sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, exercício de 2011, e seguem até 18 de setembro. Será o maior valor pago na história do Fundo - 35 milhões para 550 projetos.

Começaram as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, exercício de 2011, e seguem até 18 de setembro. Será o maior valor pago na história do Fundo, 35milhões para 550 projetos. Após sucessivas reestruturações nos modelos de gestão e de distribuição dos recursos do FAC, as inscrições serão realizadas pelo sistema SalicWeb, mantido e desenvolvido pelo Ministério da Cultura - MinC.

A parceria com o MinC foi viabilizada com a finalidade de integrar os diversos mecanismos de fomento à Cultura existentes nos diferentes Entes Federados. Nesse sentido, apresentam-se oportunas as seguintes considerações acerca do preenchimento dos formulários e envios de propostas ao FAC para o exercício de 2011.

 Leia com atenção!

 * Realizando Login

 Para realizar a inscrição de um projeto será necessário, ao abrir o Sistema SalicWeb, realizar o login. Para isso, deve-se possuir uma conta de endereço eletrônico (e-mail). Caso ainda não tenha uma, pode-se escolher um provedor gratuito de endereços eletrônicos aqui. Será através desse endereço eletrônico que o sistema irá prestar informações sobre o andamento dos projetos inscritos.

 Caso seja o primeiro acesso ao Sistema, deve-se selecionar a opção “Não sou cadastrado” na parte central da tela do lado esquerdo. Após, preencher corretamente os dados. Os dados devem ser preenchidos considerando-se aquele que será responsável por submeter a proposta, ainda que se trate de pessoa jurídica. Posteriormente, o Sistema enviará uma mensagem eletrônica no endereço cadastrado, contendo uma senha de acesso provisória.

Ao acessar novamente o Sistema com a senha provisória, será solicitada a criação de uma nova senha. Anote e guarde essa senha, pois apenas com ela será possível salvar e retornar para dar prosseguimento ao seu preenchimento da proposta do projeto. Pronto, você já está cadastrado no Sistema SalicWeb e poderá lançar suas propostas para o Edital do FAC e para os demais editais do Ministério da Cultura, bem como, na Lei de Incentivo a Cultura.

 * Localizando o Edital
 Ao abrir a “Página Principal” do SalicWeb, deve-se selecionar o item “Proposta Cultural” e, logo abaixo, “Edital”. Caso o usuário não possua proposta anterior cadastrada no MinC, deverá aparecer a mensagem “Proponente sem Edital Cadastrado”. Para prosseguir, deve-se selecionar o item “Novo” e logo aparecerá a “Apresentação de proposta cultural”. Digite o CPF ou CNPJ conforme o caso do proponente do CEAC: pessoa física ou jurídica.

Importante: A “Declaração de Responsabilidade” é uma exigência do MinC e não se refere aos Editais do FAC. Selecione “De acordo” e “confirma”.

O próximo ambiente é o de escolha do Edital, da Linguagem e da Modalidade em que se pretende apresentar uma proposta. Haverá uma lista de Editais do Ministério da Cultura. Role a página até achar os nomes dos Editais do FAC (Apoio à Criação e Produção, Apoio à Difusão e Circulação, etc.) no lado esquerdo click no “ + “ e será possível visualizar as linguagens dentro do Edital. Click novamente no “ + “ e aparecerá todas as modalidades da linguagem dentro do edital pretendido. Click no número do edital para iniciar sua inscrição. Para se certificar do conteúdo do Edital, clik na “lupa” para ler do quê se trata o Edital pretendido.

Pronto você já pode começar a preencher o formulário. Na primeira tela o MinC solicita o nome e resumo da proposta para seu controle. Preencha e siga normalmente. 

Se houver problemas sobre o SalicWeb:

- credenciais de login de acesso,
- esqueceu senha,
- e-mail cadastrado
- caminho de acesso.

Ligue para a Divisão de Atendimento ao Proponente no telefone (61) 2024-2082.

Atenção! Abaixo faça o download do arquivo “Plano de Trabalho” para o preenchimento das tabelas. Em um único arquivo (Excel) estão todas as planilhas necessárias. Faça o preenchimento e depois faça o upload (anexar eletronicamente). Se o projeto não tiver esse anexo será automaticamente desclassificado. No arquivo “Manual Plano de Trabalho” estão as instruções para o preenchimento das tabelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário