segunda-feira, 4 de junho de 2012

Inscrições abertas: seis prêmios para pessoas e organizações promotoras da cultura de paz

A cada ano a organização Peace X Peace promove prêmios homenageando mulheres e homens que estão na linha de frente da construção da paz. Em 2012, ao comemorar 10 anos de existência, a Peace x Peace criou um novo prêmio: o “Arte da Paz”. A Peace X Peace está aceitando inscrições para este e outros cinco prêmios até 21 de agosto de 2012. Os vencedores de todos os seis prêmios serão anunciados em 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz. Os prêmios são:

1. Prêmio Patricia Smith Melton “Arte da Paz” - que homenageia o/a criador/a ou criadores/as de uma obra de arte original criada a partir de 01 setembro de 2011 - que informe ou inspire outros a criar a paz. Pode ser uma música, pintura, vídeo, curta-metragem, história (1200 palavras ou menos), ou outro tipo de criação artística. As indicações podem ser feitas pelos próprios artistas ou por outras pessoas. É dada preferência a trabalhos voltados para as necessidades das mulheres, ações celebrando os dons das mulheres, ou que proponham a forma mais eficaz, de amplo alcance e duradoura para as mulheres alcançarem a paz. A pessoa vencedora receberá US$ 200 e seu trabalho será divulgado à rede da organização Peace X Peace em 125 países.

2. Prêmio Ator/a comunitário/a promotor/a da paz – que homenageia pessoa ou organização que desenvolve culturas de paz a nível comunitário, facilitando atividades para promover relações pacíficas, justas, equitativas em prol de comunidades saudáveis, inspirar outros a fazerem o mesmo.

3. Prêmio Mídia da Paz – que reconhecerá o valor de contribuições por mídia impressa, fotografia, rádio, televisão, ou outro meio de notícias que tenha informado o público sobre o papel que as mulheres desempenham na construção da paz. A premiação se dirige àqueles/as que usam o poder da mídia para informar e inspirar a sociedade civil para construir culturas de paz.

4. O Prêmio Conexão – que homenageará uma pessoa ou organização que constrói o diálogo e a compreensão entre as mulheres árabes, muçulmanas e ocidentais ou dentro de uma comunidade para alcançar a harmonia entre diferentes culturas.

5. O Prêmio Geração da Paz – dirigido a pessoas entre as idades de 18 e 30 anos que empreendem trabalhos orientadoa à ação, inspirando o mundo com sua iniciativa original e criativa.

6. O Prêmio Filantropia da Paz – voltado a uma pessoa ou organização que tenha contribuído com recursos finaceiros para atender às necessidades das mulheres e para apoiar mulheres no desenvolvimento de culturas de paz.

Um comentário:

  1. Bom, tudo isso para que se faça o que é, de direito, a todo cidadão ou cidadã?É muito pouco. Vejo bem o que nos falta nessa condição, é a comunhão de idéias no encontro efetivo da criação.
    Estou procurando escutar sobre um espaço que há quatro anos, procuro de alguma maneira contribuir com o meu trabalho, mas estão interessados em quem tem dinheiro, pra colocar certa quantia em uma conta, entende?. A ideia é maravilhosa. Mas a pedagogia que a conduz, é complexa. Nada passa sem uma centralização do poder. O lugar onde se administra interesses, que geram a complexidade no espaço da cultura social. Logicamente que observamos e e acreditamos nas intensões sobreia quanto a validade da ação solidaria. E que precisamos muito fortalecer essa verdade. Mas, o que eu estava tentando dizer, no que precisamos é nos educarmos politicamente.Aprender arte de olhar e ver a vida com mais soberania, no exercício da cidadania. E essas instituições estarem abertas a enxergar e exercer com dignidade a função que lhes compete,ao responder com supervisão instrumental e competência. E acreditar no potencial humano e profissional, que todos os dias,são colocados no mercado sem encaminhamento devido pelas universidades; mas que estão prontos e formados, a exercer com responsabilidades suas habilidades. Precismos sim, muito de legitimidade, de uma soberania social.

    ResponderExcluir