quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ANJOS DO PICADEIRO 9

As inscrições para as oficinas do já estão abertas!
 
São 5 oficinas com alguns dos mestres da palhaçaria internacional: Leris Colombaioni (Itália), Johnny Melville (Holanda), Andres del Bosque (Argentina), Amanda Crockett (EUA) e Angela de Castro (Inglaterra).


Corra para escolher a sua!

As vagas são limitadas e todas acontecerão do dia 06 à 08/12 das 10 às 13h.

Para se inscrever envie um email para: oficinasanjos9@gmail.com e confirme sua participação!

Período de inscrição: de 21/10 à 21/11/2010.



OFICINAS

O Tempo Cômico – Leris Colombaioni (Itália)

O estudo do tempo cômico se dá na prática e na repetição e esta oficina será focada estritamente no exercício deste ponto específico da clowneria. Cada participante focará o estudo no seu próprio trabalho, sendo orientado dia-a-dia neste processo.
Em grupos, trios, duplas ou solo, os participantes trarão desde o primeiro encontro seus figurinos, maquiagem e adereços, e as cenas com as quais desenvolverão o estudo do tempo cômico. Cada participante terá que gera apenas uma cena para que seja a ferramenta do seu estudo.
Oficina é estruturada para quem já entrou em contato com o universo da palhaçaria clássica: a utilização do corpo cômico, as claques e cascatas, a gag e como chegar até ela.
No final da oficina os participantes decidirão conjuntamente sobre a possibilidade de uma apresentação do trabalho desenvolvido neste período.

Número de participantes: 20

Sobre Leris Colombaioni

Filho de Nani Colombaioni que foi considerado um dos melhores palhaços do mundo e que também foi assessor de Federico Fellini nos filmes La strada e I Clowns. Leris Colombaioni é representante da sexta geração da família Colombaioni cujas origens remontam-se à commedia dell' arte, além de clown e diretor, é acrobata e trabalha desde seus seis anos no circo. Possui um repertório de cenas e de gags codificado nos mínimos detalhes, repertório passado de pai para filho e também recriado e ampliado a cada nova geração, que consistem em verdadeiras partituras físicas. Já trabalhou em circos como Orfei, Medrano, Togni, Pellegrini e outros. Trabalhou no cinema com Fellini (I Clowns), Comencini (LaBoheme), Giuliano Gemma (L'arciere di Fuoco), Monicelli (Cari fottutissimiamici), Martin Scorsese (Gangs of New York), Benigni (Pinocchio), etc. Participou de diversos encontros e festivais de circo pelo mundo e já trabalhou com vários grupos brasileiros como LUME, Teatro de Anônimo, Seres de Luz Teatro, LaMínima e Cia. As Graças.

Maiores informações:
http://www.colombaionileris.it/colombaionileris/Benvenuto.html

A Arte da Bobagem – Ângela de Castro (Inglaterra/Brasil)

"A Arte da Bobagem” é a master class que Angela de Castro ministra para o desenvolvimento da persona e performance do palhaço. Usando uma variedade de técnicas tradicionais e contemporâneas, a oficina permite que atores e outros interessados iniciem o processo de descoberta que antecede o desenvolvimento de técnicas específicas de palhaçaria. A Arte da Bobagem é considerada uma oficina de Clown “Master Class” que já percorreu todo o Reino Unido, nas principais universidades, como University of London e escolas de teatro como Royal National Theatre Studio.

Número de participantes: 20

Sobre Ângela de Castro

Ângela de Castro dedica-se há 15 anos ao tema do Clown, quando iniciou seus estudos na França e na Inglaterra, sendo posteriormente reconhecida por seus espetáculos em todo o mundo. Desde que saiu do Brasil para atuar na Inglaterra, Ângela tem atuado em espetáculos com os grupos Mummerandada, The Right Science and Slava Polunin Theatre e tem viajado constantemente com o seu aclamado The Gift.

Maiores informações:
http://www.contemporaryclowningprojects.com/who_dc.htm

Johnny Melville (Argentina/Holanda)

A oficina com Johnny Melville é um curso intensivo de improvisação, energia e aplicação de espontaneidade. Nela se utilizam técnicas como Passos Mágicos de Tensegritia (Carlos Castaneda), Aikido, Tai Chi e movimento do macaco chipansé, como treinamento da relação e disciplina do corpo para chegar à agilidade do ator.
São utilizados jogos infantis e exercícios teatrais, caracterização a partir de formas corporais, emocionais e resistências corporais.
O curso é direcionado para atores, cantores, bailarinos, acrobatas, palhaços e todos os profissionais que aspiram ser profissionais.

Número de participantes: 20

Sobre Johnny Melville

Melville fez seminários, workshops, teatro e ações em todo o mundo em seus últimos 35 anos. Suas oficinas também incluem grandes eventos concebidos com a participação maciça de pessoas, 100 pessoas, uma situação em que o núcleo do trabalho em grupo com Melville no ensino participantes as técnicas básicas de animação e desenvolvimento de animação em se, tornando-se líderes do mesmo.

Alguns trabalhos feitos por Johnny Melville
(Trabalho realizado com grupos de oficinas)
Roterdam; Deptford, Londres; Wandsworth, Londres e Munique; Wandsworth, em Londres;Florença, Viena; Oval House Theatre, em Londres; Housae Oval Theatre, em Londres; Florença; Festival de teatro chool radical, Londres; Barcelona Olimpiades; Festival de Araya (País Basco); Festival de Música Étnica, Namforrs (Suécia); 3ª Conferência Nórdica de Drama e Teatro

Maiores informações:
http://www.johnnymelville.com/

Amanda Crockett (EUA)

Comédia pode transcender a linguagem. O mundo dos artista deve ser honesto, aberto e vulnerável. Este workshop é sobre todas essas coisas. Vamos explorar o espaço, ritmo, respiração, e facilidade no palco, trabalhando em conjunto para encontrar o personagem e expressão para fazer de você um performer mais apaixonante, irresistível, relaxado e confiante, conectado com o seu público e ao mundo que você cria. Vamos trabalhar com mímica, clown, improvisação, comédia física, o trabalho sobre o personagem e uma perspectiva única sobre tudo isso, para assim criar a sua própria fisicalidade.

Numero de pessoas: 10

Sobre Amanda Crockett

Amanda Crockett começou a trabalhar como palhaça ao lado de seu pai aos 9 anos, aprendendo a delicada arte de fazer as pessoas rirem. Desde então, sua busca da perfeita mistura de circo e teatro físico levou-a para locais em todo o mundo. Amanda possui graduação na Dell'Arte International School of Physical Theatre e teve a sorte de treinar com alguns professores incríveis de todo o mundo, incluindo Helene Turcotte, Yi Lu, Stevens Rodleigh, Eisenburg Avner, Julie Goell, Montanaro Tony e Keith Johnstone. Atualmente, Amanda é um membro da companhia Aloft em Chicago, e membro do elenco da companhia El Circo Cheapo Cabaret.
Além do desempenho, ela tem ensinado Arte circense e Teatro Físico para crianças e adultos há mais de 10 anos. Alguns lugares onde já lecionou no San Francisco Circus Center, no Conservatório de palhaço, Loft no ar, o Miami Performing Arts Center, Wise Fool Novo México, Circus Smirkus.
Amanda é incrivelmente inspirados pelo brilhantismo do palhaço e criando uma obra que combina a comédia física com alto nível de acrobacias, manipulação de objetos e habilidades aéreas. Ela traz a performance cômica a um novo nível, tornando o movimento na gargalhada.

Maiores informações:
http://www.amandacrockett.net

Oficina de Bufonaria - Andrés Del Bosque

Nesta nova Idade Média, com o castelo dos privilégios defendido por uma polícia Global e uma guerra preventiva, os bufões sagrados, baixam a ponte elevadiça e celebram, a festa do Papa da Burlagem, vendo cair as falsas hierarquias, juntando medo com o riso que revela nossas próprias falhas e alienações.
Alguns palhaços são os favoritos do rei e abaixam as calças para fazer rir, outros vão com o pau na mão colocando o mundo de cabeça para baixo. Esses são os Bufões sagrados.

Objetivo:
1) Reconhecer um caminho de transformação nos vícios e falhas através do riso, graça e ternura;
2) Reconhecer as evidências do Bufão Ritual em diferentes culturas.

Conteúdo: jogos e bailes bufonescos, parodias, textos de bufões (Ghelderode, Shakespeare, etc.); exposição sobre a investigação em torno do Bufão Sagrado.

Sobre Andrés del Bosque

Andrés del Bosque, se formou com Enrique Buenaventura em Cali Colombia. Ator, Diretor e Autor. Discípulo de Philipe Gaulier, Antonio Fava, Vladymir Kriukov. Professor de clown bufão. Mestro de interpretação em diferentes universidades chilenas. Ministrou oficinas em Londres, Costa Rica, México, Italia e na España.

Maiores informações:
http://www.andresdelbosque.com/
http://andresdelbosque.blogspot.com/

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Corujão da Poesia saúda a Semana da Consciência Negra


Comemorando a Semana da Consciência Negra, dia 25/11 (quinta-feira) o Oi Futuro Ipanema apresenta o sarau do Corujão da Poesia "Òwiwi Akewí: o Poeta Coruja", evento que reunirá Caio Prado, Marcello Melo, Manoel Herculano, Thiago Thomé, João Gurgel, Rolo (que também dirige o espetáculo), Jonathan Ferr, Roque Miguel e os grupos do CTO (Centro de Teatro do Oprimido com o teatro fórum “Da Cor do Brasil”) e Cia. Banto (Zona Oeste). Além das apresentações, sorteio de livros de poesia e revistas e microfone liberado para que a platéia também recite versos. 

SERVIÇO:

Sarau: "Òwiwi Akewí: o Poeta Coruja"
Data: 25 de novembro (quinta-feira)
Horário: 20h • Duração: 120 minutos • Recomendado: LIVRE
Local: Oi Futuro Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54 - Ipanema
Rio de Janeiro - RJ, 22410-000 (próximo a estação do metrô Gal. Osório
ENTRADA FRANCA • Lotação: 120 lugares • Senhas distribuídas às 19h

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Brasilidade Evento com apoio do MinC levará diversidade cultural ao Centro do Rio de Janeiro

Com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), a série de eventos “Brasilidade” vai apresentar, no Centro do Rio de Janeiro, a pluralidade da cultura nacional. Começando no próximo dia 18, a série de eventos culminará, no dia 2 de dezembro, com a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta comenda oficial na área. Com presença prevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o grande homenageado da OMC neste ano é Darcy Ribeiro.

A emergência do Brasil no cenário internacional influiu na escolha do tema da OMC 2010. “Nada melhor, nesse momento, do que pensar e celebrar o Brasil também por meio de sua cultura. É isso que Brasilidade vem fazer”, destaca o ministro Juca Ferreira. “E a homenagem a Darcy Ribeiro vem reconhecer o brasileiro que mais original e visceralmente viveu e pensou essa questão”, conclui.

Durante os dias de “Brasilidade”, cerca de 450 artistas, entre nomes consagrados e em ascensão, vão representar a cultura em segmentos como audiovisual, música, cultura popular, teatro de rua, dança, circo e gastronomia.

A região central do Rio se tornará um verdadeiro corredor cultural. As apresentações a céu aberto vão se concentrar em três locais de grande circulação: Arcos da Lapa, Largo da Carioca e Cinelândia, além das atividades programadas para o Buraco do Lume, Rua Uruguaiana, arredores da Lapa e Praça XV. Haverá, também, a ocupação de locais fechados, como a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Palácio Capanema, a Caixa Cultural, o Centro Cultural da Justiça Federal e a Fundição Progresso.

“Brasilidade” vai abrigar, ainda, um módulo dedicado ao homenageado da OMC 2010, chamado “Pensamento Darcy Ribeiro”, que abrigará exposições, lançamento de livros e o 3º Fórum da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, que acontece na escola de 25 a 27/11. Darcy Ribeiro é um dos cientistas sociais brasileiros de maior renome no mundo, por causa de sua grande contribuição em defesa da causa étnica. Consagrou-se como alguém que propunha uma reflexão do Brasil a partir da amplidão de sua cultura e já enxergava que as expressões populares seriam capazes de auxiliar uma “leitura” mais completa do país.

Programação
No total, serão 18 shows nos palcos montados nos Arcos da Lapa e no Largo da Carioca e uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobras na Fundição Progresso. Do rock da banda Cachorro Grande (RS), passando pelo hip hop, samba de roda, a MPB de Adriana Calcanhoto (RJ), Lenine (PE) e Zeca Baleiro (MA), até o som cosmopolita de Céu (SP), Otto (PE) e o cacuriá de Dona Teté do Maranhão.
Também haverá espetáculos teatrais com 17 grupos, entre eles, Galpão (MG), Cia do Miolo (SP), Tá na Rua (RJ), Mamulengo Presepada (DF), Augusto Bonequeiro (PE) e Teatro dos Caretas (SE). Na dança, sete companhias que também fazem parte do Festival Panorama, como Thembi Rosa (MG) e Gustavo Ciríaco (RJ).

A programação de filmes terá mais de 90 títulos, entre longas, médias e curtas metragens, de todos os gêneros, distribuídos em cinco locais de exibição: Centro Cultural Justiça Federal e Odeon BR, ambos na Cinelândia; Arcos da Lapa e Fundição Progresso, na Lapa; e Escola de Cinema da Universidade Estácio de Sá (Campus Rebouças), no Rio Comprido.

Cinco grupos (um do Rio, um de Pernambuco, um do Maranhão e dois da Bahia) farão manifestações populares. Nas artes visuais, sete instalações e exposições, entre elas “O sonho de Darcy”, do estilista Jum Nakao, que se chamará “O sonho de Darcy”.

Serão realizadas, ainda, seis oficinas, das quais cinco estarão relacionadas à programação de Manifestações Populares e uma será organizada pela produção de Audiovisual. Essa de audiovisual começa no dia 20/11 e vai até 01/12, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro.

Histórico
A Ordem do Mérito Cultural é uma homenagem que o Governo Federal promove desde 1995, em reconhecimento a pessoas, grupos artísticos, instituições, iniciativas ou movimentos culturais, pela sua contribuição à Cultura Brasileira. Já foram concedidas cerca 400 condecorações.

No último ano, o mértio teve como temática o cinquentanário da Morte de Heitor Villa-lobos, e 40 personalidades (oito, in memorian) receberam a homenagem. Ícones da música brasileira, como Carmen Miranda, Ataulfo Alvez e Raul Seixas foram lembrados. A edição da Ordem do Mérito, em 2008, deu destaque ao centenário da morte de Machado de Assis. Oscar Niemeyer, cuja obra é marco da arquitetura modernista, mereceu homenagem especial em 2007, quando completou 100 anos.

A cerimônia de entrega da OMC deste ano será no dia 2 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fundos ProCultura: circo, dança, teatro, artes visuais e música

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e da Funarte, acaba de lançar novos editais para a seleção de projetos de circo, dança, teatro, artes visuais e música. O investimento total é de R$ 48 milhões. O Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro é o que conta com maior orçamento. Serão R$ 22,2 milhões para a premiação de 197 projetos nas categorias Produção Artística, Programação de Espaços Cênicos e Substituição de Lona Circense e/ou Acessórios.
Para as Artes Visuais, serão destinados R$ 14 milhões. O Prêmio ProCultura de Estímulo às Artes Visuais contempla projetos que visam à instalação ou ampliação de bibliotecas; publicação de periódicos e revistas sobre artes visuais; pesquisa de acervos artísticos e apoio à aquisição de obras representativas das artes visuais brasileiras.
Na área da Música, foram publicados três editais com investimentos que chegam a R$ 11,8 milhões. O Prêmio ProCultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música vai contemplar 60 projetos com R$ 5,8 milhões. O Prêmio ProCultura de Apoio à Banda de Música reserva R$ 4,5 milhões para a compra de instrumentos de sopro e de percussão. Serão selecionadas 176 bandas de todo o país. Cada uma receberá até R$ 25 mil. Já o Prêmio ProCultura Palcos Musicais Permanentes prevê investimentos de R$ 1,5 milhão para espaços privados com até 600 lugares e programação artística contínua, em todo o território nacional . Quinze projetos serão selecionados e cada um vai receber R$ 100 mil.
Os editais fazem parte do Programa ProCultura, lançado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, no último dia 20, em Brasília. Inicialmente, foram divulgados 15 editais. Até o final de novembro, novos editais deverão ser lançados. Ao todo, serão aplicados R$ 300 milhões de reais em oito novos fundos setoriais: Acesso e Diversidade; Ações Transversais e Equalização de Políticas Culturais; Artes Visuais; Circo, Dança e Teatro; Incentivo à Inovação Audiovisual; Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa; Música; Patrimônio e Memória.
Os recursos são do Fundo Nacional da Cultura. O FNC é um fundo público, constituído de recursos destinados exclusivamente à execução de programas, projetos ou ações culturais.  A distribuição dos recursos foi decidida pela comissão do FNC, após a apresentação das diretrizes e ações aos Comitês Técnicos dos oitos setores. Cada comitê é formado por representantes do Sistema Minc e por dez representantes da sociedade civil, incluindo três especialiatas de notório saber.
As inscrições devem ser feitas pelo Salic Web.
Mais informações: www.cultura.gov.br

Espetáculo FELINDA - Teatro do Jockey

Esse é um tipo de espetáculo que todos merecem ver... Lindo por excelência e natureza.O mais belo espetáculo não é belo por causa de quem fez, mais sim pelo resultado que se buscou acontecer, ele tem a sua beleza por natureza.Esse é uma prova disso.Veja vale muito a pena ver...

 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS PRO DILMA

Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimen to econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional. Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada. Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais. Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária. Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado. Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana. Leonardo Boff Chico Buarque Fernando Morais Emir Sader Eric Nepumuceno

A coisa ta preta? SAIBA QUE PODE PIORAR!

Eu tenho esclarecido o pessoal da militância LGBT, que estão revoltados com a Dilma por causa da tal carta, e muito importante que a militância tenha a seguinte visão; E melhor ficar mais quatro anos sem a aprovação da união civil, (já estamos 500 na espera) pior é perder o pouco direito de demonstração de afeto que ainda nos compete, pois se o SERRA entrar no governo, os assassinos de homossexual vão é ganhar um premio por cada gay morto, Serra é Silas Malafaia e Malafaia é Serra, a opinião do Malafaia estar muito bem estampada em vários outdoor pela cidade, então comunidade que luta pelos direitos iguais independente de sexo, cor credo e raça vamos dar mole para o SERRA?

domingo, 17 de outubro de 2010

Teatro do Oprimido chega a UNIRIO

Teatro do Oprimido chega a UNIRIO Posted: 15 Oct 2010 02:47 PM PDT Na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro de 2010, o Centro de Teatro do Oprimido inicia um curso de formação para graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Teatro da UNIRIO, como parte do projeto TEATRO BRASILEIRO EM CONEXÃO, uma iniciativa da CASA VIVA-Pesquisa e Produção Teatral com a parceria do NEPAA/UNIRIO – Núcleo de Estudos [...] Este é um resumo do artigo. Clique no título para ler na íntegra.

CANSEI, VOU VOTAR NO SERRA

Amigos, eu tentei, mas não dá mais. Temos que salvar nosso país, ia anular o voto, mas tenho que votar no Serra, na chapa PSDB-DEM-PTB. Quero me associar a esse movimento lançado por mulheres brasileiras, altruístas, as melhores expressões de nossa sociedade, como Hebe Camargo, Xuxa, Regina Duarte e Ivete Sangalo. Gente competente, milionária, que não ganhou seu dinheiro com o Estado não, ganhou fazendo coisas importantes para a sociedade. Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Isso é compra de voto. Esse dinheiro poderia ser utilizado para financiar a privatização de outras estatais cabides de emprego público, para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo, SBT, Band, RedeTV, CNT, Folha SP, Estadão etc.). A "Veja" está quase fechando as portas e esse governo alimentando vagabundo incapaz no Piauí. É o fim do mundo. Cansei do PT com essa coisa de direitos dos homossexuais, onde já se viu! Legalizar casamento gay! E essa coisa de ter petista querendo fazer hospital público fazer de graça aborto em qualquer uma! O aborto é uma aberração! Jamais permitiria uma filha minha fazer essa barbaridade. De mais a mais, quando meu filho engravidou a filha da empregada, eu tive que pagar uma nota pelo aborto dela. Cansei dos engarrafamentos em São Paulo e no Rio. Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de juro baixo, todo mundo tem carro, até o meu pedreiro. "É uma vergonha!", como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S. Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro. Cansei dessa história de PROUNI, REUNI, escambau UNI, que botou essa gente ignorante, sem berço, na universidade. Até índio e favelado agora, vira médico e advogado. É um desrespeito... Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa gentalha. Como vai ser o futuro deles? Vão perder os bons empregos para essa raça? Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Queria comprar outro apartamento de temporada e tive que desistir, pois os preços estão muito altos, todo mundo tem crédito pra comprar. Cansei dessa demagogia de democracia. O bom era a ditadura militar. Agora, mesmo fraudando toda a eleição com aqueles softwares que ninguém sabe como funcionam, ganha sempre o candidato que o povo quer! “Assim não dá, assim não pode!” Cansei desse povinho que não segue mais o que a Globo manda, não adianta mais nem juntar Globo, Veja, Estadão, Folha, chantagear políticos, fraudar eleição, o povo não escuta mais nada! Acham que podem pensar! Veja só! Cansei dessa palhaçada de valorização do real frente ao dólar. Isso é coisa daquele operário megalômano. Vê se é possível: o Brasil com moeda forte! Acredite se quiser. O Sardenberg disse que é tudo artificial. O resultado: agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer pé de chinelo, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. Meu mecânico foi conhecer Buenos Aires! É o fim... Vou votar no Serra. Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir nas quebras da bolsa e no dólar em disparada. Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte. E não falta nada mesmo assim! Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia, vagabundagem. É coisa daquele operário que se amarra em caninha. Pobre tem que trabalhar todo dia. Cansei de ir em Shopping e ver a plebe comprando e desfilando com seus celulares. Uma gente feia... O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega... Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode montar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz. Vergonha, vergonha, vergonha... Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys. Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou "empreendedor" no Nordeste. Pode? Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Quem vai fazer filho pra trabalhar na construção civil no Sudeste? Diga aí, seu Lula... Chega dessa baboseira politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco... O mais capaz sobrevive (e sua prole), o resto perece. É a lei da evolução. Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior. Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no Serra. Quero minha felicidade de volta, quero meu país de volta! Esse país é nosso, não dessa plebe! Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido! E se a Dilma ganhar, essa guerrilheira filha da puta (o Gabeira é que é bom, porque tá com a gente, o Serra até quer ele pra vice) vamos caluniar e botar bandido pra falar deles até derrubar esse governo. Como disse o Roberto Jefferson (esse é que é bom!), “Se a Dilma ganhar, VAMOS BOTAR FOGO NESTE PAÍS!” E VIVA A TRADIÇÃO, FAMÍLIA E PROPRIEDADE!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mostra Teatral ARTE ADOIDADO

O Centro de Teatro do Oprimido, o Ministério da Saúde, a Embaixada do Canadá e a Caixa Cultural Convidam para o

Coquetel de Abertura da Mostra Teatral ARTE ADOIDADO

Dia 11 de outubro, de 17h às 22h, na Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues

CONFIRME SUA PRESENÇA RESPONDENDO A ESTE E-MAIL, INFORMANDO SE IRÁ ACOMPANHADO

Os detalhes da programação do evento, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro, estão no site www.cto.org.br

Mostra ARTE ADOIDADO acontece na CAIXA Cultural RJ

A Mostra Teatral ARTE ADOIDADO, um evento realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido, em parceria com o Ministério da Saúde e a Embaixada do Canadá, acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro, na Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues. No programa: apresentações de peças teatrais de grupos do Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe; shows musicais; exposição A Estética do Oprimido; vídeos; exibição do documentário O Teatro do Oprimido na Saúde Mental; mesas de debates com profissionais das artes cênicas e da área de saúde; e algumas surprezas que serão reveladas na hora que vão acontecer. Ao término de cada apresentação teatral, alguns dos espectadores presentes poderão subir ao palco, trocar de lugar com o protagonista, escolher uma cena e, atuando com o elenco, mudar o final da peça. A Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues fica na Avenida República do Chile 230, Centro – Rio de Janeiro, próximo ao Metrô Carioca. Classificação livre. Ingressos gratuitos.

PROGRAMAÇÃO

DIA 11 – SEGUNDA-FEIRA

17:00 – Abertura da Exposição A Estética do Oprimido

18:30 – Lançamento do Documentário “O Teatro do Oprimido na Saúde Mental”. Ano de Produção: 2010

19:00 – Debate “O Teatro do Oprimido na Saúde Mental – como a arte auxilia no tratamento da loucura”. Debatedores: Geo Britto, sociólogo e coordenador do Projeto; Pedro Gabriel Delgado, Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde; Eliana Guimarães, usuária e integrante do Grupo Pirei na Cenna, do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Niterói, RJ; Bernadete, familiar do Grupo Cuidando do Cuidador, de Itabaianinha, Sergipe.

20:00 – Show Musical de Hamilton Assunção, vocalista do Grupo Harmonia Enlouquece, conjunto musical composto por usuários e profissionais do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro – CPRJ

20:20 – Espetáculo “MALUCO NÃO!”, com o Grupo Capazes, Iguais e Idealistas, de Macaé-RJ. SINOPSE: A peça conta a história real de uma mãe, portadora de distúrbio mental, reprimida pelo irmão que acha que ela é incapaz de cuidar do próprio filho. Quando a comunidade percebe a forma como o irmão a trata, eles passam a tratá-la como louca.

21:00 – Encerramento com Show Musical

21:30 – Coquetel

DIA 12 – TERÇA-FEIRA

14:00 – Exposição A Estética do Oprimido

15:00 – Exibição do Documentário “O Teatro do Oprimido nas Escolas”. Ano de Produção: 2006

15:30 – Debate “O Doente Pode Ficar Artista”. Debatedores: Cecília Boal, psicanalista; Lula Wanderley, artista plástico; Noale Toja, coordenadora da TV Pinel.

16:30 – Vídeo da TV Pinel: Exibição de uma das produções da TV Pinel.

17:00 – Esquete musical “CAPSitando”, com o Grupo Pirei na Cenna, formado por pacientes, e familiares, do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Niterói, junto ao Grupo Liberarte, composto por internos do Manicômio Judiciário Heitor Carrilho.

17:30 – Espetáculo “Princesinha do Papai”, com o Grupo Primavera, de Guarulhos, SP. SINOPSE: A peça conta a história real de uma adolescente que não consegue dialogar com a família sobre sexualidade e acaba engravidando.

18:30 – Show musical com Roni Valk e banda

19:00 – Espetáculo “A Família de Todos os Santos”, com o Grupo Cuidando do Cuidador, de Itabaianinha, Sergipe. SINOPSE: Abandonada pela família, por ser deficiente mental, Gerusa é assediada pela irmã interessada em receber seu benefício do INSS.

20:30 – Show Musical

DIA 13 – QUARTA-FEIRA

17:00 – Exposição A Estética do Oprimido

18:00 – Exibição do Documentário “O Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto”. Ano de Produção: 2009

18:30 – Espetáculo “Marias Brasilianas”, pelo Instituto Tear

19:00 – Espetáculo “O incômodo”, com pacientes do Naps 5 (Núcleo de Atenção Psicossocial), de Santos, SP. SINOPES: Durante um almoço algumas pessoas começam a fumar enquanto outros ainda comem e o grupo começa a discutir sobre quem está certo e quem está errado.

20:00 – Show Musical “O Som das Comunidades”, com Ponto de Cultura que trabalha com o resgate da cultura popular, em especial, o samba de raiz.

20:20 – Espetáculo “Fora Preconceito”, com o Grupo Dilemas da Vida, de Aracaju, Sergipe. SINOPSE: Amélia quer ser pintora, mas o professor da Escola de Artes a impede seguir o seu sonho porque descobre que ela é “maluca”.

21:40 – Show Musical do Bloco carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, composto por pacientes, profissionais, familiares e amigos da saúde mental que se originou no Hospital Psiquiátrico Philipe Pinel. O Grupo realizará um cortejo saindo da Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues, até a sede do Centro de Teatro do Oprimido, na Lapa, onde acontece uma Festa.

22:00 – Festa ARTE ADOIDADO, na sede do Centro de Teatro do Oprimido, Av. Mem de Sá 31, Lapa. ENTRADA FRANCA.

INFORMAÇÕES

Telefones: (21) 2232-5826 e 2215-0503

E-mail: contato@ctorio.org.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Feijoada Carioca volta a campo para animar o domingo 19

Pode anotar na agenda: no próximo dia 19 (domingo), a partir das 13h, na Quadra do GRES Arranco do Engenho de Dentro, tem mais uma edição da Feijoada Carioca. Antes chamado de Feijoada da Clementina, o evento, desta vez, desembarcará na Zona Norte com uma super roda de samba com a participação especial de nada menos que Sombrinha. E tem mais! Tem grupo Pura Tentação, Ronni do Carmo, Andréia Caffé, Brasil do Quintal, Vitor Art e Lú Fogaça, semifinalista e revelação do programa Ídolos. Pra fechar a conta, foi preparada ainda uma homenagem ao querido Bira Presidente, do Fundo de Quintal, e ao Cacique de Ramos. E como domingo é dia sagrado para o futebol, um telão exibirá uma partida do Campeonato Brasileiro. Então, não tem desculpa, não! Os que se anteciparem pagarão R$ 20 pelo Kit Feijoada Carioca, com camisa do evento (para os 500 primeiros) e tíquete para saborear o feijão. Já na bilheteria, o kit estará à venda por R$ 25, enquanto a entrada custará R$ 20. Serão aceitos os cartões de crédito e débito das bandeiras Mastercard e Visa. A quadra do Arranco fica na Rua Adolfo Bergamini, nº 196, no Engenho de Dentro. Estacionamento rotativo a 50m do local. Mais informações pelos tels. 7894-4345 (Diego Mendes) e 7839-8770 (Miríades Pereira) ou pelo e-mail setor1@setor1.com. Censura livre. Diego Mendes e Miríades Pereira 7894-4345 7839-8770 Diego Mendes (21) 7894-4345 87*205125

Informativo CBTIJ

OFICINAS DE TEMAS TABUSEstão abertas as inscrições para a Oficina de Temas Tabus no Teatro para Crianças e Jovens. A oficina acontecerá de 05 a 11 de dezembro, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Participarão atores/diretores da América Latina e do Bloco Escandinavo da Assitej Internacional.Maiores informações se encontram em nosso site: www.cbtij.org.br
OFICINAS GRATUITAS DE CLOWN E COMMEDIA DELL'ARTEcom Ana Barroso e Monica BielDia de 30 de setembro de 2010Commedia dell'Arte - 10 às 13 horasIntrodução ao Palh aço - 14 às 17 horasTeatro Nelson RodriguesInformações e inscrições: 8134 9303 e 8776 0828 www.anabarrosoemonicabiel.com.br
CURSO DE PAPAI NOELA Escola de Papai Noel abre inscrições para candidatos ao cargo de BOM VELHINHO. Início: 06 de outubro, aulas às quartas feiras das 14 às 18 horas.Local: Rios Presidente Hotel - Centro - RJ.Inscrições gratu itas: 2220-6138 com Limachem Cherem ou pelo email: tapume@uol.com.br 10ª MOSTRA SESC CBTIJ DE TEATRO PARA CRIANÇASProgramação completa dos espetáculos em nosso site: www.cbtij.org.br
CRIANÇA FELIZ 2010 - CBTIJ EM AÇÃO – NO SOLAR MENINOS DE LUZ Programação completa dos espet� �culos em nosso site: www.cbtij.org.br 13º FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL DO ESPÍRITO SANTO (Cariacica/ES)Período de realização do festival: agosto a outubro de 2011Inscrições: até 30 de janeiro de 2011 http://www.clebiomarques.blogspot.com
BLOGS DOS NOSSOS ASSOCIADOSPara quem se interessa por circo, literatura e teatro, e deseja trocar experiências sobre essas áreas, indicamos os seguintes blogs: http://ciamuitofranca.blogspot.com da Cia. Muito Franca de Teatro http://pulitrica.blogspot.com do Palhaço Xodówww.mhelenakuhner.wordpress.com de Maria Helena Kühnerhttp://augustopessoacontadordehistorias.blogspot.com de Augusto Pessôawww.fotografiadecena.blogspot.com de Eduardo Almeida
PROJETO BOA PRAÇAApresentações gratuitas de circo e teatro de rua na Tijuca Próxima apresentação na Praça Affonso Pena, dia 26/09, domingo às 10h30 As apresentações continuam até 28 de novembro várias apresentações, veja a programação no site: www.boapraca.art.br
CONTADORES DE HISTÓRIAA Casa da Ciência da UFRJ, no final de setembro inaugurará a exposição Sensações do Passado Geológico da Terra. A exposição contará com diversas atividades paralelas, entre elas estão previstas sessões de contação de histórias para crianças e oficinas de contação de história para professores.Portanto, se algum associado / interessado desenvolve alguma atividade de contação de história, ligada ao tema da exposição (ou seja, os mitos que narram a criação e as transformações pelas quais a terra passou ao longo das eras, o passado geológico do planeta e a temporalidade), queira trabalhar em parceria com a Casa da Ciência, entre em contato com André Bordalo pelo telefone (21) 2542-7494 / 9249-1080 ou e-mail: andre@casadaciencia.ufrj.br
INCA FESTEJA DIA DAS CRIANÇAS COM FESTA A FANTASIAEste ano, a Festa do Dia das Crianças para os pacientes infantis do INCA, terá como tema Princesas e Heróis. A idéia é vestir a caráter todas as crianças que participarão do evento, sendo as meninas de princesas e os meninos, de heróis. Ao todo são 250 crianças. Por isso, o INCA voluntário pede que as pessoas doem fantasias infantis, de todos os tamanhos, pois a festa é para crianças desde recém-nascidas até 18 anos incompletos. A festa será no dia 5 de outubro.As doações devem ser entregues nos núcleos do INCA voluntário nas unidades assistenciais ou na Central de Doações, localizada na Rua Washington Luis, 35 - sala 171. Site: http://br.groups.yahoo.com/group/Voluntarios_amigos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ÍRIS - MOSTRA INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL

NewBallsPlease1p.jpg

A Íris é o evento oficial do "Cinema de Animação da Diversidade Sexual" no Brasil, que acontece uma vez ao ano. Esta segunda edição é composta por 60 filmes de animação, de curta e micro metragem, de 24 países diferentes e está dividido em 8 programas. Cinco programas participam da Competição de Curtas: o Programa Boy Boy Boys reúne as animações que falam do universo masculino no primeiro encontro, futebol, sexo e luta livre. Urso, pavão, pingüim e outros bichos estão soltos no Programa Natureza Selvagem, certamente é o mais "animal" de todos os programas de filmes. Surpreenda-se com as emoções reveladas e descobertas dos filmes do Programa Revelação. O Programa Mulheres Super Poderosas tem filmes sobre mulheres que amam mulheres. O Programa Coisas de Diva fecha a competição de curtas com animações com conteúdo transanimado.

Três especiais completam a programação oficial de filmes. O Programa Especial Copia e Cola de Jonesy exibirá os filmes do diretor David Jones (Jonesy), mais conhecido como o artista Xerox, que utiliza a técnica de animação stopmotion com cópias, recortes e colagens de fotografias homoeróticas. No Programa Especial Descoberta estão os curtas premiados do animador brasileiro Alan Nóbrega. E atendendo aos pedidos, incluímos o Programa Especial Melhores de 2009, com as animações que arrasaram na edição passada da Mostra Íris.

Paralelo a programação de filmes, haverá Bate-Papo com o Animador Alan Nóbrega no CCJF - Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro (15 Set, quarta, as 18h) e na Reserva Cultural de Cinema, São Paulo (30 Set, quinta, as 13h), entrada franca (convite anexo), e Palestra de Animação ministrada pela escola de animação Azimut (no CCJF, Rio de Janeiro), inscrições gratuitas no site da Mostra Íris. 15 a 19 de Setembro de 2010, quarta a domingo,

Sessões de 18h às 20h30 (dia 18 e 19/09 - Sessões de 15h30 as 20h30),

no CCJF - Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro (Avenida Rio Branco 241 – Centro, em frente a Cinelândia)

24 a 30 de Setembro de 2010, sexta a quinta,

Sessões as 20h e 21h30 (dia 30/09 - Sessões de 13h as 21h30),

na Reserva Cultural de Cinema, São Paulo (Avenida Paulista, 900. Térreo Baixo) Ingresso: R$15 e R$7,50 (meia) PROGRAMA ESPECIAL DESCOBERTA E BATE PAPO COM O ANIMADOR ALAN NÓBREGA (entrada franca, imprima o convite anexo e apresente na bilheteria - cada convite impresso vale para 2 pessoas). A PALESTRA DE ANIMAÇÃO AZIMUT, inscrição gratuita online: http://www.mostrairis.com.br/PALESTRA.html (no CCJF, Rio de Janeiro) A Íris - Mostra Internacional de Animação da Diversidade Sexual é destinada a todos os simpatizantes do Cinema de Animação.

Programação Completa no www.mostrairis.com.br Vinheta da Mostra Íris http://www.youtube.com/watch?v=m-fRM7Xm43I

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Convidamos para o lançamento livro Rede Rio Criança

Caros Amigos e Parceiros da Rede Rio Criança, Convidamos vocês para o lançamento de nossa publicação! Sua presença é fundamental neste dia tão importante para todos nós. Dia 14/09, às 18:00hs, no Centro de Teatro do Oprimido (Av. Mem de Sá, 31 - Lapa)Convite segue em anexo. Márcia GattoRede Rio CriançaTel: (21) 2240-2318

Festival de Música de Porto Alegre – 13ª Edição

O Festival de Música de Porto Alegre é um festival de músicas inéditas – entendendo-se por inéditas aquelas músicas que não tenham sido editadas, registradas ou comercializadas em CDs e DVDs e/ou veiculadas em emissoras de TV, rádios, comerciais ou similares; ou sidas premiadas em outros festivais – voltados a todos os gêneros e estilos musicais. Mais Informações: (51) 3289-8000 ou www.portoalegre.rs.gov.br/smc

Programa de Bolsa de Estudos para Master of Fine Arts (MFA) nos EUA

Inscrições até 21 de setembro A seleção será regida por este edital e executada pela CAPES e pela Comissão Fulbright, com o apoio de comitê de profissionais da área, altamente especializados. O concurso visa selecionar até três bolsistas para iniciarem os cursos no ano acadêmico dos EUA de 2011. A seleção para bolsistas de que trata este edital consistirá de três fases, constituídas, respectivamente de: verificação da consistência documental; análise do mérito; e entrevista, todas de caráter eliminatório,tendo as duas últimas também o caráter classificatório. O processo seletivo se desenvolverá, a critério da CAPES e da Comissão Fulbright, no Distrito Federal e/ou São Paulo, cabendo aos candidatos o custeio das despesas com acomodação e/ou transporte que se façam necessárias para a participação na seleção. Confira o edital Faça aqui sua inscrição Mais informações: www.fulbright.org.br

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Iberescena lança editais de apoio às artes cênicas

FONDO IBEROAMERICANO DE AYUDA IBERESCENA Quatro editais foram publicados para distribuir os recursos do Iberescena, um fundo intergovernamental de apoio às artes cênicas, formado por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. As inscrições podem ser feitas até 3 de setembro de 2010, nas seguintes categorias: Apoio à co-produção de espetáculos de teatro e dança; Apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência; Apoio a encontros, workshops, seminários e congressos relacionados à gestão e produção das artes cênicas.Acesse aqui para mais informações.

CRESCER E VIVER lança programa para qualificar a formação em artes circenses e performáticas no Rio

CRESCER E VIVER lança programa para qualificar a formação em artes circenses e performáticas no Rio01/09/2010 PROFAC - Programa de Formação do Artista de Circo terá duração de dois anos e as aulas e atividades serão oferecidas gratuitamente. O circo tem palhaços, acrobatas e trapezistas, todos profissionais que levam anos apurando sua técnica com extenuantes e difíceis treinamentos. Mais do que mero entretenimento o circo é uma forma de expressão artística e um modo específico e particular de organização do espetáculo, que exige aprendizado e treinamento. Foi pensando nisso que o CRESCER E VIVER adaptou o seu programa pedagógico para formar novos talentos circenses. Além das projetos e atividades que utiliza o circo como ferramenta pedagógica junto a jovens de 7 a 24 anos, a instituição está lançando o PROFAC - Programa de Formação do Artistas de Circo, com duração de dois anos e gratuito. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro. A iniciativa surgiu pela necessidade de se investir numa formação sólida – que alie técnica e teoria - na formação dos futuros artistas do picadeiro. “Pensamos em fazer algo inovador, baseado em nossa experiência e inspirado nos projetos pedagógicos dos principais centros de formação para as artes do circo no mundo e com um formato que aponte a possibilidade de reconhecimento, no futuro, pelo MEC”, disse o coordenador executivo do CRESCER E VIVER Junior Perim. O curso terá 2.884 horas de aula, dividas em módulos semestrais básico, de capacitação, aprimoramento e qualificação, e abordará uma visão prática e teórica do novo circo como linguagem e forma de organização do espetáculo. Além das técnica circenses os conteúdos prevêem disciplinas de dança contemporânea, interpretação e disciplinas teóricas como história da arte, história do circo, anatomia, fisiologia e outros campos de conhecimento com foco na oferta de uma gama de saberes para que alunos se formem com amplo vocabulário e repertório artístico e cultural. “Acreditamos que o circo tem como tradição a contemporaneidade mas há tempos que a produção circense no Brasil não apresenta inovações da linguagem, por isso vamos buscar com este novo programa formar jovens artistas de circo encorajados para investigar e desenvolver novos parâmetros e paradigmas estéticos a partir da sua relação com o corpo, o espaço e os objetos, desenvolvendo maneiras novas de conceber e apresentar os números e performances. Para isso é necessário ao artista ter criatividade, e ser criativo no circo é antes de tudo dominar conhecimentos e saberes artísticos, históricos, culturais e físicos”, explica Perim. O curso será oferecido para jovens de 15 a 24 anos, que tenham concluído o ensino fundamental. Serão selecionados de 30 a 40 jovens. O CRESCER E VIVER já iniciou diálogos com a Faculdade de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para reconhecer este programa como curso de extensão. Além disso as atividades formativas prevêem práticas cênicas (que poderão garantir ao aluno que concluírem toda a formação o registro profissional como ator, através da comprovação da atuação nas próprias produções e montagens de espetáculos previstas como conteúdo do curso. Com parceria do SEBRAE/RJ e patrocínios do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico e da PETROBRAS, o PROFAC prevê ainda a cooperação pedagógica com os principais centros de gradução e formação para as artes do circo no mundo, seu projeto pedagógico e a possibilidade de acordos de cooperação já estão sendo propostos ao Circus Space (Inglaterra); Flic Scuola di Circo (Itália); Carampa Escuela de Circo (Madri) entre outros. Veja abaixo toda a documentação do PROFAC: Projeto Pedagógico Regulamento do Processo Seletivo Formulário da Inscrição - clique aqui para baixar a documentação completa Estado do Rio ganha incubadoras de empreendimentos da Economia Criativa na Capital e na Baixada. Edital foi lançado no dia 31 de agosto.01/09/2010 Programa de incentivo à inovação da Secretaria de Estado de Cultura oferece oficinas para empreendedores que se inscreverem e selecionará 28 ideias a serem incubadas. A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro lançou no dia 31 de agosto a Chamada Pública para a seleção de empreendimentos do Rio Criativo - Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Serão criadas duas incubadoras que abrigarão empreendimentos com ou sem fins lucrativos. Uma delas terá sede na cidade do Rio de Janeiro e a outra em São João de Meriti, na BaixadaFluminense. Juntas abrigarão 24 empreendimentos no campo da Economia Criativa (16na capital e 8 na Baixada). Haverá também incubação à distância para outras 4 propostas, totalizando 28 empreendimentos atendidos. A iniciativa tem como objetivo estimular a consolidação de empreendimentos criativos no Estado. Entre os serviços oferecidos aos empreendedores selecionados estão consultorias na elaboração de planos de negócios, planejamento estratégico, assessoria jurídica e de imprensa, entre outras. Além disso, os contemplados ganharão um espaço físico nas incubadoras para sediar seus empreendimentos por até 18 meses. Serão realizadas também capacitações em empreendedorismo e inovação para os interessados que se inscreverem pelo site www.riocriativo.rj.gov.br e oferecidas consultorias individuais durante o processo de inscrição até a seleção final de 28 propostas. A Economia Criativa baseia-se em atividades com origem no talento e nas habilidades individuais, que tenham conteúdo criativo e valor econômico. Um ciclo que engloba a criação, produção e distribuição desses produtos e serviços criativos, agregando valor ao ativo intelectual. Podem se inscrever nesta seleção empreendimentos das áreas de audiovisual; artesanato; arquitetura e restauro; artes cênicas; artes plásticas; cultura popular; design; educação; eventos; gastronomia; jogos; moda; mercado editorial; música; publicidade; rádio; TV; software aplicado à economia criativa e turismo. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, executado pelo Instituto Gênesis da PUC-Rio, e que conta com as parcerias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), SEBRAE/RJ, Prefeitura do Rio/RioFilme e Prefeitura de São João de Meriti. As incubadoras Rio Criativo são uma iniciativa convergente com o momento propício do estado e do país, de investimento em instituições nascentes do campo da Economia Criativa com grande potencial de geração de emprego, produtos, serviços e riqueza em nível nacional e internacional. Informações: Incubadoras Rio Criativo e-mail: contato@riocriativo.com riocriativo@gmail.com site: www.riocriativo.rj.gov.br Tel: (21) 3685-3353 9328-2537

MEC certifica trabalhadores com conhecimentos adquiridos

Os trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação, podem se inscrever no Programa Certific, parceria dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas. As inscrições vão até 10 de setembro. Outras informações clique aqui.

4 anos do Espaço Parlapatões com Leo Bassi‏

Oficina com Palhaço Chacovachi‏

CLOWNBARET!!!

Trazem CHACOVACHI

palhaço terceiro-mundista, Argentino

ATENÇÃO: NOVO QUADRO DE HORÁRIO RESTAM POUCAS VAGAS, INSCREVA-SE JÁ!

Workshop dirigido a palhaços ou futuros palhaços que trabalham ou querem trabalhar esquetes de rua ou improvisação. Chacovachi utiliza o método do xadrez para a abordagem da oficina, utilizando metáforas relativas às peças do jogo, com a atuação do palhaço em cena. Ele utiliza-se dos reis, rainhas, bispos, torres, cavalos e peões para revelar o cotidiano do palhaço de rua. O argentino lembra que ao mexer as peças, o jogo se reverte tanto para o próprio palhaço como para o público, fazendo com que nenhum espetáculo seja igual ao outro. Temas a serem abordados 1. História, filosofia e ideologia do palhaço de rua; 2. Estrutura e formatos; 3. Regras básicas da apresentação de rua; 4. Visão periférica, olhos na nuca, trabalho no redondo; 5. Personalidade e energia; 6. Convocação do público; 7. Passagem do chapéu; 8. Profissionalismo; 9. Exercícios de entretenimento e improvisação; 10. Técnica de construção de rotinas na rua.

Inscreva-se já! Dias 13, 14 e 15 de setembro.

Das 09 às 13:30hs nos dias 13 e 14; e das 09 às 11:00hrs no último dia, 15. Totalizando 11 horas de curso Com entrega de certificado

Local: Oficina de Atores Nilton Travesso - Teatro Irene Ravache - Rua Capote Valente, 667, Pinheiros (Metrô Clínicas) - SP - tel: 3088.1258 - site Investimento: R$ 400,00 Máximo 25 alunos Ouvintes investem R$ 200,00 Preencha a ficha de inscrição abaixo e envie para contato@artesdocirco.com.br Não haverá inscrições no dia. FICHA DE INSCRIÇÃO - Oficina com Chacovachi - Artes do Circo/Clownbaret

Nome: Data nasc.: E-mail: Tel: ( ) Celular: ( ) QUAL NOME DO SEU PALHAÇO? TEM ALGUMA EXPERIÊNCIA EM ATUAÇÃO DE RUA? SIM ( ) QUAIS? COMO SOUBE DA OFICINA? Valor do investimento por participante: R$ 400,00 Reserva: Depósito Itaú Agência 8723 cc 10117-9 Após, envie o comprovante para contato@artesdocirco.com.br Rodrigo FV Egea 11 - 6474.9404 - fixo móvel 11 - 4158.3293 - escritório 11 - 9645.8004 - celular vivo

Gabriela Winter 11 - 8615. 7558

Espetáculo com Chacovachi dia 14 às 20:30hrs

Teatro Irene Ravache (mesmo local das aulas)

Ingresso: R$ 50,00

Capacidade 80 lugares, reservas contato@artesdocirco.com.br

www.artesdocirco.com.br - www.clownbaret.com.br

Participe do Encontro de Malabarismo no Picadeiro Artes do Circo, dia 11 de setembro, inscrições abertas: veja mais

Espetáculo de 1 ano do CLOWNBARET!!! Em setembro

sábado, 4 de setembro de 2010

I Encontro da Diversidade - LAPA - RJ

Uma boa dica para quem vai passar o feriadão no Rio é conferir a primeira reunião do MERCASUL sobre a diversidade cultural! Além de debates e palestras, o projeto mostrará, na prática, o potencial da cultura brasileira em apresentações artísticas, feiras de produtos culturais e exposições.
Encontro da Diversidade
O evento, organizado pelo Ministério da Cultura, acontecerá entre os dias 4 e 6 de setembro, com o tema "A Independência da Cultura", e os shows serão abertos ao público.
O Encontro da Diversidade reunirá cerca de 1500 pessoas para celebrar a mistura cultural do País com representantes de diversos segmentos culturais – indígenas, quilombolas, ciganos, comunidades tradicionais de terreiro, LGBT, mestres de folguedos, imigrantes, pessoas com deficiência, trabalhadores urbanos e rurais, jovens e crianças.
Confira as programações do Encontro para sábado, domingo e segunda.
A estrutura para o show, montada em frente dos Arcos, é enorme e é lá que vão acontecer as apresentações dos diversos grupos artísticos se apresentarão durante os três dias de evento. Para abrir o Encontro, um grande cortejo no sábado, a partir das 20hs: 12 bonecos gigantes vindos de Olinda e a Cobra Grande, com 50 metros de comprimento, vão marcar o inicio do Encontro.
Palco montatdo em frente aos Arcos
As Rodas de Convivência, que pretendem discutir temas transversais a todos os segmentos - como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição e memória, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e transmissão dos saberes tradicionais -, vão acontecer na Fundição Progresso.
Além dos shows, o Encontro terá feira de produtos artesanais e exposições de fotografia e grafite. O evento promete parar a noite na Lapa!, que fica ainda melhor de aproveitar devido ao agradável clima da Lapa sem Carros. (Assista o vídeo A Lapa é dos Pedestres)
O Encontro em Números
  • 1500 convidados.
  • 14 segmentos sociais: culturas populares, indígenas e ciganas, LGBT, crianças, idosos, jovens, mulheres, imigrantes, trabalhadores urbanos e rurais, saúde mental, pessoas com deficiência, povos de terreiro.
  • 1000 artistas em três shows na Lapa.
  • Três mil degustações da Queima do Alho – comida feita por representantes da Festa do Peão de Barretos (SP).
  • Palco arena de 346 metros quadrados.
  • Maior estandarte já feito a mão, com 10mx6m bordados.
PROGRAMAÇÃO:
Rodas de Convivência
Joana Medina 31.08.2010
As Rodas de Convivência vão acontecer durante o Encontro da Diversidade , uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Temas das Rodas de Convivência

  • 1. Preconceito e Cultura da Paz
  • 2. Espiritualidade e Diversidade Religiosa
  • 3. Economia da Diversidade Cultural
  • 4. Diversidade Cultural e Saúde
  • 5. Tradição e Memória
  • 6. Diversidade Cultural e Meios de Comunicação
  • 7. Mulheres e Diversidade Cultural
  • 8. Transmissão de Saberes.
  • Programação das Rodas de Convivência

    Domingo, 05.09

    9h30 às 12h30,p> Segmentos: Culturas Populares, Pessoas com Deficiência, LGBT, Trabalhadores (PVP) .

  • 1. Preconceito e Cultura da Paz
  • 2. Espiritualidade e Diversidade Religiosa
  • 3. Economia da Diversidade Cultural
  • 4. Diversidade Cultural e Saúde
  • 5. Tradição e Memória
  • 6. Diversidade Cultural e Meios de Comunicação
  • 7. Mulheres e Diversidade Cultural
  • 8. Transmissão de Saberes
  • .

    14h30 às 18h30:

    Segmentos: Povos Indígenas, Saúde Mental, Povos de Terreiro, Cultura de Infância e MST. (com intervalo às 16h para lanche)

  • 1. Preconceito e Cultura da Paz
  • 2. Espiritualidade e Diversidade Religiosa
  • 3. Economia da Diversidade Cultural
  • 4. Diversidade Cultural e Saúde
  • 5. Tradição e Memória
  • 6. Diversidade Cultural e Meios de Comunicação
  • 7. Mulheres e Diversidade Cultural
  • 8. Transmissão de Saberes.
  • Segunda, 06.09:

    14h30 às 18h30

    Segmentos: Movimento Hip Hop, Pessoas Idosas, Mulheres, Povos Ciganos. (com intervalo às 16h para lanche).

  • 1. Preconceito e Cultura da Paz
  • 2. Espiritualidade e Diversidade Religiosa
  • 3. Economia da Diversidade Cultural
  • 4. Diversidade Cultural e Saúde
  • 5. Tradição e Memória
  • 6. Diversidade Cultural e Meios de Comunicação
  • 7. Mulheres e Diversidade Cultural
  • 8. Transmissão de Saberes.