quinta-feira, 30 de março de 2017

Edital Virada Sustentável Rio de Janeiro 2017. O período de inscrições para a Virada Sustentável Rio 2017 é de 24 de março a 7 de abril de 2017.

Queremos projetos inspiradores!
Quem disse que a sustentabilidade, apesar dos complexos desafios associados, não pode ser alegre e inspiradora?

Procuramos projetos artísticos, culturais e sociais essencialmente sustentáveis alinhados com essa visão. Queremos contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para esta guinada, porém sem ameaças, imposições ou regras de conduta. Queremos promover uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que queremos.

Após o encerramento, não serão mais aceitas propostas para integrar a programação do festival.
Em linha com o compromisso de ampliar a rede de colaboradores e realizadores de projetos alinhados com essa visão, a Virada Sustentável, projeto que já acontece em São Paulo há seis anos, abre seu Edital de atrações e atividades para a primeira edição do projeto no Rio de Janeiro, que acontecerá de 9 a 11 de junho de 2017.

https://www.viradasustentavel.org.br/rio-de-janeiro/virada-sustentavel-rio-de-janeiro-2017/edital.html

Para tirar dúvidas sobre o Edital, conhecer nossa equipe e cocriar com outros grupos interessados em participar da Virada Sustentável Rio 2017, estamos realizando algumas reuniões de cocriação presenciais. Acompanhem nosso site e nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/viradariodejaneiro) e/ou escreva para contatorj@viradasustentavel.org.br para mais informações a respeito.

Em nosso site também temos a opção Quero apoiar a Virada, onde possíveis parceiros podem se inscrever para ceder um espaço, ajudar na divulgação ou patrocinar a Virada Sustentável.

Sejam bem-vind@s!
Manual de Inscrição
DA INSCRIÇÃO

O edital da Virada Sustentável Rio 2017 é direcionado a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do evento, sempre com conteúdo ligado aos 17 temas apontados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Cada proponente, tanto pessoa jurídica como pessoa física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso. Esta senha possibilitará que o proponente acesse sua inscrição quantas vezes forem necessárias para edição das informações já inseridas. Após o envio do projeto, não será mais possível realizar alterações.

*Importante: limpezas de histórico no computador implicarão na exclusão das informações anteriormente salvas e ainda não enviadas.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail contatorj@viradasustentavel.org.br

DO APORTE

Para aumentar a quantidade de locais e pessoas impactadas, serão priorizados projetos que, além de estarem alinhados com o tema e comprovarem sua qualidade de execução, sejam compatíveis com as possibilidades de financiamento do evento, ou seja, não impliquem em despesas demasiadamente elevadas ou fora da realidade de preços do mercado.
DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Este edital não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria nem verba específica predestinada, sendo esta uma seleção que segue a lógica interna da realização do festival de acordo com critérios de sua comissão julgadora e de seu conselho curador.

Reforçamos apenas que todos os projetos inscritos deverão obrigatoriamente contemplar temas ligados à sustentabilidade e comprovar sua qualidade de realização.

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável é gratuita. Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.

Os projetos poderão ser inscritos em 2 diferentes modalidades: adesão ou financiamento.
ADESÃO

Adesão independente - são os projetos que não necessitam nem de aporte financeiro nem de disponibilidade de local.

Adesão dependente parcial - são os projetos que não necessitam de aporte financeiro mas necessitam local para sua realização.

Nesta modalidade, o proponente deve especificar em seu texto se a adesão é independente ou dependente parcial.
FINANCIADO

São os projetos que necessitam de verba para cachê, espaço ou estrutura (palco, sistema de som, sistema de luz, material)


DA APROVAÇÃO

O evento poderá acontecer em parques públicos, centros culturais, museus, praças, ruas, unidades e sedes de instituições e organizações parceiras. Todos os projetos inscritos e aprovados, com exceção daqueles autogeridos e que já tenham local e horário predeterminados em sua descrição no ato de sua inscrição, serão alocados de acordo com sua categoria, conteúdo, faixa etária e estrutura necessária para sua realização.

Os valores solicitados serão analisados e caso o projeto seja aprovado, mas seu valor de realização esteja fora das possibilidades de financiamento, o proponente será contatado para tentativa de readequação de orçamento.

A Virada Sustentável reserva o direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados caso o mesmo não atenda as exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpra prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados em período de contratação.

Os proponentes não terão acesso a avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital.

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão, via e-mail indicado no ato da inscrição, uma notificação sobre o seu resultado no edital.
DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas espaços de alcance ao público para realização das ações propostas, ampla divulgação na mídia e outros meios de comunicação e o estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de “sustentabilidade”.

A Virada Sustentável se compromete a gerir com responsabilidade os impactos socioambientais gerados pelo evento, bem como promover esforços no sentido de viabilizar o maior número possível de atrações e ações, dentro de suas possibilidades orçamentárias e de gestão de outros recursos (não-financeiros) disponíveis.
DA CONTRATAÇÃO

Os Proponentes cujos projetos forem aprovados terão a partir da data de notificação via e-mail o prazo de 5 dias úteis para enviarem os documentos abaixo listados.

Caso o prazo não seja cumprido o projeto será automaticamente desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação substituí-lo.

Documentos complementares:

PESSOA JURÍDICA:

- CNPJ

-Ficha de Inscrição Municipal

- Contrato Social (ou outro documento que valide a pessoa jurídica)

- Currículo comprovando experiência na atividade proposta

- Comprovante de endereço

- Certidão Negativa da Receita Federal

PESSOA FÍSICA:

- CPF

- RG

- Comprovante de endereço

- Currículo comprovando experiência na atividade proposta

- Certidão Negativa da Receita Federal

Após o recebimento e conferência dos documentos acima serão encaminhadas, via e-mail, as instruções para emissão da nota fiscal, que seguirá norma pré-estabelecida pela Virada Sustentável.

O pagamento será realizado pelo Instituto Virada Sustentável, que tem sede em São Paulo, de modo que os proponentes que não têm cadastro municipal na capital paulista devem atentar para eventual retenção de ISS na fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário