sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ação da Cidadania comemora Dia da Consciência Negra com palestras e filme sobre o Cais do Valongo


Em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e os 200 anos do Cais do Valongo, a Ação da Cidadania e o Instituto dos Pretos Novos (IPN) promovem nesta sexta-feira, dia 18, o lançamento do documentário Cais do Valongo Sangra da Terra. Além da exibição do filme, haverá palestras sobre os temas Redescoberta do Cais do Valongo, Pequena África e André Rebouças. O evento é gratuito e acontece a partir das 17h, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Zona Portuária do Rio.
 
Com roteiro e direção do historiador Wavá de Carvalho, o longa-metragem traz depoimentos da arqueóloga Tania Andrade Lima (Museu Nacional), do historiador Carlos Eugênio Líbano (Universidade Federal da Bahia) e do cantor Luiz Melodia, entre outros.  Idealizado a partir da redescoberta das ruínas do Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina quando veio se casar com Dom Pedro II, e do Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do século XIX, o filme intercala as entrevistas com a dramatização de fatos históricos, feita pelos atores da companhia Bem Brasil.
 
De origem afrodescendente, Carvalho vê no documentário uma oportunidade de resgatar as raízes dos povos africanos, e a própria descendência, recriando sua história através da chegada dos escravos ao Rio de Janeiro.
 
Uma pesquisa realizada por José Miguel da Trindade, integrante da área cultural da Ação da Cidadania, sobre o engenheiro André Rebouças, negro e abolicionista, será o tema de uma das palestras. Rebouças foi o responsável pela construção do armazém de 14 mil metros quadrados que abriga hoje o Centro Cultural Ação da Cidadania. Originalmente denominado Armazém Docas D. Pedro II, foi o primeiro prédio construído pela Cia Docas do RJ (1870), para armazenar os grãos trazidos pelos navios que atracavam no Porto do Rio.
 
 
SERVIÇO:
 
Lançamento do documentário Cais do Valongo Sangra da Terra
 
Dia 18 de novembro (sexta-feira), às 17h
 
Local: Centro Cultural Ação da Cidadania – Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde – RJ – Telefone: 2233-7460
 
Entrada franca – 300 lugares
 
Palestras sobre os temas Redescoberta do Cais do Valongo, Pequena África e André Rebouças e exibição do longa-metragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário