosartistas2011@cultura.rj.gov.br , ou telefone para             (21) 2333 – 1385       ou 1397.

A data limite para a inscrição dos projetos será dia 30/09/2011.

Instruções e Inscrição aqui

Secretaria de Cultura abre editais para intercâmbios culturais, pontinhos de cultura e bibliotecas comunitárias

Inscrições já estão abertas também para museus e centros de memória. Semana passada, saíram editais de funk, cultura digital e carnaval.

A Secretaria de Estado de Cultura abriu inscrições para mais editais. São eles: Difusão e Intercâmbios CulturaisPontinhos de CulturaBibliotecas Comunitárias, Modernização e Preservação de Museus e Dinamização em Museus e Centros de Memória. Eles fazem parte do Pacote de Editais 2011/2012, que foi anunciado no dia 11 de agosto pela secretária Adriana Rattes.  São, ao todo, mais de R$ 40 milhões, distribuídos em mais de 40 diferentes seleções públicas. Este é o maior investimento direto em cultura realizado de uma só vez pelo Governo do Rio de Janeiro.



O edital de Pontinhos de Cultura, lançado através da sua Superintendência da Leitura e do Conhecimento, tem o objetivo de promover uma política nacional de transmissão e preservação da cultura da infância, através de ações que fortaleçam os direitos da criança, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. A seleção pública pretende identificar, integrar, ampliar, qualificar e consolidar a rede de Pontinhos. Serão concedidos apoios financeiros a 60 pessoas jurídicas. Cada uma receberá R$ 15.000,00, num total de R$ 900.000,00. O prazo de inscrição vai até as 23h do dia 01 de outubro de  2011.

Iniciativa também da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, o edital Bibliotecas Comunitárias vai selecionar 15 projetos, que vão receber R$ 50.000,00, cada, totalizando R$ 750.000,00. O objetivo é apoiar financeiramente iniciativas culturais realizadas por instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atuem como bibliotecas comunitárias há pelo menos um ano.  As inscrições também podem ser feitas até as 23h do dia 01 de outubro de 2011.

A chamada pública de Difusão e Intercâmbios Culturais consiste na concessão de passagens aéreas ou rodoviárias e reservas de hospedagem para grupos, artistas e técnicos convidados a participar de eventos culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, com a finalidade de: apresentação de trabalho próprio; residência artística; cursos de capacitação na área cultural. O edital, aberto até 30 de setembro, conta com recursos de R$ 612.000,00, e se destina a viagens feitas em janeiro de 2012.

Seu objetivo é promover a difusão da cultura fluminense e o intercâmbio cultural entre regiões do estado do Rio de Janeiro e com outras regiões do país e do mundo, nas seguintes áreas: artesanato, design, arquitetura, restauro, patrimônio cultural material e imaterial, cultura popular, gastronomia, jogos, moda, mercado editorial, publicidade, rádio, TV, software aplicado à economia criativa, turismo, literatura, artes cênicas, música, audiovisual, artes visuais, artes integradas, gestão e produção cultural.

E até 16 de outubro estão abertas as inscrições para os editais de Modernização e Preservação de Museus e Dinamização de Museus e Centros de Memória . Ambos foram criados pela Superintendência de Museus. O primeiro é direcionado a projetos de infraestrutura, aquisição de equipamentos, material permanente, serviços e adequação de espaços museais, inclusive os de reserva técnica, e preservação, com elaboração de inventário, catalogação, mobiliário e material específico para acondicionamento de acervos. Dez projetos receberão até R$ 100.000,00, cada, totalizando uma media de dez projetos, num total de R$ 1.000.000,00.

Já o segundo contempla a realização de projetos expositivos de caráter temporário ou itinerante, confecção de material educativo, realização de atividades educativas e de pesquisa, sejam elas seminários, palestras, oficinas, publicações de livros, manuais técnicos e projetos de memória local e patrimônio. Serão selecionados 10 projetos, que receberão R$ 50.000,00, cada, totalizando R$ 500.000,00.

Lançamento do Pacote de Fomento ao DesignA Secretaria Municipal de Cultura está lançando o Pacote de Fomento ao Design.

A Secretaria Municipal de Cultura está lançando o Pacote de Fomento ao Design, composto pelo 1º Fundo de Apoio ao Design (Pró-Design) e dois concursos voltados a profissionais e estudantes da área: o Concurso Identidade Visual e Marca do Centro Carioca de Design (CCD) e o 1º Prêmio Rio em Cartaz.
Voltado a contemplar os projetos culturais que enfoquem o design e suas relações com a Cidade (patrimônio cultural, sustentabilidade e criatividade), o Pró-Design vai premiar nove propostas de projetos para exposições, oficinas, seminários e publicações sobre o segmento. Serão R$ 700 mil em recursos para os projetos contemplados.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: editaisccd2011@gmail.com, com o assunto “PRODESIGN”.

Concurso Identidade Visual e Marca do Centro Carioca de Design (CCD)
O Centro Carioca de Design da Secretaria Municipal de Cultura está à procura de uma identidade visual. Para participar, o candidato deve ser profissional de design (pessoa física) e morar na cidade do Rio. Os três primeiros colocados receberão os seguintes prêmios: 1° lugar: R$ 10 mil; 2° lugar: R$ 5 mil; 3° lugar: R$ 2 mil.
O primeiro colocado ainda desenvolverá o projeto completo (manual de identidade visual), assinando um contrato de até R$ 20 mil e deixando sua marca no design carioca.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: editaisccd2011@gmail.com, com o assunto “MARCA CCD”.

Prêmio Rio em Cartaz
“O Rio entra em cartaz com a sua idéia”!
Todos os estudantes e profissionais de design e de áreas afins podem participar (pessoas físicas), enviando sua proposta de cartaz com a cidade do Rio como tema. Os melhores cartazes serão selecionados para a 1ª Exposição Rio em Cartaz, do Centro Carioca de Design (CCD). Os três primeiros colocados receberão os seguintes prêmios: 1° lugar: R$ 10 mil; 2° lugar: R$ 3 mil; 3° lugar: R$ 1mil.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: editaisccd2011@gmail.com, com o assunto “RIO EM CARTAZ”.
Após a publicação no Diário Oficial, que será divulgada neste site, o proponente terá um prazo de 45 dias para apresentar seus projetos à Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design (C/SUBPC) na Rua Gago Coutinho, nº 52, 3º andar, Laranjeiras.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Apresentação Coisas do Gênero. Gravação DVD. No CTO, 20h30m. Divulguem



O DVD é um projeto organizado por Julian Boal, que além do CTO, contará com a participação do grupo indiano Jana Sanskrit, do GTO-Maputo de Moçambique, do israelense Chen Allon e do próprio Boal dando aulas e praticando Teatro Invisível na Bélgica. O DVD virá acompanhado de artigos dos diretores e grupos participantes do vídeo, incluindo Julian Boal e Helen Sarapeck, o qual terá circulação internacional.
Exclusivamente em linguagem não-verbal, o Fórum musical Coisas do Gênero, conta a história de uma mulher, que desde o seu nascimento até a maturidade, luta para ser reconhecida em casa e no trabalho. Com direção geral de Helen Sarapeck e direção musical de Roni Valk, o espetáculo tem currículo internacional, com passagem pela França, Índia, Palestina, Áustria e Croácia, discutindo a relação entre gêneros, aonde a mulher luta para sair da condição de oprimida. Como em todo espetáculo Fórum, ao final, o público é convidado a entrar em cena, e, teatralmente, sugerir alternativas para a situação abordada.

Quem quiser fazer parte desta iniciativa e circular junto com o CTO pelo mundo afora, basta vir a apresentação e participar da gravação!

Serviço:
Apresentação única e gratuita.
Dia 06 de setembro, terça-feira às 20:30h
Casa do Centro de Teatro do Oprimido
Av. Mem de Sá 31, Rio de Janeiro
(perto dos Arcos da Lapa, ao lado do Asa Branca)
Informações: 2232.5826 / 2215.0503

Sinopse: Espetáculo de Teatro-Fórum de Imagens, exclusivamente em linguagem não-verbal e repertório musical inédito, que apresenta a História de uma Mulher em sua luta por espaço próprio, respeito e independência. A encenação é aberta pela dança de Orixás: uma saudação à Mãe Terra e uma celebração ao feminino e ao masculino na criação da vida. Seres que nascem do mesmo ventre são separados pela ação da sociedade que os transforma em Homem e Mulher.
O crescimento, a descoberta e a explosão da paixão são enquadrados no ritual do casamento, que gera a família e uma vida doméstica desgastante. A mulher, agora esposa, busca atividade profissional fora do lar e passa a viver a pressão da dupla jornada de trabalho: sua vida se torna um tormento. Ela tenta sair da situação, mas não consegue. Precisa então, da ajuda dos espectadores que são convidados a entrar em cena para em seu lugar, tentar sair da opressão.

Ficha Técnica:
Direção Geral: Helen Sarapeck
Direção Musical/Trilha Sonora: Roni Valk
Criação Coletiva
Composição Musical: Roni Valk, Bárbara Santos, Luiz Vaz e Nico do Cavaco
Curinga: Monique Rodrigues
Elenco: Alessandro Conceição, Claudia Simone, Claudete Felix, Flavio Sanctum, Geo Britto, Helen Sarapeck, Janna Salamandra, Monique Rodrigues e Olivar Bendelak
Músicos: Alexei Henriques, Luiz Vaz, Nico do Cavaco e Roni Valk
Coreografia: Charles Nelson
Cenografia: Cachalote Mattos e Zitto Bedat
Adereços de Figurino e Maquiagem: Wellington Leão e elenco
Figurino: Ângela Fagundes e Wellington Leão
Boneca de manipulação: Zé Luiz Reis