quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Em defesa do Santuário dos Pajés

Em defesa do Santuário dos Pajés Foto: Divulgação, Thyago Arruda / 247, e Rafael Passos / Festival Mundo

Apresentações musicais, feira de artesanato e debate no Noroeste nesta terça-feira (15)

14 de Novembro de 2011 às 20:02
Maryna Lacerda_Brasília 247 — Alvo de disputa entre índios e construtoras, o terreno em que está o Santuário dos Pajés, no Setor Noroeste, será palco do Sarau Pisaligeiro + Consciência no Santuário, nesta terça-feira (15), a partir das 14 horas. A proposta é unir o debate sobre o direito indígena às discussões sobre a consciência negra.
Estão previstas as apresentações de artistas como Ellen Oléria (foto), BNegão (foto), Gog, Mestre Zé do Pife e Vavá Afioune, feira de artesanato e debate sobre o Dia da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro. A programação inclui ainda exibição de dança e ritual indígenas e do documentário “Sagrada Terra Especulada”. O curta-metragem ganhou o segundo lugar do Troféu Candango no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2011. Narrado pelo rapper e poeta Gog, o filme mostra o conflito entre a etnia Fulni-ô Tapuya, que ocupa a área há 40 anos, e o setor imobiliário do DF, que comprou o terreno da Terracap, em 2008.
A entrada é gratuita e cada participante deve contribuir para o lanche comunitário, que será servido no intervalo das atividades. Veja o mapa de como chegar.
Terra em litígio
O conflito entre índios e construtoras está no tamanho da área ocupada pelo primeiro grupo. Por um lado, existe uma decisão judicial que determina que os índios têm direito a 4,18 hectares dentro do Noroeste. Por outro, os índios afirmam que o território deve ser de pelo menos 50 hectares. Com essa metragem maior, alcança os canteiros de obras das construtoras Emplavi, Brasal e João Fortes, que compraram o terreno. Enquanto a Justiça não decide quem está certo, índios e apoiadores tentam impedir a construção dos prédios. As empresas, por sua vez, tentam retomar as obras.
Serviço:
Sarau Pisaligeiro + Consciência no Santuário
Local: Santuário dos Pajés
Hora: 14 horas
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário