quinta-feira, 30 de março de 2017

Seleção EducaRES de Práticas de Referência em Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos.

Tendo em vista a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sendo a educação ambiental um de seus instrumentos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e seu Departamento de Educação Ambiental (DEA), resolve promover a presente Chamada Pública para Seleção EducaRES de Práticas de Referência em Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos, que criará uma base de dados de práticas existentes, com destaque para as práticas selecionadas resultante deste edital.
Serão selecionadas e publicadas até dez (10) experiências por segmento (sociedade civil, iniciativa privada e poder público), com destaque para práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social, de acordo com critérios pré-definidos nesta Chamada. As práticas selecionadas serão reconhecidas como “Práticas de Referência Educares”, sendo inseridas com destaque especial na plataforma virtual Educares. Os selecionados terão as práticas recomendadas e disponibilizadas pela SAIC/MMA, como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos presenciais e/ou à distância produzidos pelo Governo Federal.

A plataforma virtual é parte integrante da Educares, e consiste de uma infraestrutura tecnológica colaborativa e de código aberto para divulgar práticas em Educação Ambiental e Comunicação Social (EA e CS), no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esse sistema oferece ao público o mapeamento georreferenciado das iniciativas brasileiras que se cadastram na plataforma, facilitando a visualização das práticas inspiradoras no território nacional.Levando em consideração a interface da PNRS com outras políticas públicas, essa edição mapeará também instituições que desenvolvam ações que relacionem a gestão dos resíduos á conservação e qualidade da água (Gestão de Recursos Hídricos).

Portanto, busca contribuir para a transversalidade da EA e da CS com as diversas ferramentas que planejam, avaliam e dão capilaridade à gestão na sociedade, entre elas, os planos de resíduos sólidos dos estados e municípios.

Edital

Anexo I - RegulamentoAnexo II - Formulário de InscriçãoAnexo III - Declaração de ParticipaçãoAnexo IV - Autorização de Divulgação da Experiência
Práticas de Referência - Poder Público
Práticas de Referência - Setor Privado
Práticas de Referência - Sociedade Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário