domingo, 24 de julho de 2011

350.org Brasil abre inscrições para o workshop “Ativismo e Mudanças Climáticas”

Se você mora nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, e se preocupa com a crise climática pela qual a humanidade e o planeta estão passando, participe do workshop da 350.org no Brasil  e torne-se voluntário e ativista de um movimento global que busca soluções por meio de campanhas online e grandes ações públicas.
Juntos, nós podemos enfrentar a crise climática e provocar mudanças que nos levem em direção a um planeta mais justo e ambientalmente sustentável.
Treinamento da 350 em São Paulo (2010)
Proposta
A 350.org é uma campanha que surgiu em 2008 e que possui uma estrutura relativamente descentralizada, contando muito com o apoio de voluntários e parceiros para seguir a luta. Isso torna o nosso trabalho desafiador, faz com que as nossas experiências sirvam de exemplo para nós mesmos e também para toda a campanha global. Dos diretores aos voluntários estamos todos aprendendo enquanto participamos de um movimento.
Ofereceremos este workshop, inicialmente, em 3 cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Escolhemos estas 3 cidades por suas importâncias políticas e econômicas nas decisões do país, mas não queremos parar por aí! Nossa ideia é estruturar estes núcleos (hubs) e por meio desta experiência criar novos núcleos nas diferentes regiões do país!
Os workshops estão programados para acontecer nas seguintes datas:
São Paulo: 5 a 7 de agosto
Rio de Janeiro: 19 a 21 de agosto
Brasilia: 26 a 28 de agosto
Se você é morador de alguma dessas cidades, tem interesse em ativismo, mudanças climáticas e busca um desafio do tamanho do mundo para se envolver, inscreva-se para participar do workshop. 
Ficha de inscrição – São Paulo (inscrições até 24 de julho)
Ficha de inscrição – Rio de Janeiro (inscrições até 31 de julho)
Ficha de inscrição – Brasília (inscrições até 7 de agosto)
(Atenção: só serão consideradas as inscrições de pessoas que moram nas regiões metropolitanas dessas cidades e Distrito Federal, acima de 18 anos e que terão a possibilidade de participar no workshop!)
Mais sobre o workshop
O estilo original de campanha e a filosofia das oficinas da 350.org é focado em desenvolver a confiança e a liderança como qualidades individuais, que encorajam o trabalho colaborativo. Acreditamos que cada participante tem habilidades únicas para dividir com o grupo e que, dessa forma, podem contribuir para o despertar de novas habilidades dos outros indivíduos do grupo.
Na sexta-feira, a partir das 18h30, teremos um encontro inicial para concluir o processo de seleção dos participantes do workshop. Começaremos com uma apresentação da 350.org, seguida pela apresentação de cada participante contando um pouco sobre sua história, suas experiências, o que deseja trazer para o movimento e o que espera levar de volta para casa. Após as apresentações, faremos conversas em grupo e individuais com os candidatos para definirmos a equipe que vai participar do workshop.
Esta equipe deverá nos encontrar na manhã de sábado para um fim de semana cheio de conteúdo, práticas e vivências. Seguiremos em contato com candidatos que não foram selecionados para esse primeiro workshop na sua cidade, que terão outras oportunidades para se envolver com as ações da 350.org no Brasil e no mundo.
Nos dois dias de oficina, teremos seminários sobre mudanças climáticas focados em ciência, negociações internacionais, Brasil, papel da sociedade civil. Trabalharemos também várias formas de ativismo e estratégias de comunicação, mídia, networking e parcerias. Discutiremos o papel dos jovens no Brasil.
Os participantes deverão sair do encontro com maior conhecimento sobre o trabalho da 350, as mudanças climáticas, ativismo e mobilização. Também terão maior conhecimento sobre como atingir o grande público e a mídia, e de como planejar uma campanha seja ela de curto, médio ou longo prazo.
Pretendemos sair deste encontro com um grupo unido e coeso em cada uma das cidades, com ao menos uma grande atividade programada – uma ação do Moving Planet no dia 24 de setembro, mas com o potencial e vontade de fazer muitas outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário