Democratização do acesso a bens culturais é o principal desafio hoje no Brasil. As novas tecnologias de informação e comunicação potencializaram o compartilhamento de conteúdos culturais. Tais práticas, sem envolver transações monetárias, trazem novas possibilidades de efetivação dos direitos à educação, à cultura, à informação e à comunicação.
sábado, 4 de fevereiro de 2017
PROGRAMA PETROBRAS - 2017/2018 - Como objetivo contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro.
SOBRE A EDIÇÃO 2017/2018
Assim como nas edições anteriores, o Programa conta com a parceria do Ministério da Cultura e tem como objetivo contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total da verba é de R$ 15 milhões para o biênio 2017/2018.
O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura encontra-se estruturado em quatro pilares, especificados abaixo.
- apresentações dos espetáculos;
- ações de formação;
- encontros com grupos locais;
- ações de acessibilidade.
Dessa forma, esta ação contribui para a formação de plateia em todo país, incluindo os diversos públicos, valorizando ações que fomentam a reflexão e discussão dos temas abordados e possibilita a troca de linguagens cênicas promovendo o enriquecimento dos profissionais e de suas práticas.
Para estimular a inscrição por região o Programa manterá a ação iniciada na edição 2013/2014 - implementação de cotas. Esta tem como objetivo democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do Brasil, através da seleção de, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país, ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 deverá ser contemplado.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Observatório Itaú Cultural premia projetos de pesquisa
O Prêmio Select de Arte e Educação foi criado para valorizar e incentivar escolas, instituições de arte, espaços de ensino, projetos artísticos e iniciativas inovadoras que favoreçam os diálogos entre a arte e a educação, tendo duas categorias: Artista e Formador.
A categoria Artista contempla autores de obras artísticas cuja proposta ou foco de pesquisa envolvam estratégias de formação e mediação, visando promover o pensamento crítico e/ou as relações entre o indivíduo e seu meio social.
Assinar:
Postagens (Atom)