domingo, 23 de agosto de 2015

Uma reflexão sobre o teatro para crianças hoje no Brasil.

“Teatro é teatro. Todo espectador merece respeito. Não basta decorar o texto e colocar uma roupa. O teatro tem uma linguagem que o ator deve aprender para fazer direito. As crianças são críticas, questionadoras, reflexivas, por isso, é importante explorar a capacidade delas.
Essa semana teve a oportunidade de vivenciar vários espetáculos direcionados ao publico infantil, e o que eu vi com certeza não me agradou, senti a impressão que ao se produzir um espetáculo ou peça ou qualquer coisa com o nome de TEATRO PARA CRIANÇAS é apenas produzindo vendo nossa crianças como seres de consumo automáticos, retardas, sem opinião própria ou consumo de bens intelectuais...

vi vários espetáculos sem nem um compromisso real com o seu publico, textos ruins, interpretações vazias, cenários e atores mau preparados, algumas apelando para reversão de valores, machistas, sexismo e de informação dúbias provocando a sensualidade e pornografia mascarada, sem falar nos "cacos" (textos ou frases usada fora do texto original) na buscando o riso fácil, sendo totalmente apelativo.
Dai eu me pergunto cadê o real compromisso com o seu publico? Cadê o lúdico imaginário? a fantasia mágica do belo e do singelo? se perdeu como novelas do horário nobre? vi textos e peças que dentro da pedagogia opressoras de diretores e orientadores pedagógicas são memoráveis, como umas lições de moral dogmáticas onde o único objetivo é agradar esses opressores acadêmicos (isso vende), mas cadê o compromisso com o seu publico? o compromisso que a arte por si só já tem de fortalecer o ser pensante...
A criança não é burra, ela não é retarda ela não é apenas como um pedaço de carne e osso que compra ingressos e senta nas poltronas que recebe o nome de "publico".
Sinto falta de ver espetáculos com o compromisso de ativar os "neurônios estéticos" dessas crianças e a façam pensar e não que as enfie nas caixas e apenas como um receptor de porcarias.
cadê mais produções com esse compromisso?
Como, Crias da Casa com o espetáculos (As 3 Marias e Zé troca de pé)Carroça de Mamulengos Palavra Cantada entre tantas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário