quarta-feira, 14 de outubro de 2015

TANGOLOMANGO 2015 - Rio Conexão Internacional - Domingo, 8 de novembro às 19:00

Espetáculo de artes integradas, com grupos de música, dança e circo de diferentes países. O show será criado de forma compartilhada pelos grupos durante o intercâmbio que acontecerá de 6 a 7 de novembro. A entrada é franca.


SEMINÁRIO NACIONAL DE CULTURA DA CNB - PT - Conjuntura, perspectivas e construções de 7 de novembro - 8 de novembro


O Coletivo de Cultura da CNB (Construindo um Novo Brasil) esteve presente em todos os momentos das discussões e propostas de política pública de Cultura para os Governos Lula e Dilma. Temos a clareza dos avanços que o Brasil conquistou com o PT a frente deste país, assim como acreditamos que a Cultura do PT deve manter sua postura militante, buscando forma de ampliar essas conquistas.

Nesse sentido, temos a honra de convidá-lo para participar do Seminário Nacional de Cultura da CNB/PT, que ocorrerá nos dias 07 e 08 de novembro de 2015 em Porto Alegre/RS. Em breve a programação completa estará disponível no facebook/seminárioculturacnb.

O evento tem como objetivo a organização da militância nacional de cultura da CNB, para debater temas nacionais relativos às politicas públicas culturais, aplicadas a partir dos governos de Lula e Dilma, sob a óptica da Democratização da Cultura, mediante os desafios postos advindos da nova realidade do Governo Federal, a partir dos seguintes eixos: Análise de Conjuntura, Perspectivas e Construções.

O encontro abrirá espaço para a participação de militantes do Partido dos Trabalhadores a do público em geral, interessados em darem a sua contribuição a partir das reflexões relativas aos temas em debate, agregando valores à produção de novas propostas de políticas culturais ou de melhorarem as já existentes.

Na oportunidade, prestaremos homenagem especial ao bravo Companheiro João Menine.

As inscrições poderão ser feitas do dia 25 de setembro até o dia 30 de outubro de 2015, no link bit.ly/InscriçãoSeminárioCulturaCNB

Contamos com sua presença!

COLETIVO DE CULTURA DA CNB
Partido dos Trabalhadores/PT






quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Concurso vai homenagear ofício dos bonequeiros


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abre nesta quinta-feira, 3 de setembro, as inscrições para a premiação Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco. Vale lembrar que, em março deste ano, a tradicional brincadeira foi registrada pelo Instituto como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Com origens culturais distintas, o mamulengo se desenvolveu de formas diferenciadas e com diversas denominações pelo país.  
O prêmio surge com o objetivo de reconhecer e valorizar os saberes e afazeres dos (as) bonequeiros (as) cuja trajetória de vida tenham contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade deste Patrimônio Cultural do Brasil. Ao todo, serão concedidos 40 (quarenta) prêmios, no valor de R$ 20 mil para bonequeiros (as) por pessoa física e 5 (cinco) prêmios para bonequeiros (as) in memoriam.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de outubro de 2015. Os interessados devem atender aos requisitos básicos do edital e preencher o formulário de inscrição que poderá ser escrito à mão, impresso ou apresentado de forma oral por meio de gravação audiovisual (CD, DVD ou pendrive).

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância - Programação



Nos dias 3 e 4 de setembro de 2015, o Museu da República, em Brasília (DF), receberá o I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância, organizado pelo Grupo de Trabalho de Cultura da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), e a Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura - SEFAC, e contará com a presença de consultores do Ministério da Educação. 
O Encontro, que contará com a presença do Ministro Juca Ferreira, pretende discutir a elaboração e aplicação de Políticas Públicas de Cultura voltadas a crianças de até seis anos, além de proporcionar um espaço de intercâmbio entre diferentes atores das áreas da Cultura e da Educação. 

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015


A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-PR), lança o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015, Edital de Concurso que visa premiar iniciativas culturais dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e dos demais grupos artístico-culturais que trabalhem com a temática afro-brasileira no estado do Rio de Janeiro.

domingo, 23 de agosto de 2015

Uma reflexão sobre o teatro para crianças hoje no Brasil.

“Teatro é teatro. Todo espectador merece respeito. Não basta decorar o texto e colocar uma roupa. O teatro tem uma linguagem que o ator deve aprender para fazer direito. As crianças são críticas, questionadoras, reflexivas, por isso, é importante explorar a capacidade delas.
Essa semana teve a oportunidade de vivenciar vários espetáculos direcionados ao publico infantil, e o que eu vi com certeza não me agradou, senti a impressão que ao se produzir um espetáculo ou peça ou qualquer coisa com o nome de TEATRO PARA CRIANÇAS é apenas produzindo vendo nossa crianças como seres de consumo automáticos, retardas, sem opinião própria ou consumo de bens intelectuais...

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

16º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE GUAÇUÍ

PROGRAMAÇÃO:

DIA 16/08 – DOMINGO
15h – Teatro para Infância e Juventude – A catadora de sonhos - RJ
20h – Abertura oficial
20:30h – Mostra de Teatro Adulto – Perdoa-me por me traíres - MG
DIA 17/08 – SEGUNDA-FEIRA
08:30h – Oficina de Teatro – Experiência estética e catarse, com Fabrício Moraes.
14h – Teatro para Infância e Juventude – Quem roubou minha boneca de pano? - MG
18h – Teatro de Rua – A verdadeira história de Tony e Clóvis - ES
20h – Teatro Adulto – Judas em sábado de aleluia - RJ

sexta-feira, 31 de julho de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS para o segundo módulo da Formação para Gestão Cultural

Já estão abertas as inscrições para o segundo módulo da Formação para Gestão Cultural!

Se você tentou se inscrever na turma anterior e não conseguiu uma vaga, esta pode ser sua chance!

Inscreva-se já! 

Inscrições e informações completas aqui: http://www.ekloos.org/#!formao/c208i



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Seminário de Lançamento da Política Nacional das Artes - Dia 9 de junho

Pesquisadores, artistas, produtores, gestores públicos, privados e sociedade civil em geral estão sendo chamados a colaborar com a construção da Política Nacional das Artes (PNA), conduzida pelo Ministério da Cultura (MinC), e pela Funarte (Fundação Nacional de Artes). O processo de elaboração será lançado em seminário no dia 9 de junho, no Rio de Janeiro.  O objetivo é sistematizar um conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras para as artes brasileiras.
 
O Brasil inteiro colabora. Três grupos coordenam o processo de elaboração, cada um com configuração e funções específicas. Esses três grupos são: Comitê Executivo, Articuladores e Consultores.
 
O Comitê Executivo é formado pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira, pelo secretário-executivo do MinC, João Brant, o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, o assessor especial do ministro Adriano de Angelis, o presidente da Funarte, Francisco Bosco, e o diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Leonardo Lessa.
 
O grupo de Articuladores conta com seis profissionais das seguintes áreas: artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. Os articuladores foram escolhidos pelo Comitê Executivo pela competência e atuação profissional na articulação e no debate político no campo de suas respectivas linguagens. 
 
"Os seis articuladores compõem um grupo de perfis híbridos e abrangentes. Contaremos com pesquisadores, artistas, produtores e ex-gestores públicos e privados que, juntos, poderão construir debates aprofundados sobre o presente e o futuro das artes no Brasil", definiu o presidente da Funarte, Francisco Bosco.
 
Já o grupo de Consultores trabalhará na pesquisa, análise, sistematização e elaboração das informações produzidas nas viagens da "Caravana das Artes". Eles serão selecionados por meio de um edital que será lançado em parceira com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e atuarão em parceria com os Articuladores.
 
A "Caravana das Artes" é um dos quatro eixos de ação de construção da PNA e consiste em viagens aos 26 estados e Distrito Federal com o objetivo de reunir contribuições de propostas em rodas de conversa setoriais. Essas viagens terão início no segundo semestre deste ano.
 
Os demais eixos de ação da PNA são os Seminários Temáticos, que serão realizados em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, os Encontros Setoriais (já foram realizados dois: Encontro com o Teatro e Encontro com o Circo) e a Plataforma Digital, que estará aberta à participação social.
 
Confira o perfil dos Articuladores:
 

domingo, 7 de junho de 2015

Não seria legal se você se rebelasse?



A arte não para, ela estar em constante transformações, e a cultura compactua lado a lado com esse conceito, eu até poderia ousar em dizer "mudanças" dentro do aspecto lúdicos urbanos.
As cidades hoje passam por grandes transformações, seja ela em suas características modernistas do tal progresso ou simplesmente no seu cotidiano urbanístico, pensando nessas transformações ou melhor definindo como metamorfoses urbanas, as artes urbanas procuram se colocar em seu devido lugar, mais onde seria o tal lugar destas artes? Onde seria o lugar do Rock, do Grafite, do Hiip-Hop, do Reggae, Funk e de outras artes tidas como artes urbanas? mas que cada vez mais vem perdendo o seus espaço, onde será que elas se encaixam? Nos becos? Vielas e sub mundo cultural, nos chamados cenários underground? Também, mais também nas galerias de artes, museus, casas de espetáculos e editais próprios que contemple essas formas de manifestações artistas, precisamos garantir uma politica publica para as cultura urbanas para que assim possamos deixar de sermos identificados apenas como "outros" para que possamos colocar a nossa marca, nossa identidade cultural, e assim uma identificação mais dignas em nossa manifestações, sou do Rock, do skyte, do Reggae, Hip-Hop e do Grafite e consigo produzir ações  concretas e transformadora sim em nosso meio de convivência, muito mais do que nos dizem sermos capazes de fazer.


sexta-feira, 5 de junho de 2015

JUAZEIRO DO NORTE


Bença, Padim
Falar em Juazeiro do Norte é falar em Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, santo de devoção dos nordestinos. Ali o líder religioso teria realizado seus primeiros milagres, iniciando a trajetória que o transformou num mito. Até hoje, a cidade é destino de romarias de milhões de fiéis ansiosos por conhecer o lugar onde ele passou a maior parte da vida.
Mas Juazeiro é mais do que isso. A cerca de 500 km da capital cearense, o município é um importante polo calçadista e também tem um rico artesanato. Forma, com as vizinhas Crato e Barbalha, uma verdadeira metrópole do sertão, o chamado Trio do Cariri. ou triangulo CRAJUBA.
O cenário cultural é muito movimentado, valorizando tradições como o reisado, o forró, o repente e a literatura de cordel.

sábado, 30 de maio de 2015

A melhor polícia do mundo...

Bem, amigos: falamos diretamente da final do concurso de melhor polícia do mundo. A competição chega ao seu desfecho com a apresentação do último concorrente, que vem de uma capital tolerante e morena, amada por todos. A prova derradeira consiste em encontrar um coelho num pequeno bosque. Com um avançado sistema de satélites, o FBI conseguiu achar o bicho em três minutos; a Scotland Yard e seus cães farejadores cumpriram a missão em dois minutos. Agora, lá vai mata adentro o inspetor Bigode, solitário representante da polícia morena. Haja coração!

E apenas 30 segundos depois, ele está de volta, conduzindo a presa, que apresenta diversas escoriações. É uma tartaruga! Mas esperem... vamos ouvi-la:

— Eu sou um coelho! Eu sou um coelho!

É tetraaaaaa!

Graça nenhuma tem polícia tragicamente real — a do Rio. Que fase! A investigação em torno da morte do médico-ciclista Jaime Gold na Lagoa patina numa sucessão inacreditável de trapalhadas, que conjuga imperícia, açodamento e vaidade. Sem qualquer consistência, os encarregados de apurar o assassinato a facadas, em plena Lagoa Rodrigo de Freitas, enfileiram declarações contraditórias, conclusões frágeis e até acusações mútuas. Só aumenta a incerteza sobre se um dia no futuro o distinto público conhecerá o assassino.

I Cine & Rock News


sábado, 9 de maio de 2015

CEU de Petrolina está com inscrições abertas para o projeto Territórios Nordeste.


Estão abertas as inscrições para o projeto Territórios Nordeste: Mapeamento Cultural Multimídia, que começa na próxima quinta-feira, 7 de maio, no Centro de Artes e Esportes Integrados (CEU) do bairro Rio Corrente, em Petrolina, Pernambuco. A iniciativa, que prevê o mapeamento de agentes, grupos e instituições culturais do entorno do CEU e da cidade, irá desenvolver atividades em fotografia, vídeo e produção textual como ferramentas para registro e difusão da cultura local.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Rio das Pedras no Circuito Favela Criativa - Cine & Rock na Praça.


Quando comecei as articulações para o documentário “Caminho das Pedras” convidei o Léu Oliveira para ser nosso anfitrião dentro da favela , os motivos são bem diversos, um, por ser jovem e articulado é de grande influência entre a juventude local, e essa juventude representa o futuro de Rio das Pedras.
Além de que Leú tem vasta experiência na área de produção cultural, atuou como produtor cultural em varias cidades dos estados Ceara, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão, Bahia, Brasília, São Paulo, Curitiba, e Minas Gerais e Rio de janeiro.
Auto didata, mas conviveu e estudou com vários mestres de tradição oral, como Maneiro Pau, Bacamarte, Reisado, Guerreiros, Mamulengos, Cavalo Marinho, entre outros viveu e atuou junto a esses mestres.
Em Juazeiro do Norte-CE. Participou do movimento cultural “União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus”, atuou Gestor Cultural. Utilizado a arte como agente de transformação,Trabalhando com as técnicas, do Teatro do oprimido, Pirofagia, Perna de Pau, Brinquedos populares entre outros.
Atualmente a visibilidade do Cine & Rock, é grande, mas não foi fácil, foram muitas as barreiras
enfrentadas por Léu como idealizador e criador do ponto de cultura, onde antes era um lixão.
Em 2 anos, com muita garra, e pricipalmente sabedoria, o que era um sonho vem virando realidade,realidade que resultou no prêmio de Ações Locais, e agora na participação
do Circuito Favela Criativa, onde o Cine & Rock estará atuando junto a Região Portuária do Rio de Janeiro.

Sandra Lima.

Foto: Tiago Tit Medeiros
Foto: Tiago Tit Medeiros


http://www.anf.org.br/rio-das-pedras-no-circuito-favela-criativa/#.VUypoZMYFNY

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Festival Palco Giratório Jacarepaguá/Brasil programação

O projeto Palco Giratório - Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas fomenta Artes Cênicas por quase todo Brasil e cria, por meio de um festival, um panorama de toda a sua programação, composta por 18 grupos de várias regiões do Brasil. Tudo isso gratuitamente.

Acompanhe nossa programação:


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Escola Nacional de Circo terá o primeiro curso técnico em arte circense aprovado pelo MEC .

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio da Escola Nacional de Circo, vai oferecer o primeiro curso técnico em arte circense do país reconhecido pelo Ministério da Educação. Na modalidade pós-médio, o curso será realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Representantes da área cultural vão apresentar suas demandas cariocas ao ministro da Cultura, Juca Ferreira no dia 02 de Fevereiro na Fundição Progresso.

Organizações, grupos, companhias, produtoras de arte e cultura do Rio de Janeiro. Aqui um dos desdobramentos da reunião com Ministro Juca Ferreira, em Brasília. Quem tem ideias, pode e quer partilhar neste encontro, na Fundição Progresso, escreve aqui embaixo. Será o primeiro passo da criação de um Fórum Permanente de Cultura do Rio de Janeiro, de caráter amplo e propositivo, para promover diálogos entre sociedade civil e Estado, nos seus mais diferentes níveis. O primeiro ponto de pauta, será o lugar da cultura nos Jogos Olímpicos de 2016.


Prêmio de Ações Locais > Resultado da Classificação.

A Secretaria Municipal de Cultura torna público o resultado da fase de Classificação do Edital do Prêmio de Ações Locais – Edição Rio450 (Edital de Seleção nº4, de 16 de outubro de 2014), conforme item 8.

Todas as ações classificadas ganharão a chancela de "Ação Local" reconhecida pela SMC, a ser emitida por meio de certificado a partir do mês de março.

Todas as ações locais convocadas para a Fase de Escuta deverão comparecer ao encontro presencial com os membros da Comissão de Seleção, nas datas, horários e locais indicados abaixo, conforme item 9.

Nos encontros presenciais, cada ação local poderá ser representada por até 02 (duas) pessoas, sendo necessariamente 01 (uma) delas o proponente da ação.

Caso o proponente encontre-se impossibilitado de comparecer na data e local agendados, poderá ser substituído, desde que o substituto porte, no encontro com a Comissão de Seleção, Declaração de Substituição (Anexo 7 do edital, disponível no site da SMC) assinada pelo proponente impossibilitado de comparecer.

As ações chamadas para a Fase de Escuta cujos proponentes não comparecerem ao encontro presencial nas data, horários e locais agendados e não enviarem substitutos serão desconsideradas na Fase de Seleção.

Recomenda-se que os participantes da Fase de Escuta estejam presentes nos locais divulgados com a antecedência de 30 minutos.

Os endereços dos equipamentos que sediarão os encontros são:

Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá:
Rua Barão, 1180 - Praça Seca, Rio de Janeiro - RJ, 21321-620

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica:  
Rua Luís de Camões - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20060-030

SerCidadão:
Rua Fernanda, 140 - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ, 23515-122

Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo):
Praia do Flamengo, 158 - Flamengo.

Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola:
Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20530-002


Para mais informações entre em contato com a Coordenadoria de Cultura e Cidadania (cidadania.smc@rio.rj.gov.br / 2976-2526/ 2976-2547)."


Representantes da área cultural apresentam suas demandas cariocas. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, se reuniu na manhã desta terça-feira (13/1) com cerca de 40 representantes de entidades culturais do Rio de Janeiro, no Edifício Parque Cidade, em Brasília.

Na conversa, eles expuseram preocupações e demandas do setor ao novo ministro. 
Com relação ao questionamento sobre a situação da Funarte, Juca Ferreira defendeu a reestruturação da fundação e a construção de um grupo para repensar uma nova arquitetura que englobe os objetivos de sua atuação. "A Funarte tem que ser nacional e assumir a diversidade cultural para ter eficiência e contemporaneidade", disse o ministro.
O ministro também destacou ser a favor da renúncia fiscal para o financiamento de projetos culturais, mas não nos moldes atuais da Lei Rouanet. "Temos que avançar. O modelo de financiamento é perverso. Sou a favor da parceria público-privada". Ele ressaltou ainda que, além de eventos e projetos é preciso investir em instituições. 
"Vou reabrir o diálogo para pactuar com o campo cultural, para ter força para ir ao Parlamento", afirmou o ministro, em relação ao projeto do Procultura, que propõe a reforma da Lei Rouanet.
Questionado sobre as dificuldades de entidades do terceiro setor de promover parcerias com o Estado, ele defendeu a descriminalização das organizações sociais e a abertura para conversas e parcerias do Estado com os cidadãos e não só "entidades estruturadas".
O ministro reconheceu também a necessidade de se investir em políticas culturais para crianças e adolescentes, segmento que não tem sido contemplado a contento. 
Os grupos manifestaram ainda a preocupação de se promoverem atividades culturais durante a realização das Olimpíadas em 2016. O ministro afirmou que está aberto a receber sugestões de ações dos mais diversos segmentos. 
O ministro Juca Ferreira se mostrou de acordo com as avaliações dos produtores referentes à dificuldade nas prestações de contas e a necessidade de estimular ações continuadas nos diferentes setores. 
Para o produtor cultural Junior Perim, cofundador e diretor executivo do Circo Crescer e Viver, o encontro de hoje renova a relação do MinC com o Rio de Janeiro. "A expectativa é que o que foi dito sirva para contribuir na formulação de políticas que o ministério vai fazer para recolocar a cultura no centro do desenvolvimento do Brasil".
O escritor e diretor teatral Marcus Faustini, coordenador da Agência de Redes para  Juventude, também avaliou de forma positiva a reunião, por colocar já colocar em prática a questão do diálogo entre o MinC e a sociedade civil. "A atualização [das políticas de cultura] não vai sair só da cabeça da equipe do ministério, mas do diálogo com a sociedade civil. Esses gestos dos dois últimos dias de abrir o diálogo demonstra o potencial desta nova gestão". 
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Cultura




quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

RESULTADO DE HABILITAÇÃO PRELIMINAR DOS PROJETOS CULTURAIS DO PRÊMIO DE AÇÕES LOCAIS – EDIÇÃO RIO450

A Secretaria Municipal de Cultura, no uso de suas atribuições, torna público o resultado da habilitação preliminar dos projetos culturais inscritos no Edital nº 04, de 16 de outubro de 2014, referente ao Prêmio de Ações Locais – Edição Rio450, conforme o item 7.3.

PROPONENTE que tiver sua inscrição inabilitada poderá apresentar recurso através do preenchimento e envio do Anexo 06 - Recurso, no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados a partir da publicação do resultado da habilitação no D.O. RIO, conforme item 7.4.
Conforme item 7.4.1 o recurso que tiver por finalidade encaminhar documentos, formulários e materiais que não foram entregues no prazo de inscrição será automaticamente indeferido.
O recurso deverá ser protocolado na SMC, conforme o seguinte endereço:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Afonso Cavalcanti, 455, 2º andar, sala 263
Cidade Nova – Rio de Janeiro

Baixe o "Anexo 06 - Recurso_Rio450" no endereço: 

Para mais informações, acesse o site da SMC (http://www.rio.rj.gov.br/web/smc) ou ligue para a Coordenadoria de Cultura e Cidadania (2273-4598).


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Inscrições abertas para os Encontros com o Cinema Brasileiro

Estão abertas, a partir desta segunda-feira 22 até o próximo dia 12 de janeiro, as inscrições para a primeira etapa da nona edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da Ancine em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, que tem como proposta aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com curadores dos principais festivais de cinema do mundo.
cinema dinheiro
Em sua primeira edição de 2015, o programa trará ao Brasil o diretor artístico da Semana da Crítica do Festival de Cannes, Charles Tesson, para assistir a longas-metragens brasileiros inéditos recém-finalizados ou em processo de finalização. Excepcionalmente nessa etapa, por causa do recorte de programação do festival, os organizadores aceitarão inscrições apenas de filmes de ficção que sejam o primeiro ou o segundo longa-metragem de seus realizadores.

BNDES abriu janela para patrocínio de eventos culturais para início de 2015.

Endereço-de-Agências-do-BNDES
O BNDES receberá, para o 1º período de 2015 (de março a agosto), propostas de patrocínio a eventos culturais nos segmentos de Música e Literatura. São considerados eventos culturais os projetos com duração e  pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros, conforme descrição no quadro a seguir:

Ibram e Escola do Louvre lançam edital de intercâmbio

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Escola do Louvre, acaba de lançar o edital de intercâmbio Brasil-França 2015. A iniciativa ofertará três bolsas de estudos para que, durante cerca de três meses, brasileiros façam estágios em museus franceses e participem do Seminário Internacional de Verão de Museologia (SIEM), evento que acontece em Paris, de 31 de agosto a 11 de setembro de 2015.
louvreAlém de ter proficiência na língua francesa, os candidatos devem ser estudantes de mestrado ou doutorado nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia, Antropologia ou Etnologia. Duas vagas serão destinadas para o público em geral e uma para servidores do Ibram. Os selecionados receberão seguro-saúde, auxílio-instalação, mensalidades para os três meses e passagens aéreas de ida e de volta.